A ideia central da Teoria Celular
Por: clariceriva • 21/2/2016 • Trabalho acadêmico • 1.117 Palavras (5 Páginas) • 833 Visualizações
1 - Histórico:
1.1 – Compreender o significado dos seguintes termos:
- A ideia central da Teoria Celular;
A ideia principal que a Teoria Celular estabelece é de que a célula é a unidade fundamental, da vida, ou seja, tudo que é considerado vivo é composto e estruturado por células, independente da quantidade de células.
- O Dogma Central da biologia molecular, baseado na molécula de DNA, como princípio da vida.
Em todas as células vivas, a informação genética flui a partir do DNA para o RNA (transcrição) e a partir do RNA para a proteína (tradução).
- Sistema biológico.
É um sistema orgânico, ou seja, é um grupo de órgãos que juntos executam determinadas tarefas.
- Sistema vivo.
É definido como um sistema autopoiético que reproduzem a si mesmo.
- Organização.
É a relação entre os componentes para atingir o resultado necessário.
- Estrutura.
Uma estrutura define do que um sistema é feito.
- Complexidade.
Trata-se de uma visão interdisciplinar acerca dos sistemas complexos adaptativos, do comportamento emergente de muitos sistemas, da complexidade das redes, do comportamento dos sistemas distanciados do equilíbrio termodinâmico e das faculdades de auto-organização.
2 - Organização Celular:
2.1 - Descrever a organização de:
- Vírus;
Não possuem organização celular, são formados por uma cápsula de proteína com material genético, só ficam ativos quando invade a célula.
- Procariotas;
Ausência de um núcleo, com DNA disperso no material citoplasmático.
- Eucariotas.
São organismos unicelulares isolados que vivem de forma independente ou multicelular, tem compartimentos no seu interior isolando enzimas especificas.
3 - Função Celular:
- - Conceituar os seguintes termos:
- Reprodução;
Refere-se à função através da qual os seres vivos produzem descendentes, dando continuidade a sua espécie.
- Mutação;
São alterações no DNA que geram descendentes com modificações na expressão gênica capaz de se adaptar ou não ao meio onde estão inseridos.
- Crescimento;
Qualquer célula viva aumenta de tamanho por absorção e metabolização de nutrientes desde o momento em que separa de sua célula-irmã até atingir um tamanho a partir do qual a célula ou se divide para dar origem a duas células filhas, ou exerce a sua função específica até o momento da sua morte.
- Metabolismo;
São as reações químicas que ocorrem dentro do organismo e tem função de mudar ou produzir moléculas.
- Transformação de energia:
- Fotossíntese;
É um processo de transformação de energia luminosa em energia química realizada pelas regiões clorofiladas das plantas. Esse processo ocorre a partir de substancias simples retiradas do ambiente e da energia fornecida pelo sol.
- Respiração;
Ocorre sem parar no interior das células vivas, liberando a energia que garante a atividade dos nossos órgãos por meio do trabalho das células.
- Fermentação;
É um processo de liberação de energia que ocorre sem a participação do oxigênio.
- Síntese;
A síntese proteica é um fenômeno e muito complexo que ocorre quase todos os organismos e que se desenvolva no interior das células.
- Secreção:
É o meio através do qual a células descarregam substâncias que produziram internamente para o meio externo. Nos seres humanos e animais, a secreção serve como meio que o corpo possui lançar produtos celulares com importância funcional para fora das células secretoras.
- Excreção:
É o processo pelo qual os produtos residuais do metabolismo e outros materiais sem utilidade são eliminados do organismo.
- Homeostase:
É a propriedade de um sistema aberto especialmente dos seres vivos de regular o seu ambiente interno, de modo a manter uma condição estável mediamente múltiplo, ajustes de equilíbrio dinâmicos controlados por mecanismos de regulação inter-relacionados.
4 - Organização Molecular:
4.1 - Conceituar:
- Átomos;
É uma unidade básica de matéria que consiste num núcleo central de carga elétrica positiva envolvida por uma nuvem de elétrons de cargas negativas.
- Moléculas;
É um grupo de átomos, iguais ou diferentes que se mantem unidos e que não podem ser separados sem afetar ou destruir as propriedades das substancias.
- Monômeros;
é uma pequena molécula que pode ligar-se a outros monômeros formando moléculas maiores denominadas polímeros.
- Polímeros;
São macromoléculas em que existe uma unidade que se repete, chamada monômero. O nome vem do grego: poli = muitos + meros = partes, ou seja, muitas partes. A reação que forma os polímeros é chamada de polimerização.
- Polimerização;
É a reação química que dá origem aos polímeros. As unidades estruturais que dão origem às macromoléculas polímeros são denominados monômeros.
...