A Saúde Bucal em Idosos
Por: Natasha Englerth • 13/10/2022 • Seminário • 4.785 Palavras (20 Páginas) • 135 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ
SAÚDE BUCAL EM PACIENTES IDOSOS
TAUBATÉ
2022
SAÚDE BUCAL EM PACIENTES IDOSOS
Projeto de Pesquisa apresentado ao Professor
Dráuzio Antônio Rezende Junior, como um dos
instrumentos de avaliação da disciplina de
Metodologia do Trabalho Científico II, do curso de
Odontologia da Universidade de Taubaté.
TAUBATÉ - SP
2022
Primeiramente dedicamos esse trabalho a Deus, que foi um verdadeiro guia nessa jornada. Sem a sua infinita sabedoria, jamais teríamos conseguido. À nossa família, que sempre contribuiu com o conhecimento. Eles foram responsáveis pela maior herança da vida: os estudos. Não podemos esquecer-nos dos amigos, que de alguma forma contribuíram com a realização da faculdade e nunca nos deixaram fraquejar.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos ao professor Dráuzio por nos orientar, que teve papel fundamental na realização desse trabalho de conclusão de curso. Essa conquista não seria possível se não fosse pela paciência e dedicação. Agradecemos não só o orientador, mas sim todos os professores que contribuíram para a nossa formação nesses quatro anos de faculdade.
RESUMO
A população de idosos no Brasil e no mundo tem crescido em ritmo acelerado. O cirurgião-dentista deve estar atento a esse fato e ampliar seus conhecimentos na área da odontogeriatria para proporcionar um tratamento correto, eficaz e com o máximo de conforto ao paciente idoso, visto que o atendimento a esses indivíduos requer mais atenção no momento de se estabelecer o diagnóstico, bem como na execução do tratamento. Deve-se ter em mente que os idosos geralmente apresentam uma grande variação no que se refere às condições sistêmicas, psicológicas e sociais, além de serem portadores de várias alterações decorrentes do processo natural de envelhecimento. Diversos problemas bucais surgem em idosos devido a falta de atenção necessária. Assim, os autores propõem apresentar o trabalho de geriatria visando expor ao cirurgião-dentista algumas peculiaridades do atendimento, bem como citar situações ou alterações comuns ao paciente idoso que possam interferir no seu tratamento.
Palavras-chave: Saúde bucal, idoso, terceira idade.
ABSTRACT
The elderly population in Brazil and in the world has been growing at an accelerated pace. Dental surgeons must be aware of this fact and expand their knowledge in the field of geriatric dentistry to provide a correct, effective treatment with maximum comfort to the elderly patient, since the care of these individuals requires more attention when establishing the diagnosis, as well as in the execution of the treatment. It should be borne in mind that the elderly generally show a great variation in terms of systemic, psychological and social conditions, in addition to being carriers of several alterations resulting from the natural aging process. Several oral problems arise in the elderly due to lack of necessary attention. Thus, the authors propose to present the work of geriatrics in order to expose to the dentist some peculiarities of care, as well as mentioned situations or changes common to elderly patients that may interfere with their treatment.
Key-words: Oral health, elderly, third age.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 7
2. OBJETIVO 10
2.1 - OBJETIVO GERAL 10
2.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS 10
3. REVISÃO DE LITERATURA 11
3.1. O QUE É SAÚDE BUCAL? 11
3.2. PATOLOGIAS CAUSADAS EM IDOSOS DEVIDO A FALTA DE SAÚDE BUCAL 12
3.3. RELAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA COM A ODONTOLOGIA 14
3.4 O PACIENTE IDOSO E A CONDUTA CLÍNICA NO CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO 16
4. DISCUSSÃO 18
5. METODOLOGIA 20
6. CRONOGRAMA 21
7. ORÇAMENTO 22
8. CONCLUSÃO 23
REFERÊNCIAS 24
INTRODUÇÃO
A palavra saúde remete a pessoas de corpo e mente saudáveis, sendo estabelecida num corpo quando seus órgãos trabalham em harmonia. Além da parte orgânica, a pessoa deve ter uma mente equilibrada, devendo haver um meio ambiente saudável, mantendo-a assim em um nível de equilíbrio ideal. A saúde não é o oposto lógico da doença e, por isso, não poderá de modo algum ser definida como ausência de doença. (ALMEIDA FILHO; ANDRADE, 2003 apud CZERESNIA & FREITAS, 2003).
A assistência odontológica para pacientes idosos tem se tornando de suma importância, uma vez que, podemos relacionar a idade com alterações orais e seus respectivos tratamentos, além dos cuidados essenciais que devem ter diante destes pacientes. A odontologia geriátrica tem como ramo da área que enfatiza o cuidado bucal da população idosa, especificamente tratando do atendimento preventivo e curativo de pacientes com doenças ou condições de caráter sistêmico e crônico associadas a problemas fisiológicos, físicos ou patológicos.
...