O Queijo Gorgonzola
Por: Minev3 Gameplays • 20/11/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 1.849 Palavras (8 Páginas) • 231 Visualizações
Gy[pic 1]
Lucas de Jesus.
José bruno
Cozinha fria - queijo gorgonzola
Trabalho desenvolvido durante a Disciplina do Curso de Gastronomia como parte da Avaliação do segundo semestre de 2019.
Orientador: Prof. Douglas Martins de Oliveira
Sumário
1. Introdução............................................................3
2. Historia.................................................................4
3. Lactose.................................................................4
4. Produção..............................................................5
4.1. Processos de fabricação............................5
4.3. Pasteurização............................................7
5. Receita com gorgonzola.....................................8
7. Curiosidades........................................................9
8. Bibliografia...........................................................10
2
Introdução
O queijo gorgonzola é uma variedade dentre os queijos, feito com leite de origem bovina e pasteurizado, mais conhecido como queijo gorgonzola da família do queijo azul, tem origem na Itália próxima a Milão na cidade de Gorgonzola, é um queijo que no processo de maturação são introduzidos fungos que com o passar do tempo podem trazer cores como verde e verde azulado que lhe trazem uma característica única no sabor do queijo, no caso dos queijos azuis são injetados Penicillium (mofo).
3
Historia
O gorgonzola foi criado a partir de um erro, ele vem do século 10 onde um queijeiro da época errou a receita ao usar leite ordenhado do dia anterior com o da manha seguinte, assim as duas coalhadas, com temperaturas diferentes, provocaram bolhas de ar, onde se formaram os fungos, tendo assim o queijo que varia do levemente doce ao picante além do tipo cremoso.
Lactose
A lactose é um carboidrato (açúcar) encontrado no leite. Mais especificamente, trata-se de um dissacarídeo, formado pelos monossacarídeos glicose e galactose. A sua palavra tem origem no latim, onde lac significa leite e ose significa química.
A lactose é um tipo de açúcar produzido exclusivamente nas glândulas mamárias dos mamíferos, constituindo cerca de 7% do leite humano e quase 5% do leite de vaca. Para que a lactose seja digerida e absorvida pelo organismo, ela precisa sofrer a ação da lactase, uma enzima produzida pelos mamíferos que divide a lactose em glicose e galactose.
.
4
Produção:
Transformação do leite em queijo:
Existem varias etapas que estão envolvidas no processo de transformação do leite em queijo mas as principais são, a coagulação, acidificação, dessoramento do grão , enformagem e salga, entre essas etapas o queijeiro pode controlar a composição do queijo que vai influenciar na maturação do mesmo.
Coagulação do leite:
A coagulação através de enzimas envolve a modificação da micela de caseína provocada pela ação de enzimas ou de coagulantes, seguida pela agregação, induzida pelo cálcio dessas micelas alteradas. Após esse processo se forma a coalhada com um aspecto gelatinoso ocupando o mesmo volume do leite agregado ao processo, o coalho coagulante normalmente é adicionado ao leite em uma temperatura de 32-35ºC em quantidade suficiente para que em 30 a 40 minutos ocorra a coagulação. As doses de coagulante utilizadas podem variar entre os fabricantes que podem ser em pó ou liquida, a utilização do coagulante em pó precisar ser feita em água não clorada e adicionado lentamente ao processo de coagulação.
Sinérese:
O gel que é formado através da coalhada é bastante estável, apresentando Sinérese (a saída do soro) quando é cortada ou quebrada. O queijeiro pode facilmente controlar a umidade do da massa do queijo e também o grau de maturação do queijo e a sua estabilidade utilizando o controle da Sinérese . A Sinérese ocorre devida os seguintes fatores:
- Menor espessura do corte;
- PH Baixo;
- Presença de íons cálcio;
- Mexedura da coalhada durante o cozimento;
- Mais proteína e menos gordura.
5
Acidificação:
A acidificação é um processo crucial na produção do queijo. O PH da massa chega próximo a 5 levando um tempo que estimasse 2 a 20 horas, dependendo muito do tipo de queijo a ser fabricado. A Acidificação ocorre com a fermentação da lactose para ácido lático através das bactérias láticas agregadas ao leite através da acidificação direta ou adicionando acido lático em alguns casos.
...