Attachment (Encaixe) em PPR
Por: Simeia Santos • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 451 Palavras (2 Páginas) • 1.218 Visualizações
[pic 1]
Nome: Simeia Santos RGM: 269520
Attachment (Encaixe) em PPR
- Conceito:
Os Attachment são dispositivos de retenção, compostos de um macho e de uma fêmea. Uma parte é conectada ao dente suporte, raiz ou implante, e a outra na prótese removível. Muitos Attachment encontrados atualmente no mercado são sistemas ou mecanismos decorrentes das criatividades de técnicos ou dentistas. O sucesso de uma reabilitação envolvendo sistemas de Attachment depende em grande parte da capacidade de atualização do técnicos e dentistas. Basicamente os Attachment têm uma função de substituição de grampos convencionais em prótese removível. Eles apresentam certas vantagens, tais como a estética, redução do volume, a diminuição do impacto alimentar, e a diminuição do estresse dental, transmitindo adequadamente as cargas mastigatórias aos dentes suportes.
- Indicações e contra-indicações:
Indicações:
Para equilibrar a retenção entre os hemiarcos, a indicação de um Attachment é geralmente bilateral. Numa situação topográfica similar ou distinta, em ambos os lados do arco, é preferível a indicação de um mesmo Attachment, ou pelo menos com mecanismos similar.
Contra-indicações:
Os Attachment são contra indicados quando a altura cervico-oclusão for menor que 5 mm. Coroas curtas, isso para não interferir na oclusão.
- Classificação:
- Attachment rígido: O mecanismo rígido permite apenas movimentos de inserção e remoção de um dos seus componentes.
- Attachment semi-rígido: Além de permitir movimentos de inserção e remoção de um de seus componentes, quando uma prótese removível se encontra em sua posição de assentamento final, o Attachment semi-rígido permite um movimento limitado entre macho e a fêmea.
- Attachment resiliente: Além de permitir movimentos de inserção e remoção de um de seus componentes, quando uma prótese removível se encontra em sua posição de assentamento final o Attachment resiliente permite liberdade de movimento entre o macho e a fêmea.
- Attachment intracoronário: Está localizado dentro do contorno do dente de suporte, transmitindo as cargas mastigatórias de maneira ideal aos dentes de suportes, axialmente e seguindo ao longo eixo.
- Attachment extra coronário: Está localizado fora do contorno do dente de suporte. É recomendável que o mesmo seja sempre aplicado em uma coroa total, frequentemente metalo-cerâmica.
- Attachment de precisão: É fresado por computador sob jato de óleo, em empresas especializadas, com tolerância dimensional de no máximo 0,01 mm, sendo que todos os seus componentes são pré-fabricados, apesar de ser mais preciso tem a desvantagem de ser mais caro.
- Attachment semi-precisão: É composto de, no mínimo, um componente calcinável. De fato, o macho ou a fêmea é fundido no laboratório a partir de um padrão de cera, resina ou plástico. Os procedimentos de inclusão de fundição no laboratório o tornam menos preciso.
...