A IMPORTÂNCIA DO ZINCO E ENXOFRE NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL
Por: Maria Lucia • 2/6/2020 • Resenha • 775 Palavras (4 Páginas) • 265 Visualizações
Enxofre
O enxofre é um macromineral que pode ser encontrado no organismo animal na forma inorgânica ou na forma de composto orgânico. Na forma de composto orgânico ele é muito importante na sítese de proteína, pois os aminoácidos essenciais cisteína e metionina contêm o enxofre em sua composição. O enxofro também faz parte da composição de vitaminas como a biotina, tiamina e dos polissacarídeos sulfurados, incluindo a condroitina: tiamina e biotina e em hormônios. Também pode ser em contrado nos compostos como condroitina. Taurina e heparina.
A condroitina é um importante componente das cartilagens, ossos, tendões e paredes dos vasos sanguíneos. O colágeno, que está associado com condroitina, também é influenciado pelo enxofre, pois dietas carentes em sultafatos afetam a atividade formadora de colágeno, dos fibroblastos, no tecido conectivo.
As formas orgânicas de enxofre são melhor utilizadas do que as formas inorgânicas, mas ambas são importantes pois contribuem para o estoque de sulfato do organismo.
Estudos recentes mostram que o enxofre mineral pode ser utilizado pelos mamíferos e pelas aves, em graus variáveis conforme a espécie animal, bem como apresenta efeito promotor de crescimento. O efeito promotor de crescimento do sulfato indica que o organismo não pode obter sulfatos dos aminoácidos sulfurados com a velocidade necessária para um máximo rendimento
O enxofre inorgânico na dieta dos ruminantes, administrado por via oral, pode ser utilizado pelos ruminantes para a síntese de metionina e cistina. A incorporação de enxofre nas proteínas, pelos ruminantes, foi demostrada através do elemento marcado, onde o S35 foi transferido para aminoácidos do leite, lã, sangue e tecidos.
É evidente que estes fatos ressaltam a importância dos fenômenos microbianos do trato digestivo na utilização do enxofre inorgânico.
A suplementação de enxofre para ruminantes é principalmente importante quando a dieta contém ureia. Neste caso, a relação indicada é uma parte de Enxofre para cada quinze partes de Nitrogênio.
Em vacas leiterias tem se demonstrado que o enxofre inorgânico é mais eficiente do que as formas orgânicas, ou do que a combinação de ambas. A deficiência de Enxofre conduz, nos ruminantes, à perda de apetite e constitui problemas nas propriedades onde se utilizam grandes quantidades de silagem de milho. Para as vacas leiteiras de alta produção a necessidade está em torno de 0,17% a 0,18% da matéria seca da ração.
Zinco
A proporção de zinco no organismo animal varia de acordo com as espécies consideradas, podendo o seu teor ser estabelecido, com médio, de 25 a 30 ppm para as diferentes espécies. É distribuído no fígado, pâncreas, rins, íris, coroide do olho, fâneros, medula óssea em nos animais jovens, também no baço. O zinco encontra-se localizado principalmente no núcleo celular, sendo a pele, as gênodas e ilhotas de Langerhans especialmente ricas neste elemento. O zinco tem papel fundamental no metabolismo do ácido nucléico e de proteínas, em conseqüência, nos processos fundamentais de multiplicação celular. É um elemento estrutural ou ativador de uma série de enzimas. Ele é necessário para a adequada formação e funcionamento do sistema imunológico na primeira fase de vida do animal.
...