TRABALHO DE MICROBIOLOGIA ACETOBACTER (Acetobacter aceti)
Por: Gabriel Costa • 28/6/2016 • Trabalho acadêmico • 613 Palavras (3 Páginas) • 1.269 Visualizações
TRABALHO DE MICROBIOLOGIA
ACETOBACTER (Acetobacter aceti)
Carlos Magno de Jesus Amora
Gabriel José Costa de Souza
Guilherme Brum Feriole
Marco Aurélio Aguiar Azevedo
1 – INTRODUÇÃO
Bactérias são microrganismos unicelulares procariontes que possuem cerca de 0,2 a 1,5 μm de comprimento, podendo serem vistas somente através do uso de microscópios. Elas podem viver em qualquer habitat e isso faz com que sejam conhecidas como o organismo mais abundante do mundo.
Por serem microrganismos procariontes, elas não apresentam um núcleo definido, então o seu material genético fica compactado e enovelado numa região do citoplasma chamada de nucleóide. Além disso, a estrutura bacteriana é composta basicamente por cápsula, parede celular, membrana plasmática, fímbrias, flagelo, citoplasma e ribossomos, como pode-se perceber na imagem a seguir.
[pic 2]
A reprodução das bactérias é realizada por divisão celular ou fissão binária, neste processo ocorre a duplicação do DNA seguido da divisão da célula bacteriana em duas células filhas.
Como pode-se perceber na imagem abaixo, há diversos tipos de bactérias, as quais podem ser classificadas em cocos (formato de esferas), bacilos (bastões), vibrião (formato de vírgula), entre outros.
[pic 3]
1.1 Teste de Gram
O teste de Gram, ou coloração de Gram, é uma técnica desenvolvida pelo médico Hans Christian Joachim Gram e é utilizada para diferenciar variados tipos de bactérias através da distinção da composição de suas paredes celulares, o método é realizado a partir da aplicação de corantes. As bactérias classificadas como Gram-positivas assumem a coloração roxa e as Gram-negativas uma coloração avermelhada.
[pic 4]
Essa diferença de coloração de dá porque as bactérias Gram-positivas são formadas principalmente por ácidos teicóicos e múltiplas camadas de polissacarídeos (peptideoglicano), os quais após a coloração, formam um complexo corado azul intenso, que não é removido facilmente com álcool-acetona. Já as bactérias Gram-negativas possuem uma fina camada de peptideoglicano e sobre esta camada há uma outra composta por lipoproteínas, fosfolipídeos, proteínas e lipopolissacarídeos e durante o tratamento com álcool-acetona a camada de lipídeos que foi colorida anteriormente é extraída, e consequentemente a porosidade ou permeabilidade da parede celular das bactérias é aumentada e assim as bactérias Gram-negativas ao passar pelo processo do segundo corante, adquirem uma cor diferente das bactérias Gram-positivas.
[pic 5]
2 – NIVEL TRÓFICO
3 – MORFOLOGIA
4 – IMPORTÂNCIA INDUSTRIAL
As bactérias do gênero Acetobacter são muito importantes para a indústria de produção do vinagre, pois possuem a capacidade de oxidar o etanol a ácido acético. O vinagre e geralmente produzido a partir da oxidação do etanol de vinhos e cervejas utilizando as acetobactérias como catalizadoras.
Geralmente não se usa somente uma espécie para este processo e sim uma mistura de espécies, dentre as quais podemos citar a Acetobacter aceti, acetobacter xylinum, Acetobacter rancens, entre outras. As bactérias se multiplicam na parte superior do vinho, já que elas precisam de oxigênio para realizarem a acetificação.
...