RELATÓRIO DE VISITA TECNICA A UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DO SESC BOSQUE
Por: radames.silva • 6/8/2022 • Relatório de pesquisa • 629 Palavras (3 Páginas) • 487 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
DEPARTAMENTO DAS CIÊNCIAS HUMANAS E DO DESPORTO
CURSO BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
RADAMÉS LOPES DA SILVA
RELATÓRIO DE VISITA TECNICA A UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DO SESC BOSQUE EM RIO BRANCO - ACRE
RIO BRANCO
2022
RADAMÉS LOPES DA SILVA
RELATÓRIO DE VISITA TECNICA A UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DO SESC BOSQUE EM RIO BRANCO - ACRE
Trabalho apresentado à disciplina Gestão de Unidade de Alimentação e Nutrição para complementação da nota bimestral do 1°semestre do ano de 2022
Professora: Karen de Souza Lima
RIO BRANCO AC
2022
RELATÓRIO DE VISITA TECNICA A UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DO SESC BOSQUE EM RIO BRANCO - ACRE
A visita a UAN do Sesc Bosque, situado à Avenida Getúlio Vargas, em Rio Branco – Acre, foi realizada no dia 22/04/2022 às 15:30h orientada pela professora Karen de Souza Lima do Curso de Nutrição da UFAC, pela disciplina, Gestão de Unidade de Alimentação e Nutrição. Com o objetivo de analisar o funcionamento da unidade de alimentação e nutrição (UAN).
Fomos recepcionados pela nutricionista Gleici, responsável técnica da unidade.
O Sesc Bosque atua na área de Alimentação Coletiva. É um estabelecimento que fica aberto apenas para o café da manhã e para o almoço. São servidas na unidade em média 600 refeições diariamente em dois turnos destinados aos funcionários e conveniados.
Durante o primeiro momento a nutricionista explicou o funcionamento da UAN. Em seguida nos acompanhou e foi mostrando as dependências da unidade, área de recepção do material, câmara fria hortifruti (portas termo isolantes) temperatura de 4º graus célsius, sala de corte de carnes, sala de utensílios, sala de bandejas, pratos e talheres, cozinha, estoque, refeitório.
Na sala de recepção do material foi notado a presença de uma balança aonde, todos os alimentos que chegam são pesados e depois remetidos para o estoque e produção.
Em seguida nos foi mostrado as câmaras frias de hortifruti com temperatura de 4º graus célsius onde são armazenados os alimentos que necessitam de resfriamento para impedir o surgimento de bactérias que podem provocar intoxicações.
Seguindo nos foi mostrada a sala onde são guardados os utensílios utilizados para a preparação das refeições, onde estavam arrumados em prateleiras em material inox em condições adequadas e higienizados.
Na cozinha pôde-se observar a estrutura onde são produzidos os alimentos em grande quantidade. Fogões industriais e caldeiras, onde são preparados arroz, feijão e carne. Cada caldeira tem capacidade de aproximadamente 180 litros cada.
A nutricionista nos relatou que no auge da produção eles produziam em torno de 1500 refeições diárias e chegavam a cozinhar em torno de 40 kg de arroz e 60 kg de feijão por dia.
Ao lado da cozinha nos foi mostrado a sala da salada bem como a sala de corte das carnes.
...