O Desenvolvimento Células Tronco
Por: João Pedro Apolinário • 23/3/2017 • Trabalho acadêmico • 267 Palavras (2 Páginas) • 1.024 Visualizações
10 - Faça uma descrição morfofisiológica detalhada de todas as etapas/eventos do desenvolvimento/diferenciação dos linfócitos desde a célula tronco até as células maduras, nos locais de atuação.
O desenvolvimento dos linfócitos B e T envolve uma série de eventos que ocorrem nos órgãos linfoides geradores (centrais). Células-tronco pluripotentes na medula óssea (e fígado fetal), geralmente chamadas de células-tronco hematopoéticas (HSCs), dão origem a todas as linhagens de células sanguíneas, incluindo as células da linhagem linfocitária. Ao amadurecerem as HSCs se tornam progenitores linfoides comuns (CLPS), que podem dar origem a células B, células T, células NK e algumas células dendríticas. O desenvolvimento das células B a partir de progenitores que se comprometeram com essa linhagem continua, em sua maior parte na medula óssea, e antes do nascimento, no fígado. Células-tronco originárias do fígado fetal dão origem, principalmente, a um tipo de célula B chamada de célula B-1, enquanto as HCSs derivadas da medula óssea dão origem à maior parte das células B circulantes (células B foliculares). Os precursores dos linfócitos T deixam o fígado fetal, antes do nascimento, e a medula óssea, posteriormente indo para o timo, onde completam seu desenvolvimento. Em geral, células B e T com menos diversidade são geradas precocemente no desenvolvimento fetal. Apesar da sua localização anatômica diferente, os eventos iniciais do desenvolvimento dos linfócitos B e T são fundamentalmente semelhantes.
A opção pela linhagem B ou T depende de instruções recebidas da superfície celular, seguida da indução de reguladores específicos da transcrição que estimulam o CLP a assumir, especificamente, o desenvolvimento em célula B ou T.
...