Tipos e Etapas da Prótese Removível
Por: Joana Rodrigues • 14/7/2020 • Projeto de pesquisa • 411 Palavras (2 Páginas) • 290 Visualizações
SCHOOL HOUSE- VILA FRANCA DE XIRA
|
Tipos e Etapas da Prótese Removível |
Assistente Dentária |
Formadora: Dulce Carvalho
Formanda: Joana Filipa Silva Rodrigues
Índice
Introdução
É a área da medicina dentária que se ocupa com a restauração e manutenção da função oral pela substituição de dentes perdidos e estruturas por aparelhos ou próteses.
Os dentes de substituição poderão ser fixos ou removíveis consoante a situação clinica e a vontade do próprio paciente. As perdas dentárias alteram as funções orais e a estética do paciente, condicionando o seu bem-estar físico, psíquico e social.
Por este motivo os pacientes procuram soluções protéticas comodas, eficazes, que simulem a estética dos dentes naturais.
Existem dois tipos de próteses: as próteses fixas e as próteses removíveis.
Assim sendo, ao longo deste trabalho vou abordar os tipos e etapas da prótese removível.
E quais os matérias de impressão utilizados na elaboração da prótese.
Próteses Removíveis
Próteses: São dispositivos que permitem substituir dentes e outras estruturas orais (gengivas e osso) com restabelecimento da função estética. Fonética e mastigatória.
Estas dividem-se em próteses removíveis e fixas. Mas só vou abordar as próteses removíveis.
Próteses removíveis são um tipo de prótese que permite ao paciente coloca-la ou retira-la da boca as vezes que achar necessário.
São próteses apoiadas diretamente sobre a gengiva e, em determinado tipo de prótese, também pelos dentes remanescentes.
Tipos de Próteses Removíveis[pic 1]
- Próteses Totais Removíveis
Utiliza-se quando o paciente perdeu todos os seus dentes naturais, podendo substituir os dentes e o sorriso do paciente. A prótese total convencional é feita e colocada na boca do paciente apos a remoção dos últimos dentes presentes em boca e assim que os tecidos estiverem cicatrizados. Assim com este tipo de prótese o paciente não tem de que passar nenhum período sem dentes, mas o paciente tem de se adaptar a prótese e poderá precisar de reajustar.
Este tipo de prótese só pode ser confecionada em resina acrílica, pois na ausência de dentes não é possível haver retentividade para o uso de uma prótese esquelética.
- Próteses Parciais removíveis
Utiliza-se quando o paciente tem ausência de alguns dentes ou dente e em que os remanescentes são saudáveis. É uma prótese removível de estrutura metálica ou acrílica para suporte de dentes artificiais, destinada a estabelecer as funções orais: mastigação, estética e fonética, assim como, a estabilização e prevenção de outros problemas nos dentes remanescentes.
...