Cadeira de rodas (ortotico)
Por: IZAAVITAL • 21/10/2015 • Seminário • 1.204 Palavras (5 Páginas) • 454 Visualizações
Cadeira de rodas (aparelho ortótico) como escolher:
Antes de escolher uma cadeira de rodas, temos que saber a necessidade de seu utilizador e saber as medidas especifica preventivas para encontrar a cadeira ideal.
Para o dia a dia (trabalho) as cadeiras devem se resistentes e de materiais ligeiros, na hora da aquisição destas ver se a necessidade de ter os braços da cadeira alto ou baixo, não esquecer do apoio dos pés, que devem ser removíveis e retrateis. Os encostos são feitos de tela ou couro (já que são mais fáceis para a limpeza e ajudam a fechar a cadeira), já os encostos de matérias mais rígidos ajudam a manter a postura; as rodas rígidos são duráveis mas causa desconforto os pneus são mais confortáveis mas desgastam facilmente além de serem caros.
As cadeiras elétricas facilitam a vida de quem não pode usar a manual, mas tem que ser feito uma manutenção periodicamente, não são raros as travas em planos inclinados, e é comum a falha na carga da bateria sendo assim tem que esperar a chegada de um auxilio.
As medidas mais importantes são:
- A - Folga do acento, 2,5 cm entre as coxas e a lateral da cadeira.
- B - 3 a 5 cm entre o bordo dianteiro do acento e a parte posterior dos joelhos.
- C - Inclinação do encosto-acento de 100º a 110º, se for ajustável, pode-se regular de acordo com diferentes atividades.
- D - Ângulo entre braço e antebraço, 120º com a mão agarrando a parte mais alta dos aros propulsores
- E - Inclinação do acento, 1º a 4º para traz, é importante evitar o deslizamento para a frente, e que não se provoque muita pressão sobre o "sacro".
- F - Altura do encosto, 2,5 cm por baixo das espáduas, o encosto não deve interferir ao mover o braço para traz, em alguns casos são aconselháveis os encostos ajustáveis em altura.
- G - Altura dos descansa braços, 2 cm acima do cotovelo com o braço estendido.
- H - Altura dos descansa pés, 5 cm mínimo, mas recomenda-se de 10 a 12 cm para evitar tropeços, não esquecer evitar também, que os pés se deslizem entre os suportes.
As cadeiras devem resistir ao peso do utilizador e devem ser estáveis pois não podem virar em curvas, desníveis inclinações.
[pic 1][pic 2][pic 3]
Com relação ao dia a dia, os cadeirantes se deparam com uma grande falta de acessibilidade pelas ruas onde moram com o transporte publico muito precário, sendo assim é preciso que haja adaptações pra a melhor locomoção e de vida também. Nas ruas é necessária a mudança nas:
- Fazer rampas e calçadas rebaixadas;
- Instalação de barras de metal na entrada de prédios e edifícios;
- Instalação de rampas de acesso em edifícios residenciais e edificações;
- Calçadas e ruas em perfeito estado sem buracos e danificações.
Já no meio de transporte são necessários:
- Instalação de elevadores para cadeirantes (são poucos os ônibus que possuem);
- Fazer mais transportes voltados para o deficiente;
- Ampliação de veículos especializados em transporte de deficientes nas cidades do interior;
- Profissionais capacitados para o atendimento dessas pessoas.
Pra quem tem um cadeirante em casa, precisa fazer com que ela fique mais acessível e de fácil locomoção para que a pessoa faça sua atividade diária com independência e segurança. A construção acessível não atende só ao cadeirante, mas também a idosos, gestantes (criança de colo ou carrinho de bebe), deficientes visuais, e pessoas com deficiências temporárias (que usam muletas, andador e até mesmo cadeira de roda). Sendo assim, segue algumas dicas para a adaptação de sua casa :
No corredor da casa:
- Ares de circulação livres e desimpedidas exemplo; os corredores.
- Para a circulação de pessoas utilizando cadeira de rodas, em linha reta é de 0,90m;
- Em áreas publicas, o mínimo é de 1,20m, referente a uma cadeira de rodas e mais uma pessoa em pé;
- Para duas cadeiras de rodas o mínimo é de 1,50m;
- Maçaneta alavanca é a mais indicada;
- Para o alcance da maçaneta a distancia entre a porta e a lateral da parede deve ser no mínimo de 60cm;
- Moveis com cantos arredondados, para que não haja batida;
- Os tapetes não devem ser altos, pois podem dificultar o rolamento da cadeira.
No banheiro, para evitar escorregões é necessário que tenha piso antiderrapante, a posição das barras de transferência tem que ser 76 cm em relação ao piso, as barras tem que ter 80 cm de comprimento, manter um banquinho na hora de ajudar a ensaboar (pode também fixa-lo na parede, mas para isso a altura tem que ser de 46 cm) e a porta do box assim como outras coisas da casa devem ter no mínimo de 80 cm de largura para a passagem. Uma pia suspensa favorece o encaixe da cadeira sob ela. O ideal é que esteja a uma altura de 80 cm do piso. Com altura livre abaixo dela de 70 cm; espelhos fixados com a inclinação de 10 graus para a frente fazem com que a pessoa, mesmo sentada, se enxergue por inteiro;o adaptador para o sanitário tem altura de 9 cm, se for construir, consulte a possibilidade de em vez de usar um adaptador, construir um desnível em que o vaso seja instalado mais alto;é necessária a reserva de uma área de transferência, lateral ou frontal ao vaso com 80 cm de largura por 1,10 m de comprimento; barras para apoio e transferência devem ser instaladas em uma lateral e atrás do vaso, nos casos em que só há espaço para a transferência frontal, as barras devem estar em ambos os lados;tamanho ideal para banheiros sem chuveiro é de 1,50 X 1,70 m.
...