O Licor de chocolate
Por: zorrois • 14/5/2018 • Trabalho acadêmico • 921 Palavras (4 Páginas) • 405 Visualizações
INTRODUÇÃO
Desde os tempos remotos da humanidade as bebidas alcoólicas ocupam um lugar especial em celebrações de diversos tipos, como festivais, rituais religiosos, reuniões amistosas, chegando ao patamar de medida social(VIERA et all. 2010).
Define-se como bebida portadora de álcool como produto refrescante, aperitivo ou estimulante destinado à ingestão humana no estado líquido, sem finalidade medicamentosa e contendo mais de 0,5% em volume de álcool etílico a 20°C(TEIXEIRA et all. 2007).
De acordo com a legislação brasileira pode-se classificar as bebidas alcoólicas pelo método de obtenção alcoólica, sendo fermentadas ( cerveja e vinho), por mistura( licor amargo e aperitivo, aguardente composta e bebidas mistas), destilados( cachaça, rum, aguardente, uísque e conhaque) e destilo-retificadas(vodca e gim) (BARROS et all. 2008).
O licor é uma bebida alcoólica que se caracteriza com uma grande quantidade de sacarose e álcool, com um aroma adocicado proveniente de frutas, ervas e flores imatura ou desidratadas que também definem o sabor. Os constituintes do licor são basicamente três: álcool, xarope de açúcar e aromatizante e em alguns casos ocorre à adição de corantes (Edmar, 2006)
A possível origem do licor é relacionada a porções caseiras e xaropes de ervas e frutas preparadas por velhas senhoras, seguindo antigas receitas familiares passadas de geração a geração, com o objetivo de curar algumas enfermidades (Edmar 2006).
O maior determinante de qualidade consiste no equilíbrio ideal de teor alcoólico e sacarose, pois a quantia de açúcar é proporcional a de álcool. Tal equilíbrio desempenha uma grande função quanto a aceitação dos consumidores (TEIXEIRA et all 2012).
A característica que difere o licor das demais bebidas alcoólicas é seu gosto adocicado, seguindo este pensamento o flavorizante escolhido deve condizer com esta natureza, desta forma o chocolate se encaixa perfeitamente pois é doce muito popular que agrada os mais variados gostos (Lannes et all 2002).
O chocolate vem ganhando cada vez mais destaque com o passar do tempo, não só devido ao seu sabor , mas também pelos potenciais benefícios a saúde, alguns estudos, sugerem que o alguns chocolates realmente trazem benefícios a saúde. Mas esta informação deve ser interpretada com muito cuidado e atenção (RICHTER et all 2007).
Um grande ponto positivo na do licor se deve ao seu baixo custo de produção e grande tempo de durabilidade, sendo assim um produto que oferece um lucro que deve realmente ser consideravelmente satisfatório (BARROS et all. 2008).
Considerando que o chocolate assim como o licor são muitas vezes lembrados por seu gosto adocicado, o seguinte trabalho tem como objetivo a proposta criar um licor utilizando o chocolate .
METODOLOGIA
Para a produção do licor utilizando o chocolate em Barra, utilizou-se 145gramas de chocolate em barra meio amargo; 450 ml de água filtrada; 450 ml de cachaça; 52,05 gramas de açúcar. Iniciou-se o processo pesando a massa do chocolate e do açúcar através de uma balança analítica, e com uma proveta coletou-se a água e a cachaça, segundo TEIXEIRA (et all 2012) a proporção de fluido não alcoólico e fluido alcoólico deve ser a mesma.
Inicialmente adicionou-se a água no béquer de 1 litro aquecendo-a após esta atingir a temperatura de 50 graus Celsius foi adicionado o chocolate em barra picado em pedaços, aquecendo a mistura ate 100 graus Celsius. Após todo o chocolate derreter foi adicionado o açúcar. Ao final esperou-se a mistura esfriar, logo depois misturando com a cachaça deixando-o em repouso por 15 dias.
Para a produção de licor utilizando o chocolate em pó, manipulou-se 152,37 gramas de chocolate em pó; 52,07 gramas de açúcar; 600 ml de água filtrada e 350ml de cachaça. Primeiro pesou-se a massa do chocolate em pó e do açúcar por meio de uma balança analítica, e com uma proveta coletou-se a água e a cachaça.
...