História e Importância do Zimbro
Por: Priscila Carmona • 3/10/2018 • Artigo • 326 Palavras (2 Páginas) • 317 Visualizações
ZIMBRO
ORIGEM
As pimentas do zimbro são o fruto de um arbusto da família das coníferas, o junípero, originário basicamente da Europa Mediterrânea. Esse fruto abriga seu sabor apimentado, amadeirado e levemente resinoso. São usados na culinária; e também na fabricação do gim. O método de extração é feito com destilação no vapor d’agua que possibilita a obtenção de um óleo essencial. Particularmente usada na cozinha nórdica, são um condimento indispensável das marinadas e dos court-bouillons das receitas de caça – javali, tordo, melro e galinhola.
HISTÓRIA
A primeira associação ao zimbro é de ser aromatizante para o gim, bebida de forte teor alcoólico e a cerveja sueca. Desde da antiguidade na Europa dava ótimo resultado como conservante de marinadas, carne de porco, aves e carnes de caça.
O zimbro antes de virar gim era conhecido por metade da população europeia, depois da devastação da peste negra, acreditava-se que o mesmo poderia ser a cura milagrosa. Foi na Holanda que teve sua primeira aparição, por causa dos bloqueios comerciais da Espanha ou da Itália, a aguardente de cereais aromatizado com zimbro começou a ser consumido para fins recreativos. Os ingleses ajudaram muitas vezes os holandeses em suas guerras contra a Espanha, e quando suas tropas estavam estacionadas na Holanda entraram em contato com a bebida, que se tornou o destilado premium daquela época.
Os sobreviventes da peste negra, em uma época caótica, desencadearam o que foi chamado a “loucura do gim”, um período de alcoolismo coletivo que aos poucos foi decaindo. Após esse período a companhia das índias holandesas e a marinha britânica levaram a bordo dos seus navios o destilado de zimbro como medicamento.
Logo essa especiaria virou a mais difundida em todo o hemisfério norte desde os trópicos até bem acima do círculo polar, por causa da sua facilidade em crescer em solos húmidos e secos. Intensamente aromática, tem também lugar nas indústrias de perfumaria algumas vertentes da medicina naturalista, por cauda das suas virtudes bactericidas.
...