Trabalho De Microbiologia
Dissertações: Trabalho De Microbiologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cillus • 4/11/2014 • 2.742 Palavras (11 Páginas) • 440 Visualizações
CENTRO UNIVESITÁRIO DO NORTE – UNINORTE
MICROBIOLOGIA, IMUNOLOGIA E PARASITOLOGIA.
PROF: Alessandra Siqueira
TURMA: IPN02S1
MANAUS
-AM-
ACADÊMICOS (AS):
ROSYENE
ROSE
KATARINI FREITAS
DANIELE BRITO
BIANCA EDUARDA
FERNANDA SILVA
RAIMUNDA MAGDA
LUCIANA MENEZES
ROSANGELA
TALITA WENNA
TAMIRES MENEZES
KÉSSIA GOMES
DANIELE
ALESSANDRA NASCIMENTO
LARISSA BENTES
ARINE RODRIGUES
ARANTXA
ELISANGELA ARAÚJO
JULIANA ARAÚJO
GLEICIANE
KELLY ISIS
MENILDE
MANAUS
-AM-
TUBERCULOSE
• Características gerais: Tuberculose apresenta comprometimento do estado geral, febre baixa vespertina com sudorese, inapetência e emagrecimento. Quando a doença atinge os pulmões, o individuo pode apresentar dor torácica e tosse produtiva, acompanhada ou não de escarros hemoptoicos. A tosse produtiva e o sintoma mais frequente da forma pulmonar uma das formas mais graves é a Tuberculose miliar, decorrente de disseminação teratogênica com acometimento sistêmico, quadro toxico infeccioso importante e grande risco e os pulmões se apresentam difusamente ocupados por pequenas lesões, os demais órgãos também podem ser acometidos por lesões idênticas.
• Agente etiológico: M. tuberculosis, também conhecido como bacilo. De Koch (BK). O complexo M. tuberculosis e constituído de varias espécies: M. tuberculosis, M. bovis, M.africanum e M. microti. Mycobacterium tuberculosis.
• Principais sintomas: O período de incubação varia de 6 semanas ate muitas décadas, dependendo das condições de saúde de cada individuo. Na tuberculose pulmonar, geralmente a primeira infecção por bacilos se estabelece sem apresentar sintomas ou com sintomas discretos como perda de apetite, fadiga, irritação. Muitas vezes, os sintomas assemelham-se aos da gripe ou resfriado comum. Podem surgir febre, tosse seca, sudorese noturna e emagrecimento. Tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento são os principais sintomas da tuberculose. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue. Pessoas com esses sintomas associados ou isoladamente devem procurar um posto de saúde o mais rápido possível, pois no tratamento é gratuito e deve ser iniciado imediatamente.
• Mecanismo de transmissão: Todas as pessoas, ao tossir, falar, cantar e espirrar expelem gotículas carregadoras de bacilos. Dai decorre que a transmissão da tuberculose é inter-humana e por via aérea. Há 100 anos, p.fluge demostrou que essas gotículas, que levam o nome, podendo-se em placas contendo meio de cultura colocadas nos recantos dos quartos de tuberculosos, desenvolviam colônias de crescimento do bacilo de Koch.
• Medidas de prevenção: Como medidas de prevenção é conveniente manter um bom estado geral de saúde e evitar o contato com doentes tuberculosos. Outra medida importante é nunca beber leite que não seja pasteurizado, pois os animais podem transmitir os germes da doença.
INFECÇÃO POR ESTREPTOCOCOS
• Características gerais:
Cocos: arredondados ou esféricos
Ligados uns aos outros em forma de cadeia
Medem em média, um cm de diâmetro.
Gram- positivo
Coloração Gram: violeta
• Agente etiológico: Estreptococos pneumoniae: pneumonia, meningite, sinusite. Estreptococos pyogenes: amigdalite, faringite, erisipela, impetigo.
• Principais sintomas: Pneumonia: febre, tosse com escarro, dor torácica aguda, calafrios e dispneia; Meningite: febre, cefaleia, rigidez na nuca, faringite e vômito; Sinusite: inflamação do revestimento de um ou mais seios paranasais; Amigdalite: inflamação (inchaço) das amígdalas; Faringite: dor de garganta (inchada e avermelhada), febre, cefaleia, manchas brancas de pus no epitélio faríngeo; Erisipela: celulite aguda com febre, erupções vermelhas, quentes e dolorosas; Impetigo: é geralmente superficial, mas pode evoluir para os estágios vesiculares, pustular e incrustado.
• Mecanismo de transmissão: Infecções de pele: Ocorre de pessoa a pessoa por contato direto, geralmente pelas mãos; poeira, curativos; raramente por contato indireto através de objetos. Infecções de respiratórias: ocorre de pessoa a pessoa por contato direto e através de gotículas respiratórias, secreções nasais de pacientes e portadores; lenços contaminados.
• Medidas de prevenção: Vacinas; Antibióticos; Higienização das mãos; Não compartilhar objetos pessoais (talheres, roupas etc.); Manter os ambientes sempre ventilados; Uso de Epi´s e isolamento dos pacientes (ambientes hospitalares).
HERPES TIPO 1 E 2
• Características gerais: As lesões do herpes genital e oral são decorrentes de infecção pelo vírus herpes simples. O vírus herpes simples tipo 1 (HSV-1) ou herpes vírus humano 1 (HHV-1), é o agente etiológico principal das lesões vesiculares da região orofacial, enquanto o vírus herpes simples 2 (HSV-2), ou herpes vírus humano 2 (HHV-2) é a causa principal das lesões na região genital. Entretanto, o HSV-1 pode levar a lesões na região genital e, embora mais raro, o HSV-2 pode ser manifestado na região orofacial (2,4). As infecções pelos vírus herpes simples (HSV-1 e HSV-2) representam as doenças sexualmente transmissíveis mais
...