RELATORIO DE DETERMINAÇAO DE UMIDADE
Por: LILIANELSD • 11/6/2019 • Trabalho acadêmico • 686 Palavras (3 Páginas) • 259 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
CURSO DE NUTRIÇÃO
BROMATOLOGIA
BRENDA AMARAL FRANÇA, JÚLIO CÉSAR BARRETO,
LILIANE SIDÔ DUQUE, MARIA JÚLIA D. GUIMARÃES, THIAGO VIANA D. LACERDA, VANESSA CRISTINA S. GOMES.
DETERMINAÇÃO DE UMIDADE
NOVA SERRANA - MG
2019
BRENDA AMARAL FRANÇA, JÚLIO CÉSAR BARRETO,
LILIANE SIDÔ DUQUE, MARIA JÚLIA D. GUIMARÃES,
THIAGO VIANA D. LACERDA, VANESSA CRISTINA S. GOMES
DETERMINAÇÃO DA UMIDADE
Projeto direcionado ao Curso de Nutrição da Faculdade UNA de Nova Serrana, a ser utilizado como diretriz para a apresentação da disciplina Bromatologia, para conclusão do semestre.
Orientadora: Prof. Thays Santos Mendonça
NOVA SERRANA
2019
- INTRODUÇÃO
A umidade de um alimento está relacionada com sua estabilidade, qualidade e composição, e pode afetar características do produto. A umidade é o principal fator para os processos microbiológicos, como o desenvolvimento de fungos, leveduras e bactérias. O conhecimento do teor de umidade das matérias primas é de fundamental importância na conservação e armazenamento, na manutenção da sua qualidade e no processo de comercialização. Amostras com alto teor de umidade devem sofrer secagem antes da incineração, e, portanto, muitas vezes é vantajoso combinar a determinação direta de umidade e a determinação de cinzas.
A porcentagem de umidade do alimento relaciona-se com a quantidade de água disponível e existente. É possível determinar a quantidade de água que foi removida ou adicionada a um produto quando se tem o conhecimento da sua umidade inicial e da nova umidade (final), após a modificação de seu estado.
O teor de umidade corresponde à perda em peso sofrida pelo alimento quando aquecido em condições nas quais a água é removida. Na realidade não é somente água a ser removida, mas outras substâncias que se volatizam nessas condições. O resíduo obtido no aquecimento é chamado de resíduo seco.
- OBJETIVO
Determinação de umidade do biscoito de maisena.
- MATERIAIS E REAGENTES
Equipamentos:
- Balança Analítica;
- Estufa Dotada de controle de temperatura.
Vidraria:
- Cadinho;
- Dessecador com sílica gel;
- Espátula;
- Bastão;
- Pinça;
- Becker (100 ml).
Amostra:
- 5,0 Gr de biscoito de maisena.
- PROCEDIMENTOS
O cadinho foi previamente seco em estufa e colocado no dessecador com o auxílio da pinça Retirado, pesado na balança analítica e rotulado. O peso do cadinho foi anotado e a balança tarada. No mesmo foram adicionados 5g de biscoito de maisena triturado. O cadinho com a amostra foi colocado em estufa a 105ºC, onde permaneceu por 3 hs até a obtenção do peso constante. Após esse tempo o cadinho foi retirado da estufa, com o auxílio da pinça, e resfriado no dessecador. Houve uma nova pesagem do cadinho para que se pudesse verificar a quantidade de amostra seca.
...