TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Patologia

Por:   •  17/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.596 Palavras (7 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 7

Relatório Patologia

QUESTÕES

1) Determine as principais características morfológicas dos nevos melanocíticos cutâneos.

2) Cite cinco fatores prognósticos associados ao melanoma cutâneo.

3) Cite quatro tipos histológicos dos tumores de anexos cutâneos.

4) Determine os achados morfológicos característicos da queratose actínica.

5) Qual é o tumor maligno mais comum da pele?

6) O que significa micose fungoide?

7) Diferencie a psoríase e o líquen plano (no mínimo três características).

8) Cite quatro causas de hipertireoidismo.

9) Quais são as características morfológicas clássicas da tireoidite de Hashimoto?

10) Diferencie a Doença de Graves e o Bócio Coloide Multinodular.

11) Qual é o tumor maligno mais frequente da glândula tireoide?

12) Determine a célula de origem do carcinoma medular da glândula tireoide.

13) Diferencie o hiperparatireoidismo primário e o hiperparatireoidismo secundário (no mínimo três características).

14) Como podem ser classificados os adenomas hipofisários?

15) Cite quatro causas de hipopituitarismo.

16) Determine as características principais do diabetes insípido.

RESPOSTAS

1) Determine as principais características morfológicas dos nevos melanocíticos cutâneos.

Os nevos melanocíticos são lesões dermatológicas comuns que podem ser congênitas ou adquiridas. Em geral são regiões sólidas de coloração variando do castanho ao marrom, uniformemente pigmentadas, pequenas, e podem se apresentar achatadas ou elevadas com bordas arredondadas bem definidas. São constituídos por agrupamentos de melanócitos e lesões no estágio inicial são denominadas como nevos juncionais, os núcleos das células dos nevos possuem contornos uniformes e arredondados e apresentam pouca ou nenhuma atividade mitótica. Quando evoluem para nevos compostos, os nevos juncionais crescem na derme subjacente como ninhos ou cordões de células. Os nervos epidérmicos podem ser perdidos para formação dos nervos intraepidérmicos. Além disto, as células superficiais do nevo são maiores e produzem maior quantidade de melanina e formam ninhos, enquanto as células mais profundas são menores e produzem pouco ou nenhum pigmento, e se apresentam como células únicas e em cordões.  

2) Cite cinco fatores prognósticos associados ao melanoma cutâneo.

O melanoma cutâneo é uma doença que pode se tornar agressiva se não tratada nos seus estágios iniciais, pois podem evoluir de lesões cutâneas localizadas para tumores agressivos que podem sofrer metástases. O prognóstico do melanoma cutâneo maligno, após sua excisão, é avaliado por fatores que determinam a probabilidade de disseminação metastática. São estes fatores a profundidade do tumor, o número de mitoses, evidência de regressão do tumor devido à resposta imune do paciente, a presença e o número de linfócitos infiltrantes de tumor, o sexo do paciente e a localização da lesão.

3) Cite quatro tipos histológicos dos tumores de anexos cutâneos.

Os tumores de anexos cutâneos variam de acordo com seu tipo e o contexto clínico. Os principais tipos histológicos destes tumores são cilindroma, tricoepitelioma, adenoma sebáceo, pilomatrixomas e carcinoma apócrino. O cilindroma são agrupamentos de células que possuem semelhanças àquelas presentes na camada basal de células normais da epiderme ou anexo. Os tricoepiteliomas são caracterizados por proliferação de células basaloides que foram estruturas semelhantes aos folículos pilosos. No adenoma sebáceo ocorre proloferação lobular de sebócitos com aumento do número de células basaloides periféricas e sebócitos mais maduros na porção central, em que o citoplasma se encontra espumoso ou bolhoso pelo conteúdo vesicular lipídico. O carcinoma apócrito é resultado da diferenciação anormal do ducto com secreção semelhante a observada na glândula apócrina normal.

4) Determine os achados morfológicos característicos da queratose actínica.

A ceratose actínica são lesões malignas epidérmicas e geralmente ocorrem na pele lesada pela sol. É caracterizada pela presença de células atípicas nas camadas mais inferiores da epiderme e pode estar associada à hiperplasia de células basais, ou também pode ocorrer atrofia destas células, o que produz adelgaçamento da epiderme. As características destas células alteradas são citoplasma róseo/avermelhado devido a disqueratose, e também apresentam pontes intercelular. Na derme superficial destas lesões há fibras elásticas espessas de cor azul-acinzentadas, que pode ser resultado da produção anormal dos fibroblastos lesados pelo sol. O estrato córneo se encontra espessado e as células neste estrato mantém seus núcleos.

5) Qual é o tumor maligno mais comum da pele?

Carcinoma basocelular / basalioma / de células basais.

6) O que significa micose fungoide?

A micose fungoide é também conhecida como linfoma cutâneo de células T, e se caracteriza por apresentar um espectro de distúrbios linfoproliferativos que acometem a pele. É um linfoma de células T e pode evoluir para um linfoma generalizado. Suas lesões geralmente envolvem áreas do tronco e incluem manchas escamosas, de coloração marrom-avermelhadas.

7) Diferencie a psoríase e o líquen plano (no mínimo três características).

A psoríase é uma dermatose inflamatória crônica que pode estar associada a problemas imunológicos. Se apresenta de forma cíclica, ou seja, seus sintomas aparecerem e desaparecem em determinados períodos e é caracterizada por placa de coloração rósea a salmão, bem delimitada, coberta por escamas pouco aderentes de coloração branco-prateada. Além disso, estas lesões podem ser descamativas. A localização destas lesões é mais comum nas áreas da pele dos cotovelos e joelhos, assim como couro cabeludo e áreas lombossacrais. Morfologicamente se caracteriza por renovação celular aumentada e consequente espessamento epidérmico acentuado. Sua causa é multifatorial, com contribuição genéticas e ambientais.

O líquen planto possui características morfológicas distintas da psoríase, uma vez que é caracterizado por infiltrado denso e contínuo de linfócitos ao longo da junção dermoepidérmica. Estes linfócitos se encontram associados aos queratinócitos basais que apresentam degeneração, necrose e desta forma se assemelham às células maduras do estrato espinhoso. Também apresentam placas e papúlas poligonais, planas, pruriginosas e púrpuras, e quando formam lesões orais, estas podem persistir por vários anos. Esta característica do líquen plano o diferencia da psoríase, uma vez que a psoríase apresenta lesões cíclicas, que aparecem e desaparecem. Sua causa é desconhecida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com