Metabolismo iodo
Por: Ludimila08 • 13/9/2015 • Seminário • 358 Palavras (2 Páginas) • 949 Visualizações
Fontes
Fontes primarias: alimentos de origem marinha são excelentes fontes de iodo, sal iodado, leite e ovos são as principais fontes.
Fontes secundarias: carnes e cereais.
Metabolismo
A corrente sanguínea distribui o iodo, sendo a tireoide o seu principal local de concentração. Na tireoide, ê convertido a iodo orgânico pela combinação com a tirosina. Há formação de monoiodotiresina e di iodotirosina e estas, por conjugação, resultam em diiodotironina, triiodotironina (T3 ) e tetraiodotironina ( tiroxina ouT4 ).
. A tireoide libera para o sangue a T3 e T4 a ligadas a proteínas ( tireoglobulinas Em seguida, a tiroxina é metabolizada nas células produzindo como metabolitos, o iodeto que é eliminado, principalmente, através da urina ( além das glândulas salivares, pele, nodulos linfáticos ) e aT3 que é eliminada, principalmente, através das fezes, via fígado e bile (além do rim, páncreas, intestino delgado, adrenal e baço). Se a tireoide estiver saturada, o iodo será eliminado sem ser organificado.
O iodeto captado pela tireoide, passa através da membrana dos tireocitos contra gradiente eletroquímico juntamente com o Na por uma proteína transportadora especifica existente na membrana basolateral – co-transportador sódio-iodeto(NIS,Na+/I- Symporter). A atividade do NIS está relacionada intimamente com a bomba Na/K ATPase, e sua função de transporte é estimulada pelo hormônio adeno-hipofisario tireotrofina(TSH). O iodeto que está dentro do citoplasma do tireocito passa para o espaço coloide, transportado pela Pendrina(PDS). Isso ocorre para que o iodeto possa ser oxidado e organificado, já que a TPO encontra-se na região extra-celular, voltado para o coloide A enzima relacionada a biossíntese hormonal é a peroxidase tireóidea(TPO). A TPO é responsável pela oxidação do iodeto e sua incorporação aos radicais tirosila da molécula de Tg. A geração de peroxido de hidrogênio(H2O2) depende da enzima oxidase tireóidea(ThOx). A Tireoperoxidase(TPO) oxida os íos I-, catalisa a iodação de resíduos de tirosina na proteína tireoglobulina(Tg) , durante essa catalise a formação de radicais livres( a partir do iodeto e da tirosina) esses se ligam formando monoidotirosina(MIT). A MIT, ainda ligada a TPO pode sofre nova oxidação com outro radical de iodeto, produzindo diiodotirosina(DIT). Essas iodotirosinas formadas vão se acoplar a Tg, formando os hormônios tireóideos tetraiodotironina(T4) ou 3,5,3’ triiodotironina.
...