Fatores Humanos e Aspectos da Medicina Aerospacial
Por: Tiago Sena • 30/9/2021 • Exam • 1.139 Palavras (5 Páginas) • 153 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Unidade de aprendizagem: Fatores Humanos e Aspectos de Medicina Aeroespacial
Curso: Ciências Aeronáuticas
Professor: Guilherme Webster
Nome do estudante: Tiago Oliveira Sena
Data: 14/08/2017
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1 (2,0 pontos)
Pesquise sobre MEDIF (Medical Information Form) e comente sobre as condições em que ele deve ser preenchido. Qual a sua importância? Quando ele pode ser substituído?
O MEDIF deve ser preenchido sempre que o passageiro estiver com algum problema de saúde, tais como: Sofre de enfermidade ou incapacidade que cause efeitos à sua saúde e bem-estar ou até mesmo aos demais passageiros e tripulação; Passou por uma cirurgia recentemente; Tem uma condição de saúde considerada instável; Representa um risco à segurança ou à pontualidade do voo; Precisa da atenção ou do acompanhamento médico e/ou equipamentos especiais durante o voo.
O Preenchimento do MEDIF é muito importante, pois os médicos da empresa aérea avaliaram suas condições e confirmaram ou não se ela esta apta a voar, alem de garantir o uso de cuidados especiais, caso este necessite, tais como: uso de maca, oxigênio ou outro equipamento médico. E ainda ter garantido o desconto de 80% na passagem, caso este necessite de acompanhante.
Quando as condições de PNAE forem permanentes e todos os documentos que comprovem tal situação forem entregues a Companhia Aérea, o MEDIF poderá ser substituído.
Questão 2 (2,0 pontos)
A correta investigação de um acidente aeronáutico é imprescindível para que possamos evitar a ocorrência de novos resultados inesperados. Sendo assim, sugiro a leitura do anexo 13 da convenção de Chicago (a qual nosso país é signatário) e faça um resumo de até 15 linhas sobre o assunto.
O Anexo 13 da convenção de Chicago é de extrema importância pois nele se trata a investigação de acidentes e incidentes aeronáuticos, o foco principal de toda investigação aérea é sempre a prevenção de novos acidentes e incidentes aeronáuticos. Todos os anexos foram escritos de fácil maneira de leitura para que sempre que seja necessária uma investigação aérea, qualquer país possa usar os princípios base da ICAO para realizar essa investigação de forma precisa, e objetiva visando sempre à prevenção. O anexo 13 trata também sobre os membros que podem participar dessa investigação, que são eles: O país da ocorrência, o da matricula da aeronave, o explorador da aeronave, o do projeto e o fabricante da aeronave.
Questão 3 (3,0 pontos)
Sabe-se que a condição de trabalho na aviação, de uma forma geral, é muito propensa ao estresse e a fadiga. A partir dessa afirmação, leia os seguintes textos:
- O piloto comercial e a jornada de trabalho: o tempo de jornada, o descanso e os acidentes, aspectos relacionados ao fator humano - Uma revisão de literatura.
Disponível em: < http://conexaosipaer.cenipa.gov.br/index.php/sipaer/article/view/3/21 >. Acesso em 25 jul. 2017.
- Lei nº 7.183, de 05 de abril de 1984.
Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7183.htm>. Acesso em 25 jul. 2017.
Após a leitura, enumere e explique, em um texto de no mínimo 15 linhas, os limites legais previstos de jornada de trabalho, limites horas de voo e de pouso e de repouso em situação normal, com cruzamento de fusos horários e trabalho noturno.
A Jornada de trabalho dos tripulantes será de no maximo:
- 11 Horas para tripulação mínima ou simples. (10 Horas se for noturno);
- 14 Horas para tripulação composta;
- 20 Horas para tripulação de revezamento.
Os limites de horas de voo e de pouso serão de no maximo:
- 9 Horas e 30 minutos para tripulação mínima ou simples e 5 pousos;
- 12 Horas para tripulação composta e 6 pousos;
- 15 Horas para tripulação de revezamento e 4 pousos.
E os limites de repouso serão de no mínimo:
- 12 Horas de repouso, para jornadas de ate 12 Horas;
...