A Obesidade Infantil: Um problema crescente em todo o mundo
Por: toguroforte • 15/4/2018 • Trabalho acadêmico • 1.271 Palavras (6 Páginas) • 361 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
LEANDRO DA SILVA MOREIRA
RA 1164861
Obesidade Infantil: um problema crescente em todo o mundo.
EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO
NUTRICÃO E DIETÉTICA
PROFESSOR (a): ERIKA DA SILVA BRONZI
TAGUATINGA-DF
2017
Obesidade Infantil: um problema crescente em todo o mundo.
A obesidade infantil tornou-se um problema sério que afeta a qualidade de vida das crianças que desenvolveram doenças como: diabetes, problemas cardíacos, compulsões alimentares, depressão, entre outras. O filme expõe uma situação alarmante envolvendo as causas e consequências dos descontroles alimentares. Os depoimentos das crianças envolvidas, dos pais, médicos e profissionais de diversas áreas, expõem de forma crítica e chamam a atenção para a péssima influência das propagandas das indústrias alimentares voltadas ao público infantil.
Segundo os especialistas a obesidade é uma das maiores pandemias modernas, relacionadas a outras pandemias como: a diabete tipo II doenças cardiovasculares, hipertensão, doenças renais e pulmonares.
O excesso de peso ocasiona estresse, depressão, câncer, artrite e trombose, colesterol alto, cansaço, dores nas pernas. Problemas na visão e na audição e doenças nos membros inferires podendo sofre amputações, segundo os especialistas.
Notamos em diversas cenas do filme onde as crianças só se alimentam de produtos industrializados como: batata frita salgados e de bebidas como suco artificiais e refrigerantes.
A obesidade se faz presente em todos os lares, do mundo onde essa alimentação artificial e industrializada se encontra. Assim também se originou grandes problemas para as condições de vida e saúde da sociedade. O Palestrante adverte que os nossos filhos irão viver 10 (anos) a menos por causa da alimentação.
No decorrer do filme percebemos a preocupação de diversos profissionais de saúde que busca a solução para a obesidade principalmente nas crianças. E nisso atribui a diversos fatores que contribui para o aumento e o que pode ser feito pra que todos possam ter uma vida saudável.
Alguns dos especialistas atribuem a falta de atividade física, ao s brinquedos cada dia mais voltados para a tecnologia, às crianças que passam mais de 5 (cinco) horas na TV como fatores que aumentam ainda mais a obesidade. Porque a criança consome mais caloria do que a que perde.
O problema se tornou tão sério que as crianças não reconhecem as frutas e legumes, mais não perde o nome e os sabores dos alimentos industrializados que oferecem alto índice de gordura e açúcar.
É visível o aumento do consumo e onde todos procuram achar o causador e vais dando nomes para se encontrar a forma de reduzir a realidade. Diversas propagandas, onde as crianças tem como baba a TV como disse um especialista, mais os diretores de marketing defende: dizendo que é o Governo responsável, pois é ele que fiscaliza que determina a quantidade e a qualidade de proteínas e calorias; porém o Governo atribui à sociedade e diz que não a nada a fazer se os pais se deixam influenciar pelos seus filhos; outro especialista discorda e diz que é covardia culpar os pais, pois muitos deles passam quase semanas fora de casa.
E enquanto se estende a discussão às empresas investem cada vez mais em propagandas e o Governo diz que investe na educação alimentar mais a ANVISA (Agência de Vigilância Alimentar), mostra infográfica sobre obesidade, mais tem o apoio da coca-cola. O Ministério da Saúde que recebe um título do McDonald’s, o qual se torna patrocinador das Olimpíadas. A uma grande contradição.
O que percebemos no filme é que todos buscam o culpado e todos são corresponsáveis pela questão alimentícias.
O Governo que por sua parcela oferece para as escolas merendas todas industrializadas, nas escolas não se nota espaço para educação física na prática e disciplina voltada para educação alimentar e apoiam empresas que produz alimentos industrializados.
...