RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA EM LABORATÓRIO
Por: DRomario • 11/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.096 Palavras (5 Páginas) • 2.860 Visualizações
FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS
FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS
CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
DÁRCIO ROMÁRIO
JOÃO FEITOSA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA EM LABORATÓRIO
PATOS - PB
2015
DÁRCIO ROMÁRIO
JOÃO FEITOSA
RELATÓRIO DE AULA P´RATICA EM LABORATÓRIO
Relatório de aula prática apresentado à disciplina de Interpretação de Exames Laboratoriais do Curso de Nutrição das Faculdades Integradas de Patos, como requisito parcial para obtenção de nota parcial do 3° estágio da referida disciplina.
Professora:
Prof.ª Lidia Pinheiro da Nobrega
PATOS – PB
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.............................................................................................................. | 03 |
2 OBJETIVOS............................................................................................................... | 04 |
3 DESENVOLVIMENTO............................................................................................. | 05 |
4 CONCLUSÃO............................................................................................................ | 07 |
REFERÊNCIAS............................................................................................................ | 08 |
1 INTRODUÇÃO
Os exames laboratoriais são de extrema importância na atividade clínica. A correta avaliação auxilia no reconhecimento das disfunções. Repetir testes duvidosos para um controle de qualidade mais efetivo garante confiabilidade aos resultados.
Os exames laboratoriais são um conjunto de exames e testes encaminhados por um médico responsável e efetuados em laboratórios de análises clínicas. O objetivo é um diagnóstico da doença ou apenas um check-up, que significa controle.
Além de colaborar com o diagnóstico, também desenvolve um papel muito importante na medicina preventiva. Diversas patologias podem ser prevenidas com a realização desses exames. As análises clínicas são executadas por farmacêuticos, biomédicos, bioquímicos e médicos. Esses profissionais são supervisionados e tem seu trabalho validado pelo responsável técnico legal pelo laboratório clínico.
A fiscalização do laboratório fica a cargo da Vigilância Sanitária e dos técnicos de nível superior por seus respectivos conselhos profissionais. A sequência de ações dentro de um laboratório é realizada pela coleta, manipulação e conservação do material, que posteriormente será analisado. A qualidade do serviço laboratorial garante a eficiência do exame e facilita o diagnóstico da doença.
Este trabalho foi realizado no laboratório das Faculdades Integradas de Patos (BIOLAB), onde realizamos uma visita técnica para verificarmos a realização dos exames de sangue, de fezes e de urina, observando todas as fases do processo de cada exame específico.
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
• Verificar e analisar todas as técnicas utilizadas para realização de exames laboratorias.
2.2 OBJETIVO ESPECÍFICOS
• Identificar a quantidade de glicose, triglicerídeos, colesterol total e ácido úrico;
• Observar todo o processo de como é realizado um hemograma;
• Observar todos os métodos utilizados para a relização dos exames de fezes e de urina.
3 DESENVOLVIMENTO
Na visita realizada no laboratório de bioquímica das FIP (BIOLAB), foi observado o processo de como são feitos os exames de glicose, ácido úrico, triglicerídeos e colesterol total, sendo que em cada amostra que colocada nos tubos de ensaio, foram adicionados reagentes, estes reagentes tem que ser refrigerados, e em seguida observar a cor, pois dependendo da cor formada, esse fator indicaria a quantidade de glicose, ácido úrico ou colesterol total existente na amostra. Se mudar a cor, ou seja, se ficar muito escuro, significa que tem muita quantidade dessas substância no sangue. Logo após essa análise eles colocam os tubos de ensaios em banho-maria , em uma temperatura de 37ºC, durante 10 minutos. Depois de retirar as amostras do banho-maria, elas são levadas para a máquina, onde esta suga 400 microlitros por cada amostra, fazendo uma análise e libera o resultado imediatamente.Antes de utilizar a máquina é necessário fazer uma calibragem, para identifcar possívei erros análise, pois se o reagente estiver vencido, ou com alguma bactéria, o resultado será errado, e será necessário fazer tudo de novo.
No laboratório de Hematologia, aonde é feito exame de sangue, foi observado todo o processo, desde quando a amostra chega no laboratório até depois quando é feito a análise na máquina (BIOCLIN: HEMATOCLIN 3.0), ela libera a quantidade de todas as células presentes no sangue descritas em um papel. Quando a amostra do indivíduo chega ao laboratório, ela é identificada com números, este número é escrito na etiqueta do tubo de ensaio, para que logo depois esse sangue seja homogeneizado para ser colocado na máquina. A aparelho absorve 50 microlitros de sangue, e após alguns minutos sai o resultado da amostra, indicando a quantidade de glóbulos brancos, plaquetas e hemácias existentes no sangue. Depois desse procedimento é colocado uma gota de sangue na lâmina, para que esta seja levada ao microscópico para ver se o resultado está alterado ou de acordo com a amostra. Essa contagem de células da amostra é realizada no contador de células. São feitos dois testes, um diferencial que indica o resultado total, e o teste relativo, que indica o resultado final em porcentagem.
...