A AVALIAÇÃO ENTRE MÉTODOS DE CONTROLE DE NEMATOIDES GASTROINTESTINAIS EM OVINOS DE CORTE: TÉCNICA DE MCMASTER E MÉTODO FAMACHA
Por: jo384849 • 18/11/2020 • Artigo • 5.203 Palavras (21 Páginas) • 394 Visualizações
[pic 1]
AVALIAÇÃO ENTRE MÉTODOS DE CONTROLE DE NEMATOIDES GASTROINTESTINAIS EM OVINOS DE CORTE: TÉCNICA DE MCMASTER E MÉTODO FAMACHA©
Daiane Essig1
Graziela de Fátima dos Santos Gonçalves2
Rossala Fadel3
Resumo: Os parasitas gastrointestinais são um dos principais problemas sanitários na ovinocultura com sistema de pastejo, sendo as espécies Haemonchus contortus e Trichostrongylus colubriformis os maiores responsáveis pelos prejuízos econômicos. Os métodos de controle utilizados são o exame coprológico e o método famacha, identificando quais os animais necessitam de tratamento. De acordo com a importância sanitária e econômica das helmintoses gastrintestinais causadas por nematódeos em ovinos submetidos ao pastejo foi elaborada esta pesquisa, para a correta identificação dos animais parasitados pelo método famacha, avaliando o grau de confiabilidade. Os resultados expressados mostram que o método famacha é suficiente para identificação dos animais que necessitam de tratamento, porém é conveniente que se faça avaliação coproparasitológica para saber os parasitas envolvidos.
Palavras-chave: ovinos, controle de parasitoses, famacha, exame coproparasitológico.
EVALUATION BETWEEN GASTROINTESTINAL NEMATOIDES CONTROL METHODS ON SHEEP: MCMASTER TECHNIQUE AND METHOD FAMACHA ©
Abstract: Gastrointestinal parasites are one of the main health problems in sheep grazing system, being the species and Trichostrongylus colubriformis Haemonchus contortus the greatest responsible for economic losses. The control methods used are the fecal exam and the method famacha, identifying which animals need treatment. According to the health and economic importance of helminthiasis caused by gastrointestinal nematodes in sheep grazing was elaborated by this research, for the correct identification of the animals by the method famacha parasited by assessing the degree of reliability. The results that the method famacha expression is sufficient for identification of animals that need treatment, however it is convenient coproparasitológica assessment is made to know the parasites involved.
Keywords: sheep, parasites control, famacha, coproparasitológico examination.
1 INTRODUÇÃO
O setor da ovinocultura possui fatores limitantes para tornar-se autossustentável e economicamente viável, sendo principal exemplo os problemas sanitários, como as verminoses. Os parasitos do trato gastrointestinal em geral, tendem a reduzir o potencial produtivo do animal (MINHO; MOLENTO, 2014).
A saúde do rebanho ovino em geral, possui a necessidade de um controle sanitário efetivo. Os reduzidos índices de produtividade nos rebanhos ovinos são frequentemente associados às infecções por endoparasitas no Brasil, principalmente por Haemonchus contortus (FERNANDES et al, 2015). Aproximadamente 70% dos tratamentos em ovinos são devido a infecções por este mesmo parasita (SOUZA et al, 2017).
Os helmintos nematoides gastrintestinais têm importância para a ovinocultura, sendo o Haemonchus contortus o principal parasita de ovinos, seguido por Trichostrongylus colubriformis. Os parasitas do gênero Haemonchus tem como habitat o abomaso dos ruminantes, são hematófagos e em consequência causam anemia, edema submandibular, apatia e eventualmente pode resultar em mortalidade do animal (AMARANTE; RAGOZO; SILVA, 2014). Os nematoides da espécie T. colubriformis habitam o intestino delgado dos ruminantes, esta infecção revela-se subclínica na maioria dos casos, onde seus sinais clínicos comprometem o desenvolvimento corporal do animal, redução de peso, decréscimo da produção de carne e de lã, e em infecções mais severas pode ocasionar a morte do animal (ABRÃO et al, 2010 apud SILVA, 2017).
A utilização indiscriminada dos anti-helmínticos induziu a um fatal processo de seleção dos parasitas (JESUS et al, 2017). Assim, o combate aos nematódeos, como o Haemonchus Contortus é efetivo quando as doses são realizadas em períodos estratégicos, planejados e esquematizados com base no grau de infestação parasitária, adquirido através do ovos por gramas de fezes (OPG) ou do método Famacha ® (SANTOS et al, 2012 apud MADRUGA, 2015).
2. REVISÃO DE LITERATURA
A ovinocultura no Brasil é uma atividade de grande importância econômica, apresentando o rebanho nacional de ovinos um número de 17.614.454 cabeças, das quais 10.126.799 estão no Nordeste (57,5%) e 5.166.225 encontram-se na região Sul (29,3%) ,segundo os dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), na região de Ponta Grossa o rebanho de ovinos apresenta-se com o número de 12.600 cabeças, sendo essa prática afetada principalmente por problemas pautados à sanidade animal (IPARDES, 2019; Molento et al., 2013; EMBRAPA, 2017; Costa et al., 2017).
Entre os maiores problemas encontrados no rebanho ovino brasileiro está a verminose causada por nematódeos gastrintestinais ao qual constitui o principal problema sanitário , o controle correspondente a essa enfermidade é decisivo, caso contrário, a atividade pode se tornar inviável economicamente devido à baixa produtividade e à mortalidade de animais (AMARANTE; RAGOZO; SILVA, 2014).
Segundo Pellegrini et al.,(2011) esses problemas se agravam quando os ovinos são mantidos em pastagens com alta capacidade, ao qual devido ao ciclo de desenvolvimento das larvas e ao manejo impróprio do rebanho, gera uma alta contaminação do solo pelas larvas, essa é a realidade no Brasil, onde o sistema de produção ovina da maior parte das propriedades ainda é o manejo a pasto, sendo os cordeiros desmamados o grupo mais afetado.
2.1. Haemonchus contortus e Trichostrongylus colubriformis na ovinocultura de corte
A elevada prevalência, causada pela alta patogenicidade, faz do H. contortus, a principal espécie de maior relevância no Brasil, os animais com carga parasitária elevada podem apresentar como sinais clínicos a anemia ,edema submandibular , e em casos de mortalidade em ovinos,a infecção por esse parasita é relativamente comum. (AMARANTE 2004, apud MADRUGA,2015 ). Outro importante parasita para as condições brasileiras segundo Amarante (2004) apud Madruga (2015), é o Trichostrongylus colubriformis, está espécie causa lesão na mucosa intestinal, causando exsudações de proteínas séricas para o lúmen intestinal .
...