BASES DA CRIAÇÃO ANIMAL CUNICULTURA
Por: maaferrari • 13/6/2015 • Tese • 3.555 Palavras (15 Páginas) • 547 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
BRUNNA MARTINS MIRANDA
FLAVIA MARQUES ASSAZ
LÍDIA TIEMI RABELO
NATÁLIA BARROSO NEGREIRO
PAMELA LUANE FÉLIX CARNEIRO
THALITA MANTOVANI
VICTÓRIA CARVALHAL NATALE
BASES DA CRIAÇÃO ANIMAL
CUNICULTURA
São Paulo
2015
BRUNNA MARTINS MIRANDA
FLAVIA MARQUES ASSAZ
LÍDIA TIEMI RABELO
NATÁLIA BARROSO NEGREIRO
PAMELA LUANE FÉLIX CARNEIRO
THALITA MANTOVANI
VICTÓRIA CARVALHAL NATALE
BASES DA CRIAÇÃO ANIMAL
CUNICULTURA
São Paulo
2015
RESUMO
A cunicultura tem por fim a criação e exploração racional do coelho, que nos permite tirar maior lucro com o menos dispêndio do capital. Por se tratar de uma criação fácil, econômica e sem grandes problemas em relação ao alojamento, manejo e alimentação dos animais, constituirá sempre uma fonte de renda bastante lucrativa para o criador, não só pelo consumo da carne pela própria família, como também pelo ótimo preço e grande procura do produto no mercado consumidor, além do aproveitamento e venda, não só do esterco, como também da pele e pelo. A partir do exposto, o presente trabalho tem como objetivo montar uma criação de coelhos, onde este tipo de negocio pode ser direcionado para fins domésticos como para alimentação.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO.......................................................................................5
- OBJETIVO.............................................................................................5
- JUSTIFICATIVA....................................................................................5
- CARACTERÍSTICAS DA ESPÉCIE......................................................6
- GENÉTICA.............................................................................................7
- INSTALAÇÕES.....................................................................................8
- Fossas..........................................................................................10
- Equipamentos..............................................................................10
- MANEJO..............................................................................................13
- ALIMENTAÇÃO...................................................................................14
- HIGIENE E PREVENÇÃO...................................................................15
- REPRODUÇÃO E DESMAME............................................................16
- CARACTERÍSTICAS DO MERCADO.................................................17
- REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................17
- INTRODUÇÃO
O consumo da carne de coelho está presente em diversas culturas, fazendo parte também da dieta mediterrânea, considerada uma das mais completas e saudáveis na atualidade (SERRA-MAJEM et al., 2004).
Como se trata de uma carne muito saborosa, é consumida em grande escala por toda a Europa, principalmente na França e na Espanha, que estão entre os maiores produtores de carne de coelho no mundo. Além deles, os Estados Unidos, como maior produtor mundial, são os principais centros consumidores deste tipo de carne. No Brasil, o consumo de carne de coelho é insignificante, devido à pequena produção, com estimativa anual de 240 a 250 toneladas (TAVARES, 2007).
As concentrações de potássio e magnésio no músculo de coelho são maiores que os valores reportados para o músculo bovino, sendo também é uma fonte adicional de outros elementos, como: cloro, cromo, magnésio e zinco (AVELAR, 2008).
- OBJETIVO
Objetivo deste trabalho consiste em montar uma criação de coelhos. Onde este tipo de negocio pode ser direcionado para fins domésticos aos que desejam ter um bichinho de estimação, ou ainda para alimentação, destinado aos que gostam deste tipo de carne animal.
- JUSTIFICATIVA
Mesmo a cunicultura sendo uma atividade pouca desenvolvida no Brasil se comparada aos demais países. Esta atividade proporciona um retorno financeiro rápido ao investidor e possibilita o aproveitamento de diversos produtos oriundos do processo produtivo.
O coelho é um dos bichos mais baratos tanto para ser criado como também vendido, com isso, qualquer uma das alternativas escolhidas, o negocio de criar coelhos se mostra muito rentável e lucrativo.
- CARACTERÍSTICAS DA ESPÉCIE
O coelho é um mamífero quadrúpede, pertence à família Leoporidae, ordem Lagomorpha. São herbívoros, alimentam-se de folhas, caules, raízes e alguns tipos de grãos, seu corpo é coberto por uma pelagem densa e parecida com lã, sua cor varia bastante, depende muito de cada espécie, há coelhos brancos, cinzas, pretos, marrons, etc., as orelhas podem medir até 7 cm, cauda bem curta, patas superiores maiores que as anteriores, comprimento do coelho varia entre 33 e 50 cm, de acordo com cada espécie. Em boas condições de vida, vivem aproximadamente entre 5 e 10 anos. (INFOESCOLA, 2015).
As raças podem ser classificadas quanto ao tamanho ou peso, elas se dividem em raças gigantes, raças médias, raças pequenas e raças anãs.
Raças gigantes pesam no mínimo, 5 quilos, podendo ultrapassar 10 quilos. Estas raças tem por características boa velocidade no crescimento, atingindo o peso para abate mais rapidamente, mas devido este fator não são boas produtoras de peles. E quando comparada com as demais raças, as reprodutoras são ótimas criadeiras, mais tardias e não são muito prolíferas.
Raças médias, seu peso varia entre 3,5 e 5 quilos. É o mais importante de todos os grupos, pois inclui as raças mais precoces, rústicas, resistentes e produtoras, conhecidas como raças indústrias ou econômicas. (INFOESCOLA, 2015).
...