Perfil epidemiológico da cárie e do uso e necessidade de prótese na população idosa de Biguaçu, Santa Catarina
Por: davicorbelli • 15/6/2021 • Relatório de pesquisa • 720 Palavras (3 Páginas) • 187 Visualizações
1) Na área da saúde a humanização é se tornar mais acolhedor, enfrentar os problemas de um paciente junto com ele e sendo o mais gentil, amável e humanizado o possivel.
2) Acolhimento: é uma ação que torna o paciente ativo no processo da produção de saúde, sendo a constituição de uma relação profissional/usuário que envolve desde a porta de entrada até a solução do problema em questão.É principalmente um processo de confiança a ser construído.
Co-gestão: trata-se da inclusão de novos sujeitos na gestão, tendo como fim a transformação do espaço ao se incluir novas visões e democratizar decisões. Esses novos sujeitos são tanto profissionais da área da saúde, quanto usuários do sistema.
Ambiência: essa diretriz se trata da criação de locais mais aconchegantes para pacientes e enfemos, sendo que projetos arquitetônicos podem influenciar humores e ações, favorecendo a abordagem do sofrimento e dor de cada um.
Clínica Ampliada: Seria a co-participação de serviços a fim de integrar profissionais de diversas áreas a fim de criar um vínculo com o usuário a ser tratatado e propiciar a melhor solução para cada caso.
Valorização do trabalho e do trabalhador: Seria dar visibilidade ao profissional, incluido-o em decisões e assegura que participem de espaços de gestão, propiciando o fortalecimento profissional e sua atuação no serviço de saúde.
Defesa dos Direitos dos Usuários: todos os que se utilizam de serviços públicos tem direitos e tem o dever de assegurarem estes, do início ao fim do tratamento, tendo os cidadãos têm o direito à informação sobre sua saúde.
Fomento das grupalidades, coletivos e redes:
Contrução da memória do SUS que dá certo:
3)Os princípios da Política Nacional de Humanização são:
Indissociabilidade: São as práticas interdependentes e complementares incoporando a humanização, políticas e integração de processos de trabalho
Transversalidade : Trata-se de concepções e práticas que atravessam instâncias, aumentam o grau de abertura da comunicação entre os grupos, o que se reflete em mudanças nas práticas de saúde.
Autonomia e protagonismo dos sujeitos: Têm relação com a responsabilidade entre gestores, usuários e a participação coletiva nos processos e na gestão dos serviços.
4) A PNH tem como dispositivos:
1) Acolhimento e classificação de risco: O acolhimento deixa de ser um ato isolado para ser um dispositivo de acionamento de redes internas ou multidisciplinares, onde se organiza a fila de espera nos serviços de saúde onde casos que se agravem na fila de espera devem ser tratados em seu tempo adequado.
2) Colegiado Gestor: A composição de um colegiado deve conter gestores, trabalhadores e usuários ou familiares, a fim de elaborarem o projeto diretor, possuirem um espaço de discussão, determinar a organização dos investimentos, organizar projetos nas unidades de sapúde, contruir métodos de avaliação e monitoramento, prestar contas e administrar imprevistos.
3) Contrato interno de gestão: seria um acordo entre duas entidades que se comprometam em cumprir certas metas, o que rompe com métodos de pensar e agir nas organizações e incentivam troca e cooperação entre diversas áreas.
...