A Cirurgia x Ansiedade
Por: Driih Souza • 28/9/2019 • Projeto de pesquisa • 251 Palavras (2 Páginas) • 352 Visualizações
Diante de nossa revisão literária observamos que o consultório odontológico têm sido um dos ambientes causadores de ansiedade e medo nos paciente. Somente a ideia de ser submetido a um tratamento odontológico, já coloca o paciente em um grau de nervosismo, sendo a extração do dente, o principal causador do desconforto do paciente, geralmente ela se dá no período pré-operatório e isto pode acarretar no comprometimento da procura pelo tratamento e consequentemente em uma saúde bucal precária.
Ansiedade é um estado psíquico de receio ou medo provocado pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa.
O paciente com sinais de ansiedade pode ser identificado pelo seu comportamento e avaliação ou pelo reconhecimento de alguns sinais e manifestações, como: queixa verbal, inquietação, agitação, midríase, palidez da pele, transpiração excessiva, sensação de formigamento das extremidades, hiperventilação, aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, choro e distúrbios gastrintestinais.
A relação entre o cirurgião-dentista e o paciente é muito importante neste momento, pois é uma forma de prevenção diante do tratamento, o profissional deve explicar e informar todo o procedimento a ser feito para o paciente, pois na maioria das vezes o paciente não é informado ou não teve nenhuma experiência com esse tipo de tratamento, ocasionando assim maior grau de ansiedade.
O objetivo deste estudo é avaliar a ansiedade dos pacientes pré-operatórios da clinica escola de odontologia da UNIFSP, analisando o grau por meio de questionários (Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar – HADS), visando também enfatizar a importância da integralidade no tratamento odontológico.
...