Prótese Parcial Removível (PPR) Superior
Por: hugosouzac • 11/6/2019 • Artigo • 814 Palavras (4 Páginas) • 500 Visualizações
Prótese parcial removível (PPR) superior
Victor Hugo de Souza Correa
Resumo
As reabilitações orais com as próteses removíveis contribuem para a melhora da saúde física e emocional dos pacientes portadores de edentulismo. O edentulismo é um forte indicador de saúde em adultos e idosos, e consiste na ausência parcial ou total dos elementos dentários naturais, no qual leva a consequências físicas e fisiológicas como deformação da face, o que causa danos a estética, comprometimento da fonação, deglutição e mastigação insatisfatórias. O relato de caso demostra o sucesso na reabilitação oral através da PPR convencional superior. Paciente Suzana Andrade de Souza, 43 anos, compareceu a Faculdade UNINASSAU, desejando tratamento reabilitador protético. Foi feito anamnese e exame clínico, foi classificado como classe III de Kennedy, modificação 1 na arcada superior. Foram feitas as devidas moldagens de estudo para o delineamento e planejamento da prótese parcial removível definitiva. O desenho da armação metálica foi executado no modelo para melhor entendimento do laboratório, e instruções foram dadas sobre as peculiaridades deste tipo de prótese. O sucesso das próteses parciais removíveis, se deu devido um bom planejamento, seguindo todos os protocolos descritos na literatura, como também da seleção adequada de dentes, melhorando, tanto a estética quanto a função mastigatória. Como uma das formas de tratamento para a reabilitação de arcadas parcialmente desdentadas, obtive o resultado desejado, com baixo custo, tempo clínico de trabalho reduzido, quando comparado a outras modalidades de tratamento.
Termo de Indexação: edentulismo, Prótese Dentária, Prótese Parcial Removível, PPR.
Introdução: As reabilitações orais com as próteses removíveis contribuem para a melhora da saúde física e emocional dos pacientes portadores de edentulismo. Objetivo: Este trabalho tem por objetivo relatar um caso clínico em que se realizou uma reabilitação oral de uma prótese parcial removível (PPR) bilateral superior. Material e métodos: Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e prontuário clínico.
Caso clínico: Paciente de 43 anos, do gênero feminino, domiciliado em Manaus, compareceu à Faculdade UNINASSAU, na disciplina de Reabilitação Oral II, desejando realizar um tratamento reabilitador, tendo como queixa principal “Quero fechar esses espaços que me incomodam”. (Figuras 1, 2)
Figura 1 – Fotografia extrabucal: vista Frontal (A); Perfil Direito (B) e perfil Esquerdo (C)
Figura 2 – Fotografia intrabucal: Condição Bucal inicial do paciente
Realizou-se anamnese, exame clínico e radiográfico, paciente afirmou não ter nenhum tipo doença sistêmica observando-se que a mesma possuía recessão e mobilidade no elemento 15 precisando realizar a extração do mesmo para a continuação do planejamento. (Figuras 3, 4)
Figura 3 – Fotografia intrabucal: Condicao Bucal antes da extração do elemento 15
Figura 4 – Fotografia intrabucal: Condicao Bucal depois da extração do elemento 15
Na primeira consulta o paciente foi orientada e conscientizada sobre as técnicas de escovação e uso do fio dental, bem como sobre a importância de controles periódicos, visando inclusive a preservação do tratamento proposto.
Com o objetivo de planejar melhor o tratamento reabilitador escolhido, os modelos de estudo foram obtidos com hidrocoloide irreversível (Jeltrate Plus® – DENT SPLY), gesso pedra tipo IV (Durone® – DENT SPLY).
...