Tarefa de oncologia
Por: luckas30 • 5/6/2015 • Monografia • 704 Palavras (3 Páginas) • 301 Visualizações
NOVAUNESC FACULDADE.
ALUNO: LUCAS BENVINDO LOPES.
CURSANDO: 6º PERIODO DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA NOITE.
PROFESSOR: KLAUS AVELINO.
DISCIPLINA: FUNDAMENTO EM ONCOLOGIA.
ATIVIDADE DISCENTE
TERESINA, JUNHO DE 2015
RESUMO.
Com o passar dos anos o câncer de pulmão se tornou um dos casos (doenças) com maior índice de morte entre homens na américa do norte e Europa, vem se propagando e aumentando com relação a taxa de mortalidade nas áreas entre a Ásia, américa latina e África, tal doença vem sendo analisada desde os anos 20.
Sua mortalidade nos anos entre 1960 e 1980 alcançaram picos extraordinários e preocupantes entre homens e mulheres sendo que o câncer e pulmão foi o mais relatado, tendo o índice de morte maiores que o câncer de mama, próstata, colón e ovários somados juntos.
Com o passar dos anos indicaram que um dos maiores causadores de câncer de pulmão era o tabagismo. Estudos feitos indicaram as características deste tipo de câncer que era.
- Escamoso.
- Adenocarcinoma.
- Carcinoma de células grandes.
- Carcinoma de células pequenas.
Todos tinham prospecção de serem causados por tabagismo.
Em 15 anos foi sendo analisado o grau de morbidade e mortalidade do câncer de pulmão e foi analisado juntamente o grau de malignidade em mulheres, toa analise mostrava que o tabagismo estava em índices altíssimos como maior causador da doença.
Na Inglaterra foram feitos estudos em anos e anos onde tiveram o maior índice de fumantes com câncer de pulmão, os resultados foram equivalentes.
Nos anos 40 a doença tomou grau de proporções absurdos, nos anos 50 estudos foram pulicados para apresentar que o tabagismo era um dos maiores causadores de câncer da época, o mais importante dos estudos levou o nome de DOLL E HILL, que mostrava a análise de quanto tabaco era inalado pelos usuários e quantos usuários eram constatados com câncer de pulmão.
Os estudos feitos sensibilizaram a população dos estados unidos e Inglaterra em curto período com relação ao tabaco e passou amostrar o quanto ele era maligno e trazia risco de ser causador de câncer de pulmão.
Em 1964 um documento parava o mundo e deixavam mais preocupados pois apresentou de forma rígida o que estava acontecendo naquela época com relação as pessoas que faziam uso do tabaco.
A dose do tabaco era analisada através de:
- Número de cigarros fumados.
- Número máximos de cigarros fumados por dia.
- Idade de quando começou a fumar.
- Intensidade.
- Total de anos fumando.
- Número de cigarros fumados a vida toda.
- Níveis de alcatrão e nicotina.
- Número de tragos.
- Extensão do cigarro queimado.
Pessoas que começaram a fumar na adolescência são mais propícios a desenvolver câncer de pulmão, o risco cresce por causa principal de alcatrão e nicotina.
...