OS ALIMENTOS ANTI-INFLAMATÓRIOS
Por: Renata Massolim • 29/4/2015 • Projeto de pesquisa • 1.253 Palavras (6 Páginas) • 312 Visualizações
Universidade Anhanguera Uniderp
Curso Superior
ALIMENTOS ANTI-INFLAMATÓRIOS
ALIMENTOS FUNCIONAIS
ALIMENTOS PRÓ-INFLAMATÓRIOS
ALIMENTOS TERMOGÊNICOS
CAMPO GRANDE-MS
2015
Universidade Anhanguera Uniderp
Curso Superior
ALIMENTOS ANTI-INFLAMATÓRIOS
ALIMENTOS FUNCIONAIS
ALIMENTOS PRÓ-INFLAMATÓRIOS
ALIMENTOS TERMOGÊNICOS
CAMPO GRANDE-MS
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................5
2.1 Alimentos Anti-inflamatórios.............................................................................5
2.2 Alimentos Funcionais.........................................................................................6
2.3 Alimentos Pró-inflamatórios..............................................................................8
2.4 Alimentos Termogênicos...................................................................................8
4 CONCLUSÃO.........................................................................................................10
5 BIBLIOGRAFIA......................................................................................................11
1 INTRODUÇÃO
A busca por alimentos terapêuticos vem sendo cada vez mais procurado e estão se destacando nas alimentações do nosso dia-a-dia. Dentre eles, encontramos os alimentos anti-inflamatórios, alimentos funcionais, alimentos pró-inflamatórios e os alimentos termogênicos. Além de fazerem parte de uma alimentação saudável eles tem um poder muito grande na prevenção de doenças, mais que ao serem consumidos em grandes quantidades podem causar alguns riscos e danos a saúde.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ALIMENTOS ANTI-INFLAMATÓRIOS
São alimentos que contêm substâncias que produzem efeitos metabólicos e fisiológicos contra fatores oxidantes e inflamatórios gerados por exposição à poluição, corantes, conservantes, agrotóxicos, desordens alimentares, fumo, uso de bebida alcoólica, medicamentos, entre outros. Esse tipo de alimento auxilia na redução de risco ou na prevenção de doenças crônico-degenerativas. Os melhores exemplos são as frutas, os legumes, as verduras e as ervas aromáticas. Dentre eles, podem ser destacados linhaça, alho, uvas e frutas vermelhas, vegetais verde-escuros e açafrão.
Os alimentos anti-inflamatórios são ricos em ômega 3, como sardinha, arenque, salmão, atum, sementes de linhaça e nozes são especialmente importantes porque os ômega 3, além de ajudar a combater doenças inflamatórias, também fortalecem o cérebro e diminuem o colesterol. Apesar dos alimentos anti-inflamatórios não prejudicarem o estômago, eles não eliminam completamente a inflamação e, por isso, não devem substituir os remédios anti-inflamatórios.
Os alimentos anti-inflamatórios têm substâncias como alicina, ácidos graxos ômega 3, vitamina C ou antocianina, que têm propriedades anti-inflamatórias e são, principalmente: O alho macerado, cebola, peixes, como atum, sementes de linhaça, sementes de chia, frutas cítricas e brócolis, frutas vermelhas como romã, melancia, cereja, morango e goiaba.
Os alimentos anti-inflamatórios agem fortalecendo nossas defesas e equilibrando nosso organismo, ou seja, aumentam nossa imunidade. Por isso, tenha muita atenção: nem sempre um alimento é tão inofensivo quanto parece e pode ser “a pedra no sapato” de quem o saboreia diariamente. Tenha, portanto, equilíbrio no consumo dos alimentos anti-inflamatórios e pró-inflamatórios, sempre priorizando aqueles que contribuem para sua saúde e bem-estar.
2.2 ALIMENTOS FUNCIONAIS
O conceito de nutrição está evoluindo, hoje a dieta não deve ser somente como suficiente, mais também deve ser vista como uma nutrição que objetiva a qualidade de vida, a alimentação ganha um enfoque terapêutico e preventivo. Entendendo que alimentação não tem só a função de nutrir, também de fornecer outros benefícios as pessoas, ai temos o conceito de alimentos funcionais, surgiu no Japão na década de 80. A definição para alimento funcional é, todo alimento que além das funções nutricionais básicas, quando consumido na dieta, produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos benéficos a saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão medica. Estes alimentos produzem um efeito específico sobre a saúde devido a presença de certos componentes bioativos que não apresentam riscos para a saúde. Os alimentos funcionais prometem ajudar na cura e na prevenção de doenças. Os alimentos funcionais possuem compostos bioativos que atuam como moduladores dos processos metabólicos, prevenindo assim o surgimento de doenças degenerativas,
...