Relatorio de umidade em farinha de soja
Por: Jakeline Oliveira • 12/4/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.657 Palavras (7 Páginas) • 1.017 Visualizações
[pic 1]
UNIC – UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
FACULDADE DE NUTRIÇÃO
Relatório: UMIDADE
PROF. D. Marcio de Lima
Evellyn Cristiny
Daniele Auxiliadora
Katielly Cunha
Leiriane Campos
Panmella Cristina
Lidiane Silva
Jakeline Oliveira
CUIABÁ-MT 2017
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO....................................3
- OBJETIVO.............................................4
- MATERIAL .........................................5
- METODOS..........................................6
- PROCEDIMENTO.............................7 e 8
- CONCLUSÃO........................................9
- REFERENCIA BIBLIOGRAFICA......10
INTRODUÇÃO
Os alimentos têm como principal função fornecer energia ao organismo. Eles são compostos complexos constituídos por carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais. Para se conhecer a composição química de um alimento são realizadas determinações analíticas que através de análises químicas pode-se verificar o que ocorreu com os constituintes dos alimentos processados, isto é, se ocorreram perdas de vitaminas e ou minerais, desnaturação das proteínas, gelatinização de amido, etc.
No processo de secagem a determinação de umidade é fundamental e é uma das medidas mais importantes e utilizadas na análise de alimentos. A umidade de um alimento está relacionada com sua estabilidade, qualidade e composição, e pode afetar características do produto.
A umidade é o principal fator para os processos microbiológicos, como o desenvolvimento de fungos, leveduras e bactérias. O conhecimento do teor de umidade das matérias primas é de fundamental importância na conservação e armazenamento, na manutenção da sua qualidade e no processo de comercialização. Amostras com alto teor de umidade devem sofrer secagem antes da incineração, e, portanto muitas vezes é vantajoso combinar a determinação direta de umidade e a determinação direta de umidade e a determinação de cinzas
3
Objetivo
Determinar a porcentagem de umidade na farinha de soja.
4
Materiais
Equipamentos:
- Balança Analítica
- Estufa de secagem
Vidraria:
- Cadinho de porcelana
- Dessecador
- Espátula
- Pinça
- Farinha de Soja
5
Metodologia
Para o desenvolvimento desta aula prática, os acadêmicos formarão grupos nas bancadas.
A determinação do teor de água em um alimento pode ser realizada utilizando diferentes técnicas. A mais usual, entretanto é a determinação dos voláteis a 105 graus C. Através desse método é obtido a estarem presentes no alimento, outras substância, além da água, que apresentam pontos de ebulição inferiores a 105 graus C presentes no alimento.
6
PROCEDIMENTO:
a) Pesar uma cápsula de porcelana, previamente seca em estufa a 105 ºC durante 30 minutos (mantida em dessecador). Anotar
...