Tema: Relação do Acidente Vascular Cerebral em Crianças e Adolescentes Falcêmicas Homozigóticas
Por: Jéssica Gualberto • 4/11/2018 • Projeto de pesquisa • 1.819 Palavras (8 Páginas) • 262 Visualizações
Tema: Relação do Acidente Vascular Cerebral em crianças e adolescentes falcêmicas homozigóticas
Delimitação: Análise da relação do Acidente Vascular Cerebral em crianças e adolescentes até 18 anos portadoras de anemia falciforme homozigóticas no 2º semestre de 2018 no hemocentro de Palmas.
Pergunta de pesquisa: Qual a relação de crianças e adolescentes portadoras de anemia falciforme homozigóticas que evoluíram para um quadro de Acidente Vascular Cerebral?
Objetivo Geral: Analisar a relação de crianças e adolescentes portadoras de anemia falciforme homozigóticas que evoluíram para um quadro de AVC.
Objetivos específicos:
1. Estudar as evidências científicas sobre a anemia falciforme.
2. Estudar as evidências científicas sobre o Acidente Vascular Cerebral.
3. Compreender a não ocorrência desse caso em pessoas maiores de 20 anos.
4. Elencar os possíveis tratamentos para diminuir os riscos de ocorrência de um AVC nesses pacientes, e se esse caso ocorrer quais são os tratamentos que amenizam o quadro.
Metodologia
A interferência dos pesquisadores no projeto será dada de forma Observacional, visto que, não visa nenhuma intervenção sobre o objeto de estudo.
'' A observação direta do comportamento do organismo é um método por excelência. Antes de tentarmos modificar um comportamento, precisamos conhecer que comportamento é este a ser modificado. A observação nos ajuda a obter informações pormenorizadas sobre o repertório de comportamento do organismo estudado '' (HUTT E HUTT, 1970/1974)
O delineamento exploratório foi adotato, pois tem como objetivo o levantamento de informações para familiarização do tema a ser estudado considernado - o em diversos aspectos para estimular a compreenção sobre o fenômeno. Dessa forma, criando-se hipóteses que sejam possíveis de se desenvolver em estudos futuros, pois, muits vezes o pesquisador não detém o conhecimento necessário para a elaboração de uma hipótese.
Nesse caso, é necessário “desencadear um processo de investigação que identifique a natureza do fenômeno e aponte as características essenciais das variáveis que se quer estudar” (KOCHE, 1997, p. 126)
Os pesquisadores utilizarão dois tipos de pesquisa:
Estudo de caso: Consiste em um estudo que é feito de forma geral conhendo-se todos os campos envolvidos nesse tema, porém, de uma forma aprondada e detalhada.
Um estudo de caso pode ser caracterizado como um estudo de uma entidade bem definida como um programa, uma instituição, um sistema educativo, uma pessoa, ou uma unidade social. Visa conhecer em profundidade o como e o porquê de uma determinada situação que se supõe ser única em muitos aspectos, procurando descobrir o que há nela de mais essencial e característico. O pesquisador não pretende intervir sobre o objeto a ser estudado, mas revelá-lo tal como ele o percebe. (FONSECA, 2002, p. 33).
Estudo documental: A pesquisa é elaborada por meio de materias que não foram analisados cientificamente, como por exemplo, arquivos públicos, prontuários, relatórios, ou seja, levando em conta um quadro mais amplo para materias para estudo. Difere-se da bibliográfica, pois esta refere-se a materias já reconhecidos cientificamente, portanto, já estudados.
A análise documental favorece a observação do processo de maturação ou de evolução de indivíduos, grupos, conceitos, conhecimentos, comportamentos, mentalidades, práticas, entre outros. (CELLARD, 2008).
A natureza dos dados será de uma pesquisa qualitativa, pois, visa compreender os fatos ao invés de quantificá-los. Busca entender ações individuais e sociais por meio da análise das informações obtidas.
Denzin e Lincoln (2000) relatam que uma pesquisa qualitativa possui "uma abordagem interpretativa e naturalista de seu objeto de estudo. Isso significa que pesquisadores qualitativos estudam coisas em seu cenário natural, buscando compreender e interpretar o fenômeno em termos de quais os significados que as pessoas atribuem a ele".
População e Critérios pra inclusão e exclusão
A pesquisa será realizada com base em crianças e adolescentes com até 18 anos de idade que são portadoras da doença anemia falciforme homozigótica e frequentam o hemocentro da cidade de Palmas, capital do Tocantins. Dentre esses pacientes falcêmicos seram incluídos os que possuíram um Acidente Vascular Cerebral devido essa patologia ou que dispõem de uma elevada probabilidade de desenvolver o mesmo.
Estão exclusos da pesquisa adolescentes falcêmicos maiores de 18 anos ou que não tem anemia falciforme homozigótica.
Justificativa
O Acidênte Vascular Cerebral é uma das principais causas de morte no Brasil. Na infância o AVC ocorre pela anemia falciforme, que é uma doença hematológica e genética que causa mudança no formato das hemácias (células do sangue) e aquirindo um formato de foice. Assim, causa alterações na circulação sanguínea e na oxigenação dos tecidos do corpo, e com isso, aumenta a probabilidade da ocorrência de um AVC, a evolução clínica mais grave nessa patologia.
obs: 1 objetivo específico
Esplanar como é feito o diagnóstico desses pacientes?
Referências
ANGULO, Ivan L.. Acidente vascular cerebral e outras complicações do sistema nervoso central nas doenças falciformes. Rev. Bras. Hematol. Hemoter. Vol. 29. n.3, 2007 p. 262 - 267
SIMÕES, Ana Sofia; GARCIA, Pedro; Fernandes, Isabel; VENTURA, Lurdes; SILVA, Rita; BARATA, Deolinda. Anemia de células falciformes e acidente vascular cerebral, Acta Med Port. 2011; 24: 637 - 640
HOPPE C. Defining stroke risk in children with sickle cell anaemia. Br J Haematol. 2005;128(6):751-766.
WONG W-Y, POWARS DR. Overt and incomplete (silent) cerebral infarction in sickle cell anemia: Diagnosis and management.Hematol Oncol Clin N Am. 2005;19:839-55
CARIDADE, Sofia; MACHADO, Álvaro e FERREIRA, Carla. Acidente Vascular Cerebral em Doente com Anemia de Células Falciformes.Arq Med. 2007, vol.21, n.5-6, pp.155-157.
MEKITARIAN FILHO, Eduardo; CARVALHO, Werther Brunow de. Acidentes vasculares encefálicos em pediatria. J. Pediatr. Rio J.2009, vol.85, n.6, pp.469-479.
Procedimentos metodológicos
O desenvolvimento do projeto se dará no Hemocentro de Palmas (HEMOTO), um ponto de coleta anexado ao Hospital Geral de Palmas (HGP) na quadra 201 sul. Neste local, sua ação principal é a tranfusão sanguínea e de seus componentes, ficando responsável também pelo tratamento de pacientes portadores de doenças hematológicas.
...