BIOTECNOLOGIA: Sua fundamentação e finalidade
Por: Maressa Chaves • 21/5/2017 • Trabalho acadêmico • 800 Palavras (4 Páginas) • 354 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA – UNIFOR-MG
CURSO DE BIOMEDICINA
ALICE ROCHA
FRANCIMARA GISELLE GOMES TEIXEIRA
GABRIELE RODRIGUES DIAS
MARESSA OLHER CHAVES
BIOTECNOLOGIA:
Sua fundamentação e finalidade
FORMIGA-MG
2017
ALICE ROCHA
FRANCIMARA GISELLE GOMES TEIXEIRA
GABRIELE RODRIGUES DIAS
MARESSA OLHER CHAVES
BIOTECNOLOGIA:
Sua fundamentação e finalidade
Trabalho apresentado como requisito parcial à aprovação
em Bioética e deontologia, Curso de Biomedicina, UNIFOR-MG.
Professor: Daniela Barbosa
FORMIGA
2017
FUNDAMENTAÇÃO E FINALIDADE DA BIOTECNOLOGIA
A biotecnologia pode ser conceituada como uma tecnologia baseada na biologia, especialmente usada na agricultura, mineração, medicina e ciência dos alimentos. Nela é permitida a utilização de agentes biológicos (organismos, moléculas, células, organelas) com a finalidade de resolver problemas e criar produtos de utilidade. Desta forma, toda atividade envolvendo a aplicação de conhecimentos de genética, bioquímica e fisiologia pode ser considerada como técnica biológica.
No nosso dia a dia estão presentes diversas coisas que usamos e que não nos damos conta dos processos envolvidos, que são aplicações diretas da biotecnologia. Iogurtes, queijos, vinhos, dentre outros, são produtos que de maneira simples usam de forma racional os microrganismos, bem como plantas e animais, para produção de materiais como comida, medicamentos e outros produtos de utilidade para o ser humano. Dentre os benefícios que a biotecnologia pode trazer para o ser humano, estão:
- Plantas que poderão ser usadas como vacinas;
- Vegetais que absorvem menos óleo quando estão em processo de fritura;
- Vegetais ricos em nutrientes como vitaminas e proteínas;
- Tratamento de doenças que ocorrem por problemas genéticos;
- Produção de tecidos e órgãos para transplantes, sem o problema de rejeição;
- Utilização de microrganismos geneticamente modificados com mais eficiência em processos de fermentação.
- Utilização de microrganismos geneticamente modificados para a despoluição.
Uma das principais características da biotecnologia moderna é o seu carácter multidisciplinar e sua grande abrangência, contribuindo no desenvolvimento sustentável por:
- Proporcionarem benefícios significativos;
- Serem socio-economicamente e culturamente aceitáveis no atual estágio de desenvolvimento do país, além de serem ambientalmente seguras;
- Serem tecnicamente possíveis no atual estágio de desenvolvimento científico e técnico do país.
A biotecnologia é praticada desde 6000 a. C na fabricação de bebidas alcóolicas a partir da fermentação de cereais por sumérios e babilônicos, na bebida fermentada (vinho) por egípcios e no descobrimento da utilização de fermento para a fabricação de pães. Com o passar dos anos a biotecnologia foi se desenvolvendo com o descobrimento de células por Hooke (1663 d. C), bactérias por Leeuwenhoek (1675 d. C), uso de vacina contra a varíola (1797 d. C), descobrimento de proteínas (1830 d. C), descobrimento da bactéria Escherichia coli que se tornou em uma das principais ferramentas no desenvolvimento e produção para biotecnologia (1855 d. C), descobrimento ddo primeiro vírus causador de câncer por Rous (1911 d. C) e descobrimento da Penicilina (1928 d. C).
...