O Estudo de Caso Pablo
Por: Pretinha Cotrin • 17/4/2022 • Resenha • 467 Palavras (2 Páginas) • 172 Visualizações
ESTUDO DE CASO
Com base nas informações sobre o aluno Pablo 6 anos, agitado, não fala, foge da sala e sempre com medo, apresenta resistência e movimentos estereotipados. Amália professora responsável pela sala de alunos especiais demonstra preocupação a respeito de como lidar com esse aluno.
Laudado com diagnóstico de autismo segundo o documento enviado pelos pais.
Foi sugerido como estratégia no primeiro momento observar o aluno, caso tenha outras deficiências ou não, sempre manter uma linguagem clara, pois o autista gosta de entender tudo o que se fala.
O autista é diverso, pois cada um apresenta uma característica. Ao notar alguma facilidade do aluno Miguel, tente trabalhar isso com riqueza e inseri-lo no grupo, experimente desenhos, música, massa de modelar, proponha atividades baseadas no interesse do aluno. Conheça Miguel, o autista tem personalidade forte, no que diz respeito aos interesses, estimule e coloque-o para participar. As atividades não devem ser muito longas, pois ele pode se entediar facilmente.
No que se referem ao pensamento lógico, as tarefas são bem interessantes, pois estimulam o raciocínio lógico do autista.
Mostre a ele o quanto é capaz, elogie-o. Explorar tarefas do cotidiano, ajuda na estimulação.
O aluno autista é sensível ao toque, portanto quando for propor atividades em dupla ou em grupo, oriente a sala sugerindo algumas dicas.
É necessário impor limites, pois isso irá contribuir para que ele saiba o que pode ou não.
Ajude-o a criar novas formas de comunicação como: imitação, usar a tecnologia e estimule gestos e contato visual.
Procure aplicar na sala de aula atividade do dia a dia, isso favorece sua autonomia.
Promover uma adaptação ao ambiente é imprescindível.
As salas de aula são geralmente lotadas, evitar ruídos altos é importante.
Procure não forçar nenhuma situação, pois o autista se irrita com imposição.
É preciso atenção quando for inserir o aluno em dupla ou em grupo, seja cautelosa quanto ao tempo das atividades para não extressa-lo.
É importante reconhecer suas possíveis resistências e desenvolver atividades que lhe proporcione prazer respeitando seu tempo.
Procure usar recursos visuais e concretos, pois facilitará o aluno Miguel a compreender o que se espera que ele faça.
O universo da Educação Especial é incrível, nos leva a pensar sobre a vida.
Têm momentos que reclamamos da vida porque algo não deu certo,se pararmos por alguns minutos para refletir e pensarmos nas pessoas com deficiência,tudo muda!
...