COMIDA COMO EXPRESSÃO DA CULTURA E MEMÓRIA DO ESTUDO DO ACARAJÉ
Por: Adriana Ressurreição • 24/5/2019 • Trabalho acadêmico • 393 Palavras (2 Páginas) • 269 Visualizações
COMIDA COMO EXPRESSÃO DA CULTURA E MEMÓRIA DO ESTUDO DO ACARAJÉ
Adriana Santos da Ressurreição
Profª: Lucicléia Passos
A cultura de um povo é constituída através de vários aspectos históricos e sociais que juntos originalizam a identidade de cada região. Os hábitos alimentares bem como os ingredientes usados em um determinado meio é uma das maiores maneiras de expressão e memória de um povo.
Sendo assim, o acarajé, alimento expressado pelo candomblé. É um prato típico que trás consigo a história da cultura de um povo especificamente do continente africano. Mais que um mero lanche rápido, o acarajé representa a religiosidade que relaciona seu significado com a história de Xangô com sua esposa Yansã. E apesar de ter sua história ainda pouco conhecida, o acarajé atrai milhares de pessoas por seu sabor e aroma irresistíveis.
Produzido quase exclusivamente pela classe feminina, as mães de santo, esse bolinho de feijão-fradinho é tipicamente frito no azeite de dendê e servido juntamente com o caruru, camarão, vatapá e vinagrete. Esse prato é a verdadeira expressão da memória dos ancestrais africanos que ofereciam como oferenda a seus deuses.
Durante a exportação dos escravos da África para o Brasil, o acarajé, foi trazido através dos costumes regionais, assim como as religiões afrodescendentes. Trazido a décadas, esse alimento tornou-se a identidade de uma outra região, a Bahia. Sua comercialização consiste no uso de um tabuleiro, onde o bolinho é a peça principal e que reúne pessoas do Brasil inteiro por ter sido tombado como patrimônio histórico.
A influência do acarajé na história do Brasil misturou a fé com o alimento e o tornou a mistura mais atrativa da região. Muitas especiarias brasileiras foram trazidas exclusivamente da África, assim como a devoção aos santos, o dendê, a pimenta de cheiro e o coco, esses são exemplos de ingredientes que ao chegarem no Brasil, construíram um grande simbolismo local.
Diante da significativa importância do alimento para expressar a história de uma região, a cultura está associada ao acúmulo de costumes que ao serem enraizadas perduram por séculos. Esta é uma maneira de resgatar a memória de pessoas e acontecimentos tão importantes para a riqueza cultural e religiosa.
Entender a cultura de diferentes povos torna os indivíduos cada vez mais tolerante a costumes diferentes, uma vez que o saber enaltece e amplia a visão das pessoas e nos dá oportunidade de conhecer histórias que muitas vezes são rejeitadas pela massa social.
...