O Impacto dos Casamentos Prematuros
Por: moisesquimic • 13/9/2018 • Trabalho acadêmico • 2.872 Palavras (12 Páginas) • 646 Visualizações
Moisés Namburete
O Impacto de Casamentos Prematuros, caso do Distrito da Cidade de Xai-Xai, 2012 a 2018
Tecnico de Estatistica Sanitaria
Instituto Politecnico Indico
Chongoene, Abril de 2018
Moisés Namburete[pic 1]
O Impacto de Casamentos Prematuros, caso do Distrito da Cidade de Xai-Xai, 2012 a 2018
[pic 2]
Tecnico de Estatistica Sanitaria
Instituto Politecnico Indico
Chongoene, Abril de 2018
Índice [pic 3]
Declaracao iii
Dedicatória iv
Agradecimentos v
Resumo vi
Capitulo I: Introdução 7
Delimitação do Tema 8
1.2. Variáveis: 9
1.3. Pergunta de Partida 10
1.4. Objectivos 10
1.5. Problematização 11
1.5. Hipóteses 12
1.6. Justificativa 13
Capitulo II: Metodologias 14
2.1. Populacao 14
2.2. Amostra e Processo de Amostragem 14
Capitulo III: Referencial Teórico 15
3.1. A Situação dos Casamentos Prematuros em Moçambique 15
3.2. Impacto do Casamento Prematuro nas Raparigas e na Sociedade 18
3.3. Esforços do Governo e da Sociedade Civil 19
4. Referencias 21
Declaracao
Declaro que este trabalho é da minha autoria e que nunca foi apresentado em qualquer instituicao paraobtencao de qualquer grau academico.
Dedicatória
Dedico este trabalho ao meu irmão Francisco Inácio Bambo, pelo apoio incondicional que tem me dado.
Agradecimentos
Existem pessoas que sem as quais não teria sido possível conseguir chegar ao fim desta pesquisa. Porque não há espaço suficiente para mencionar todas elas, apraz-me destacar algumas:
Ao meus professores pela incansável paciência e sabias estratégias metódicas para a transmissão de conhecimentos, os meus agradecimentos são extensivos a todo IPI, pela oportunidade de poder realizar o meu sonho.
Por ultimo e não menos importante quero agradecer a minha família (meus irmãos Virgílio Freitas, Aniceto Bambo, Jonas Bambo) amigos e colegas e todos que direto ou indiretamente ajudaram nesta pesquisa.
Resumo
O presente projecto surge na necessidade de compreender a situacao de casamentos prematuros no distrito da cidade de Xai-Xai, dado que esta problematica vem-se tornando problema de interesse social, porem pouco considerado. O estudo que vai envolver comunidades do distrito de Xai-Xai, é de natureza exploratorio onde a amostra sera selecionado com base na amostragem intenccional. Os dados seram recolhidos com base na entrevista (conversa directa com os envolvidos) e um questionario de modo que os resultados encontrados na amostra sejam generalizados.
Palavras-Cheves: rapariga, casamentos prematuros, factores.
Capitulo I: Introdução
O casamento prematuro, é uma das principais causas da desgraça da rapariga no mundo todo, figura nos principais factores das desistências escolares, aliado a gravidezes precoces. Constituiu uma potencial barreira de oportunidades principalmente da rapariga (UNICEF)
A pressão económica exercida sobre os agregados mais pobres e as práticas socioculturais prevalecentes continua a conduzir as famílias a casarem as suas filhas cada vez mais cedo, quando as raparigas ainda não atingiram maturidade suficiente para o casamento e para a gravidez ou para assumirem a responsabilidade para serem esposas e mães (UNICEF).
Moçambique é um dos países em África com elevadas taxas de casamentos prematuros, afectando de uma a duas raparigas em cada 20, principalmente nas regiões rurais, facto que representa uma violação dos direitos Humanos (UNICEF).
Na necessidade de compreender a situação no distrito da cidade de Xai-Xai e por disso propor medidas para a sua meditação, surge a presente pesquisa que vai envolver comunidades principalmente chefes das localidades, encarregados de educação SDSMAS.
O trabalho esta dividido em três capítulos: I capítulo da introdução, II Capitulo de referencial teórico e o III capitulo das metodologias.
Delimitação do Tema
Pretende-se com este tema, analisar a situação no distrito de Xai-Xai, o seu impacto na sociedade do distrito de Xai-Xai, factores da sua prevalência nas comunidades e o envolvimento da comunidade e de diversas organizações governamentais ou não governamentais na luta pela sua mitigação.
O distrito da cidade de Xai-Xai (campo de estudo), está situada no vale do rio Limpopo, sendo banhada por este rio alguns quilómetros a montante da sua foz. Dista 224 km, a nordeste, de Maputo. Dados da Censo Geral da População de 2017 indicam para 53.9% da população do Distrito de Xai-Xai mulheres e 46.1% Homens.
1.2. Variáveis:
As variáveis consideráveis para o estudo estarão distribuídas entre dependentes e independentes.
Variáveis Dependentes: Casos de casamentos Prematuros Registados no distrito.
Variáveis Independentes: Factores da sua prevalência.
1.3. Pergunta de Partida
Qual é o papel da sociedade para o impacto de casamentos prematuros?
1.4. Objectivos
Geral
Analisar a origem de incentivos da prática dos casamentos prematuros no distrito da cidade de Xai-Xai.
Específicos
Identificar casos de casamentos prematuros no distrito de Xai-Xai;
Identificar a vulnerabilidade de casamentos prematuros no distrito de Xai-Xai;
...