Metabolismo Dos Lipidios
Ensaios: Metabolismo Dos Lipidios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1carolina • 7/11/2013 • 499 Palavras (2 Páginas) • 722 Visualizações
Os TG são mobilizados para produção de energia em diferentes situações fisiológicas, as quais, por meio da ação hormonal (glucagon, adrenalina, hormônio do crescimento e cortisol) promovem estimulação da lipase hormônio-sensível (LHS), presente nos adipócitos, favorecendo a hidrólise dos TG, liberando no sangue os AG livres (AGL).
Os AGL são transportados pela albumina até o músculo esquelético, cardíaco e fígado, onde sofrerão oxidação para produção de energia.
A oxidação dos AG até gás carbônico (CO2) e água (H2O) envolve a etapa da-oxidação para a formação do acetil-CoA, entrada no ciclo de Krebs e cadeia respiratória.
O acetil-CoA também pode ser convertido em corpos cetônicos (acetona, β-hicroxibutirato e acetoacetato), compostos solúveis no sangue e na urina, capazes de serem utilizados pelo organismo (rins, músculo esquelético, cardíaco e cérebro) como fonte de energia, via ciclo de Krebs e cadeia respiratória, em casos de jejum prolongado (após 12 h de jejum).
Sendo a glicose o combustível preferencial do cérebro, na ausência da mesma, este órgão leva de 2 a 3 dias para se adaptar a obter energia dos corpos cetônicos.
Biossíntese de Ácidos Graxos
A síntese de AG é estimulada no fígado, tecido adiposo e glândula mamária, quando há um excesso de acetil-CoA disponível, proveniente da oxidação da glicose e de Aa. Quando há energia excedente (excesso de ATP) nas células, o ciclo de Krebs é inibido, gerando um acúmulo de acetil-CoA, precursor do citrato (primeiro intermediário do ciclo de Krebs), sendo, então transportado para o citosol. A síntese de AG é regulada pela enzima acetil-CoA carboxilase, cujo modulador positivo é o citrato, sendo ainda ativada pela insulina e epinefrina.
O principal AG produzido no organismo humano é o ácido palmítico, cuja síntese ocorre em quatro passos, nos quais vão sendo incorporadas moléculas de carbono, de duas em duas. O complexo enzimático ácido graxo sintetase é composto por sete enzimas, responsáveis pela síntese do ácido palmítico, o qual, por intermédio de outras enzimas pode ser convertido em outros AG, com maior número de átomos de carbono ou de insaturações.
Com relação ao colesterol, este é produzido endogenamente, quando a ingestão é insuficiente ou nula (por exemplo, no caso dos vegetarianos estritos). Sua síntese ocorre principalmente no fígado (cerca de 70% da síntese), e também no intestino, córtex adrenal, ovários, testículos e placenta, a partir do acetil-CoA proveniente da oxidação dos carboidratos, pois a insulina estimula a atividade enzimática da HMG-CoA redutase, responsável pelo controle de principal etapa na síntese deste esterol.
A principal via de excreção do colesterol é pela sua transformação em sais biliares, e secreção no duodeno, para atuar na emulsificação das gorduras da dieta. Parte destes sais biliares é excretada pelas fezes, e parte é reciclada (ciclo êntero-hepático), e quanto maior o teor de fibras solúveis (ex: pectina, goma guar), maior será a proporção excretada.
Este efeito das fibras e do medicamento colestiramina, promove um aumento na
...