A Intolerancia a Lactose
Por: GlendaMaciel • 25/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.888 Palavras (8 Páginas) • 1.763 Visualizações
RESUMO
A intolerância à lactose é uma inabilidade para digerir completamente a lactose, o açúcar predominante do leite. A lactose é um dissacarídeo e sua absorção requer hidrólise prévia no intestino delgado por uma galactosidase da borda em escova, comumente chamada lactase. A deficiência de lactase conduz à má- digestão da lactose e à consequente intolerância. A lactose não digerida, conforme passa pelo cólon, é fermentada por bactérias colônicas, havendo produção de ácidos orgânicos de cadeia curta e gases. Isto resulta em cólicas, flatulência, dor e diarreia.
Os intolerantes à lactose têm que restringir o alimento causador da doença, não podendo ingerir leite de vaca ou seus derivados, sendo necessária uma dieta isenta de lactose. Para tal as pessoas que convivem com a patologia precisam ficar atentas aos rótulos dos produtos comprados. É preciso, também, fazer o acompanhamento de peso e estatura mensal, para observar se o seu desenvolvimento está normal.
Sumário 1 INTRODUÇÃO --------------------------------------------------------------------------------------- 5 2 OBJETIVOS ------------------------------------------------------------------------------------------ 6 2.1 Objetivo Geral ---------------------------------------------------------------------------------------- 6 2.2 Objetivos Específicos ------------------------------------------------------------------------------ 6 3 REVISÃO DE LEITURA -------------------------------------------------------------------------- 7 3.1 A doença ou problema relacionado ao composto químico---------------------------- 7 3.2 O composto químico relacionado -------------------------------------------------------------- 7 3.3 Sintomatologia da doença------------------------------------------------------------------------ 9 3.4 Análises clínicas --------------------------------------------------------------------------------------10 3.5 Quantificação do composto ---------------------------------------------------------------------11 3.6 Papel do nutricionista -----------------------------------------------------------------------------12 3.6.1 Profissionais que atuam neste tratamento-------------------------------------------------12 3.7 Alimentos ricos em lactose----------------------------------------------------------------------13 3.7.1 Sugestões de dietas-------------------------------------------------------------------------------14 4 RECEITAS SEM LACTOSE -------------------------------------------------------------------16 5 CONCLUSÃO ---------------------------------------------------------------------------------------18 6 REFERÊNCIAS-------------------------------------------------------------------------------------19
LISTA DE TABELAS
Tabela: Cartilha Nutricional do Neocate
Alimentos ricos em Lactose
Tabela: Dieta para intolerância à Lactose
http://www.tuasaude.com/dieta-para-intolerancia-a-lactose
LISTA DE IMAGENS
Fórmula química estrutural Galactose.
Fórmula química estrutural Glicose.
Fórmula química estrutural Lactose.
1 INTRODUÇÃO
Preliminarmente vamos abordar um assunto que diz respeito a intolerância a lactose, um assunto de extrema importância mas que tem sido pouco abordado, em meio a tantas outras intolerâncias e doenças que surge em meio a população. É um fato importantíssimo e que merece toda atenção da população, pois a intolerância a lactose pode acarretar várias complicações para quem possui a doença, levando assim o alérgico a ter uma vida desconfortante e desagradável na hora de se alimentar, pois o leite é uma das bebidas mais ingeridas pela população brasileira e outras, porem para quem possui a intolerância pode ser fatal, caso não se tenha os devidos cuidados no tratamento.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
O nosso objetivo é falar sobre a intolerância a lactose que é um transtorno no metabolismo da lactose, o açúcar do leite, devido a quantidade insuficiente da enzima necessária para romper a lactose em galactose e glicose: a lactase. Não deve ser confundida com a alergia a laticínios.
2.2 Objetivos Específicos
- Sintomas da doença;
- Analises clinicas;
- O composto químico relacionado;
- Alimentos fonte de tal composto;
- O papel do nutricionista;
- Profissionais que atuam com o nutricionista;
- Sugestão de dietas
3 REVISÃO DE LEITURA
3.1 A doença ou problema relacionado ao composto químico
Intolerância à lactose é o nome que se dá à incapacidade parcial ou completa de digerir o açúcar existente no leite e seus derivados. Ela ocorre quando o organismo não produz ou produz em quantidade insuficiente a enzima digestiva chamada de lactase, que tem como função quebrar e decompor a lactose, ou seja o açúcar do leite.
3.2 O composto químico relacionado
Lactose é um dissacarídeo presente no leite e seus derivados que são formados por dois carboidratos menores chamados de glicose e galactose, ambos devem ser adequadamente digeridos para que possam ser absorvidos. Galactose- é um açúcar monossacarídeo, seu papel biológico é energético e é encontrado como componente do dissacarídeo lactose que existe no leite. A galactose não é tão doce como a glicose.
Fórmula química estrutural Galactose.
Glicose- a glicose é um monossacarídeo o carboidrato mais importante. As células a recebem como fonte de energia, a glicose é um cristal de sabor adocicado.
Fórmula química estrutural Glicose.
Fórmula química estrutural lactose
A dose letal desta substancia não foi encontrada, portadoras de insuficiência enzimática apenas sofrem
...