A ORTODONTIA E QUALIDADE DE VIDA
Por: Thaligean de Sousa • 11/12/2021 • Trabalho acadêmico • 5.089 Palavras (21 Páginas) • 153 Visualizações
[pic 1]
GRADUAÇÃO ODONTOLOGIA
ORTODONTIA E QUALIDADE DE VIDA: um olhar acerca das Políticas Públicas
RODOLFO LEAL NASCIMENTO DE OLIVEIRA
ALAGOINHAS – BA
2020
RODOLFO LEAL NASCIMENTO DE OLIVEIRA
ORTODONTIA E QUALIDADE DE VIDA: um olhar acerca das Políticas Públicas
Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Odontologia, oferecido pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Bahia – FATEC, como requisito para conclusão do curso.
Orientadora: Prof. Me. Maynara Maia Muller
ALAGOINHAS – BA
2020
RODOLFO LEAL NASCIMENTO DE OLIVEIRA
ORTODONTIA E QUALIDADE DE VIDA: um olhar acerca das Políticas Públicas
Trabalho de Conclusão de Curso, aprovado como requisito para obtenção de Título de Cirurgião Dentista do Curso de Odontologia da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Bahia – FATEC.
Data de Aprovação
___/___/___
BANCA EXAMINADORA
_________________________________________
Prof Dr
Faculdade de Ciências e Tecnologias da Bahia – FATEC
_________________________________________
Prof Dr
Faculdade de Ciências e Tecnologias da Bahia – FATEC
_________________________________________
Prof Dr
Faculdade de Ciências e Tecnologias da Bahia – FATEC
ORTODONTIA E QUALIDADE DE VIDA: um olhar acerca das Políticas Públicas
Rodolfo Leal Nascimento de Oliveira[1]
RESUMO
O tema escolhido foi: Ortodontia e qualidade de vida: um olhar acerca das Políticas Públicas, e a grande relevância foi abordar o grau em que o fator má–oclusão causa danos ao passando a ser vítima de uma estigmatização tida como desacreditada socialmente por conta da falta das políticas públicas tão importantes para os que pertencem as classes menos favorecidas por uma sociedade totalmente desigual. Por esta razão os objetivos foram fundamentados em: investigar acerca da aplicabilidade de políticas públicas na garantia da qualidade de vida através da Ortodontia e também conhecer as políticas públicas voltadas à saúde bucal e os fatores que levam as desigualdades sociais para tirar o acesso de tratamentos tão necessários para a sociedade atual; identificar a aplicabilidade das políticas públicas em Ortodontia e não somente a cáries e doenças periodontais, para responder aos seguintes questionamentos: De que forma as políticas públicas garantem a qualidade de vida através da ortodontia? As ações de saúde brasileira ainda são quase inexistentes, no sentido de incluir a ortodontia na atenção básica. Como o tratamento, embora dispendioso e com custo–efetividade questionável para o setor público deve ser direcionada a uma clientela específica? Sendo assim, Bresolim (2000), Teixeira (2003), Torres (2004), Antunes, (2010) dentre outros foram fundamentais para alcançar os resultados necessários para enxergar como as políticas públicas e a ortodontia poderia mudar a vida de tantas pessoas que precisariam de um tratamento preventivo, com baixo custo, mas ajudando a muitas pessoas a ter uma condição de vida melhor.
Palavras-chave: Ortodontia, políticas públicas, saúde bucal.
ABSTRACT
The chosen theme was: Orthodontics and quality of life: a look at Public Policies, and the great relevance was to address the degree to which the malocclusion factor causes damage by becoming a victim of a stigmatization considered as socially discredited due to the lack of public policies so important for those who belong to the less favored classes by a totally unequal society. For this reason, the objectives were based on: investigating the applicability of public policies in guaranteeing the quality of life through Orthodontics and also knowing public policies focused on oral health and the factors that lead to social inequalities to remove access to treatments as necessary for today's society; to identify the applicability of public policies in Orthodontics and not only to caries and periodontal diseases, to answer the following questions: How do public policies guarantee the quality of life through orthodontics? Brazilian health actions are still almost nonexistent, in the sense of including orthodontics in primary care. How should treatment, although costly and questionably cost-effective for the public sector, be targeted at a specific clientele? Thus, Bresolim (2000), Teixeira (2003), Torres (2004), Antunes, (2010) among others were fundamental to achieve the necessary results to see how public policies and orthodontics could change the lives of so many people who would need preventive treatment, with low cost, but helping many people to have a better living condition.
Keywords: Orthodontics, public policies, oral health.
- INTRODUÇÃO
Dentre os problemas bucais que mais afligem a população, os mais graves e prevalentes são as cáries e a doença periodontal. O grande problema encontrado na Ortodontia que se refere a Políticas públicas, está relacionado a má–oclusão dentária, do ponto de vista clínico, que são alterações no posicionamento dos dentes e ossos maxilares, anomalias dento faciais, mas não são condições agudas que requerem tratamento imediato, mas, que podem, ou não, predispor a outras doenças ou sequelas.
Desse modo, somente as condições que desviam de uma oclusão aceitável e afetam realmente a saúde da pessoa é que se enquadram nessa classificação e seriam de interesse para a saúde pública, por esta razão a grande importância de buscar políticas que favoreçam a diminuição destes problemas na sociedade e melhore a qualidade de vida das pessoas. É sem dúvida, buscar políticas públicas voltadas para oportunizar a esta nova geração serviços de ortodontia de qualidade.
Diante disso, quando as pessoas que necessitam destes serviços são tratadas ou prevenidas em nível de saúde pública, contribuem para a diminuição das desigualdades sociais levando em conta os aspectos psicológicos, sociais e culturais que debilitam o indivíduo e transformam não só a vida dos beneficiários, mas também a questão da acessibilidade a um serviço que deveria ser comum a todos.
...