Relatório Estagio Supervisionado
Por: uericmoura • 29/11/2017 • Relatório de pesquisa • 1.316 Palavras (6 Páginas) • 489 Visualizações
[pic 1]
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ – SEDUC
FORTALEZA
2016
- Introdução:
O Estágio Supervisionado, regulamentado pela Lei N° 11.788 de 25 de setembro de 2008, constitui um momento de aquisição e aprimoramento de conhecimentos e de habilidades essenciais ao exercício profissional, que tem como função integrar teoria e prática. Trata-se de uma experiência ao aluno que proporciona a participação com diversas situação da vida pessoal e profissional (BRASIL, 2008).
O estágio deve ter como principais objetivos:
- Proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar habilidades desenvolvidas durante o curso;
- Inserir o aluno no contexto do mercado de trabalho para conhecimento da realidade;
- Estimular o desenvolvimento científico, através do aperfeiçoamento profissional;
- Proporcionar segurança ao aluno no início de suas atividades profissionais;
- Possibilitar a utilização do conhecimento teórico e a prático.
O estágio supervisionado aconteceu na Fundação Universidade Estadual do Ceará no setor que fornece alimentação diária aos estudantes e profissionais da universidade, o Restaurante Universitário (RU).
Criada em 1975, a Universidade Estadual do Ceará incorporou as Unidades de Ensino Superior existentes na época de Fortaleza: Escola de Administração do Ceará, Faculdade de Veterinária do Ceará, Escola de Serviço Social de Fortaleza, Escola de Enfermagem São Vicente de Paula – além da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, em Limoeiro do Norte.
Estas escolas estavam espalhadas em prédios distintos por toda a cidade. E, no Itaperi, funcionava apenas a Faculdade de Medicina Veterinária.
Em 1977, o professor Danísio Dalton da Rocha Corrêa assumiu como reitor da UECE e trouxe todos os cursos para o novo Campus do Itaperi. Com a vinda de todos os cursos, surgiu a necessidade de criar um restaurante universitário (RU), pois passou a ter uma demanda muito grande. Zoraide, formada em Economia Doméstica, esteve coordenando o Restaurante Universitário (RU) por mais de 20 anos e conhece bem a história da Unidade de Alimentação e Nutrição.
O prédio onde funcionava por vários anos o antigo RU fica na por trás da área hoje conhecida como Espaço Cultural Patativa do Assaré, quase em frente ao Observatório Otto de Alencar. O atual RU foi inaugurado no primeiro semestre de 2012, no final do mandato do reitor Francisco de Assis Moura Araripe.
Atualmente o RU conta com 38 funcionários treinados semestralmente, 4 estagiários curriculares da universidade e 2 estagiários bolsistas da universidade, todos com a missão de fornecer refeição de baixo custo, balanceada e saudável à comunidade da UECE, visando apoiar o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Assim como também promover educação nutricional aos clientes do restaurante.
- Atividades Desenvolvidas:
- O que foi feito?
- Acompanhamento do recebimento de gêneros alimentícios;
- Adequação das práticas de manipulação;
- Aplicação de check-list;
- Avaliação nutricional com os funcionários;
- Coleta de amostras da distribuição;
- Coleta de dados de aparas e degelo de carnes;
- Desenvolvimento de fichas técnicas;
- Elaboração de cronograma de retirada de carnes;
- Elaboração de pedido de hortifrútis;
- Elaboração de requisição de gêneros alimentícios;
- Fiscalização das práticas de manipulação;
- Intervenções: desperdício, outubro rosa, novembro azul e são joão;
- Inventário câmara de congelamento;
- Inventário do almoxarifado;
- Verificação de temperatura de reaquecimento, balcões de distribuição e pass-through;
- Como foi feito?
- Acompanhamento do recebimento de gêneros alimentícios:
Nesta atividade é feito o acompanhamento do recebimento de gêneros alimentícios (cereais, hortifrútis, carnes), observando o prazo de validade de cada gênero, aparência, cor, odor e dentre outras características próprias de cada alimento, para garantir a qualidade da matéria prima recebida.
- Adequação e fiscalização das práticas de manipulação:
Esta atividade consiste em monitorar todos os processos de manipulações dos alimentos, observando os pontos a serem melhorados e adequando as boas práticas a necessidade do estabelecimento.
- Aplicação de check-list higiênico sanitário:
Esta atividade consiste em observar todos os processos que envolvem a manipulação dos alimentos, desde o recebimento até a distribuição do produto final.
- Avaliação nutricional com os funcionários:
Aplicou-se com os funcionários a avaliação RCQ (Relação Cintura Quadril), que consiste em mensurar a circunferência da cintura e do quadril, para obtermos o risco de doenças cardiovasculares, como também o IMC (Índice de Massa Corporal), aferindo-se o peso do indivíduo, juntamente com sua altura.
- Coleta de amostras da distribuição:
Foi feita a coleta de amostras de cada gênero distribuído no balcão, com cem gramas cada amostra, faltando um terço do tempo para o final da distribuição, sendo estes armazenados em câmara de congelamento por três dias.
- Coleta de dados de aparas e degelo de carnes:
Nesta atividade, realiza-se a pesagem de degelo após o descongelamento total de cada amostra de carne, para obtermos o percentual de degelo em cada tipo de carne.
- Desenvolvimento de fichas técnicas:
A ficha técnica é um importante instrumento de apoio, pelo qual se faz o levantamento dos custos, per capitas, fator de correção e cocção, tempo de preparo e de cocção, como também o modo de preparo.
- Elaboração de cronograma de retirada de carnes:
Semanalmente é feito um cronograma para orientar os funcionários sobre a retirada de carnes da câmara de congelamento para a câmara de descongelamento, observando o tempo de descongelamento da peça de carne e o dia em que essa peça será utilizada.
...