TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Acompanhamento Nutricional DM2

Por:   •  22/11/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.587 Palavras (7 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 7

Acompanhamento nutricional de um paciente com Diabetes Mellitus tipo 2: estudo de caso

Nutritional monitoring of a patient with type 2 Diabetes Mellitus: case study

RESUMO

O presente estudo de caso teve como objetivo analisar se o acompanhamento nutricional influenciou o quadro clínico da paciente e seus fatores de risco modificáveis na diabetes mellitus tipo 2. Trata-se de um estudo de caso realizado em uma unidade básica de saúde em Bagé-RS. Participou do estudo uma usuária do sistema único de saúde (SUS), diante do encaminhamento pela enfermeira da equipe do ESF. Ao todo foram realizadas 3 consultas e os dados coletados através de uma ficha de anamnese clínica. A paciente era do sexo feminino, 69 anos, divorciada, aposentada, sua história clínica atual com diagnóstico já estabelecido de diabetes mellitus tipo 2. Dessa forma, foi estipulada as metas nutricionais com o principal objetivo de regulação da carga glicêmica das diferentes refeições e consequente melhora do perfil glicêmico. Foi elaborada e entregue uma dieta por equivalentes a 16 quotas, desenvolvida de acordo com a condição clínica da paciente. Conclui-se que o acompanhamento nutricional pode influenciar significativamente as condições de saúde do paciente com diabetes mellitus tipo 2, promovendo melhora em seu quadro clínico, principalmente na conquista de metas glicêmicas e favorecendo mudanças nos hábitos alimentares e controle de peso que são alguns dos fatores de risco modificáveis para a DM2.

Palavras-chave: acompanhamento nutricional, Diabetes Mellitus tipo 2, fatores de risco modificáveis.

ABSTRACT

The present case study aimed to analyze whether nutritional monitoring influenced the patient's clinical condition and her modifiable risk factors in type 2 diabetes mellitus. This is a case study carried out in a basic health unit in Bagé-RS . A user of the Unified Health System (SUS) participated in the study, following a referral by the ESF team nurse. In total, 3 consultations were carried out and data were collected through a clinical anamnesis form. The patient was female, 69 years old, divorced, retired, her current clinical history with an already established diagnosis of type 2 diabetes mellitus. Therefore, nutritional goals were stipulated with the main objective of regulating the glycemic load of different meals and consequent improvement of the glycemic profile. A diet was prepared and delivered for the equivalent of 16 quotas, developed according to the patient's clinical condition. It is concluded that nutritional monitoring can significantly influence the health conditions of patients with type 2 diabetes mellitus, promoting improvement in their clinical condition, mainly in achieving glycemic goals and favoring changes in eating habits and weight control, which are some of the factors modifiable risk factors for DM2.

Keywords: nutritional monitoring, type 2 Diabetes Mellitus, modifiable risk factors.

1 INTRODUÇÃO

O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sanguíneos. Pode resultar de defeitos de secreção e/ou ação da insulina envolvendo processos patogênicos específicos, por exemplo, destruição das células beta do pâncreas, resistência à ação da insulina, distúrbios da secreção da insulina, entre outros. (BRASIL, 2006)

 A etiologia da DM possui múltiplas causas e características genéticas, imunológicas e ambientais (FLOR e CAMPOS, 2017). A DM pode ser classificada em tipo 1 e 2 e seu diagnóstico diferencial é diretamente relacionado a um bom prognóstico. A tipo 1 tem caráter genético, autoimune e decorre da destruição das células β pancreáticas, provocando deficiência completa na síntese de insulina. Já em relação ao tipo 2 e mais prevalente dos casos com incidência de 90  a  95%  do  total  dos  diagnósticos,  constitui-se  por  origem  multifatorial,  envolvendo hereditariedade e ambiente. Os indivíduos são acometidos geralmente a partir dos 40 anos de idade e seus hábitos de vida são os principais fatores de risco para o desenvolvimento da DM (FALUDI et al, 2017).

Desta forma, o presente estudo teve como objetivo analisar se o acompanhamento nutricional influenciou o quadro clínico da paciente e seus fatores de risco modificáveis na diabetes mellitus tipo 2.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

  • Relatar o caso de um paciente portador de DM2.

  1.  Objetivos específicos
  • Buscar uma adesão ao tratamento da paciente e uma melhor qualidade de vida.
  • Controlar a glicemia, por meio da adesão ao tratamento.

  1. METODOLOGIA

Trata-se de um estudo de caso realizado por estudantes de nutrição do estágio de saúde pública do curso de nutrição de uma universidade particular de Bagé-RS. O estudo ocorreu na unidade básica de saúde São Bernardo, localizada no Bairro São Bernardo, em Bagé-RS, no período de setembro a novembro de 2023.  Participou do estudo uma usuária do sistema único de saúde (SUS) que reside na área 5, diante do encaminhamento pela enfermeira da equipe da ESF.

A paciente tem diagnóstico clínico de diabetes mellitus tipo 2. Ao todo foram realizadas 2 consultas e os dados coletados através de uma ficha de anamnese clínica, em que eram anotadas informações de identificação sociodemográfica e econômica, história clínica, exame físico, estilo de vida, história alimentar e recordatório, antropometria, exames laboratoriais, medicamentos, diagnóstico, objetivos, abordagem comportamental e metas nutricionais. Após análise e avaliação da situação clínica da paciente a conduta nutricional era estabelecida em comum acordo entre as estudantes do estágio.

Em relação as metodologias com enfoque científico, o estudo de caso tem sido um método bastante utilizado nas universidades. Apresenta alta relevância por buscar em profundidade um fenômeno contemporâneo, com estudos que permitem a realização de pesquisas aplicadas à casos com significância, problemas sociais e políticas públicas, objetivando descrever e explicar os eventos ou permitir uma compreensão mais ampla (ANDRADE et al, 2017).

  1. RELATO DE CASO

DADOS PESSOAIS E CLÍNICOS

Identificação

L.H.V., sexo feminino, 69 anos, natural de Bagé, aposentada, divorciada.

Queixa e duração

Diabetes mellitus tipo II há 3 meses. Encaminhado para o atendimento nutricional pela médica Dra. Renata Vitral, em decorrência das complicações clínicas da doença em prol da futura cirurgia ocular.

Antecedentes e informações pessoais

Já realizou uma lipo abdominoplastia, um septo plastia, retirada da vesícula e 3 cesáreas.

Antecedentes familiares

Tios e primos com DM2.

Hábitos de vida

Mora sozinha, faz compras semanalmente. Relata náuseas ao tomar água e intolerância ao leite de vaca. Tem ansiedade. Fumante. Faz caminhadas diariamente.

Medicamentos

Metformina (DM2), Verapamil (Arritmia cardíaca), HCT2 (Diurético), Losartana (Hipertensão), Sinvastatina (Colesterol).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (83 Kb)   docx (197 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com