Bactérias Intracelulares
Por: Feer Diniz • 26/4/2015 • Trabalho acadêmico • 458 Palavras (2 Páginas) • 6.398 Visualizações
Bactérias Intracelulares
Introdução
Em geral, as bactérias intracelulares se caracterizam por produzir com maior frequência infecções persistentes, ou seja crônica, latentes ou lentas, por intervir de maneira importante fatores de imunidade célula e porque nesta situação os microrganismos se encontram protegidos e são mais resistentes aos anticorpos e também aos antimicrobianos.
Características
As características dessas bactérias são:
- Capacidade de sobreviver e multiplicar no interior dos fagócitos
- São pouco tóxicas e as células infectadas sobrevivem
- Incubação longas e doenças persistentes
- São inacessíveis a anticorpos e fagocitose
- Se dividem em facultativas e obrigatórias.
Vias de entrada
As vias de transmissão para essas bactérias são:
- Mordidas de insetos Ritketsia
- Mucosa respiratória M. tuberculosis e Legionella pneumophila
- Mucosa intestinal Salmonella entérica e Listeria monocytogenes
Bactérias Intracelulares Facultativas
Se multiplicam no meio extracelular e produzem a fagocitose, apresentam mecanismos que interferem com os processos de digestão intracelular e podem permanecer viáveis durante muito tempo no interior do fagócito, em especial das células do sistema fagocitário mononuclear ou invadir desde as outras células. Infectam fagócitos mononucleares, mas também outras células, além disso, tem estratégias de sobrevivência intracelular. Nas bactérias intracelulares facultativas o crescimento intracelular é uma estratégia que não só permite escapar de certos mecanismos imunes efetores, sendo que também pode facilitar a disseminação bacteriana pelo interior do organismo. Os exemplos são:
- Mycobacterium tuberculosis
- M. bovis
- M. leprae
- S. entérica serovar typhimurium
- Brucella
- Listeria
- L. pneumophila
- L. monocytogenes
- Francisella tularensis
Bactérias Intracelulares Obrigatórias
Só podem se multiplicar no interior das células que fornecem energia, enzimas e parte dos mecanismos de biossínteses. Não sobrevivem fora das células e preferem os fagócitos não profissionais, como as células endoteliais. Tem moléculas de invasão que facilitam entrar nos fagócitos não profissionais que são mais fáceis de sobreviver. Por exemplo:
- Mycobacterium leprae
- Rickettsiae
- Chlamydia
- C. trachomatis
- C. pneumoniae
Conclusão
Os microrganismos intracelulares, tanto obrigatórios como os facultativos, invadem a ação microbicida dos fagócitos por diferentes mecanismos. Uns inibem a fusão do fagossomos com os lisossomos, pela bactéria intracelular que prolifera e sobrevive nos lisossomos (M. leprae) ou nos fagossomos (M. tuberculosis, Chlamydia); e outros produzem toxinas que causam exocitoses ou ruptura da membrana dos lisossomos ou dos fagossomos; outros produzem enzimas inativantes dos produtos de oxidação dos fagócitos, como as catalases que desdobram o peróxido de hidrogênio produzido pelos fagócitos em água e oxigênio (S. aureus). Dentro do fagócito, os microrganismos se localizam em diferentes lugares: alguns fazem-no fagossomo ou fagolisossomo, como S. aureus e Haemophilus influenzae; outros estão localizados no citosol, tais como Salmonella ou Rickettsia, e algumas são até mesmo capazes de passar pela membrana do fagossomos (Trypanosoma cruzei), embora a maioria dos microrganismos permanecem no lisossomo.
...