Trabalho de Microbiologia
Por: ssc77 • 16/5/2016 • Trabalho acadêmico • 757 Palavras (4 Páginas) • 527 Visualizações
[pic 1][pic 2]
FACULDADE DE CAMPO GRANDE – FCG
CURSO DE NUTRIÇÃO
SONIA S. DO CARMO
ELINI ANGELINO DA SILVA
FRANCIELY CRISTINA DE O. AMORIM
MILLENA MONTIEL AMARO
PRINCIPAIS CAUSAS DA PERDA DE CARNES E LEITES NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA A PARTIR DE FUNGOS
CAMPO GRANDE – MS
2015/1[pic 3]
FACULDADE DE CAMPO GRANDE-FCG
CURSO DE NUTRIÇÃO
PRINCIPAIS CAUSAS DA PERDA DE CARNES E LEITES NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA A PARTIR DE FUNGOS
Trabalho de Pesquisa apresentado para avaliação das disciplinas de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia, do Curso de Nutrição, Faculdade Campo Grande – FCG, ministrada pela Professora Paula Cristhina Xavier.
CAMPO GRANDE – MS
2015/1[pic 4]
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO............................................................................................4
- OBJETIVOS............................................................................................... 5
- MATERIAL E METÓDO....................................................................................................6
- DESENVOLVIMENTO................................................................................7
- RESULTADO..............................................................................................8
- CONCLUSÃO..............................................................................................9
- BIBLIOGRAFIA...........................................................................................10
[pic 5]
- INTRODUÇÃO
Todos os alimentos são possíveis de deteriorarem. A partir do momento em que suas matérias – primas são obtidas, durante o processamento e mesmo durante sua vida de prateleira, se iniciam alterações físicas, químicas e biológicas, que alteram a qualidade.
O grau em que estas alterações ocorrem está acondicionado a inúmeras causas, ligadas à composição dos alimentos, a presença de microrganismos e a outros fatores. Dentre os perigos macrobiológicos, as indústrias alimentícias de carne e leite têm como os fungos as suas principais causas de perda.
A contaminação intencional é um aspecto que não pode ser negligenciado pela gestão da qualidade da empresa.
- OBJETIVOS
Identificar e verificar as principais causas de contaminação por fungos, assim sugerir medidas de controle melhorando as condições higiênicas dos trabalhadores nessas indústrias alimentícias.
- MATERIAL E METÓDO
Trata-se de uma revisão sistemática sobre as principais causas das perdas nas indústrias alimentícias de carnes e leites a partir de fungos. Onde foram enfocados os principais microrganismos responsáveis pela contaminação.
Visando a análise de riscos ou de perigos numa indústria alimentícia. Para os órgãos da vigilância sanitária, é suficiente um plano que garanta a qualidade sanitária do alimento, ou seja, que elimine ou reduza os riscos de ordem biológicas (fungos). Especialista em segurança alimentar e em sistema de qualidade concordam e enfatizam que o fato de ser ter um plano de Análise de Perigos e Definição de Pontos Críticos de Controle (APPCC) da unidade fabril.
A pesquisa realizada em artigos foi realizada uma revisão sistemática sobre o assunto em bibliotecas virtuais, e também por meio de sites de busca BIREME acessando as bases de dados LILACS, PUB MED, SCIELO e MEDLINE. A pesquisa abrangeu livros, revistas, periódico publicado entre em 2005 e 2015.
- DESENVOLVIMENTO
As indústrias de alimentos têm se adaptando aos crescentes requerimentos do consumidor que tem mostrado mais preocupado com a segurança alimentar e mais exigente com relação aos níveis de qualidade dos alimentos.
...