A HOMEOPATIA VETERINÁRIA
Por: Gabrielly Camargos • 14/6/2019 • Trabalho acadêmico • 2.316 Palavras (10 Páginas) • 313 Visualizações
UNIVERSIDADE MONTES BELOS
GABRIELLY FREITAS CAMARGOS
HOMEOPATIA VETERINÁRIA
Revisão Bibliográfica
São Luís de Montes Belos
2019
RESUMO
Trata-se de uma revisão bibliográfica que teve como fundamento buscar meios de exemplificar e descrever a homeopatia veterinária. Quando se está inserido no setor pecuarista é necessário se observar maneiras de produzir com menor impacto ao organismo do animal que resultará em um bom produto final, a homeopatia é responsável por auxiliar nesse processo, além da diminuição dos impactos ambientais por meio de medicamentos orgânicos.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. HOMEOPATIA NOS ANIMAIS DE PRODUÇÃO 6
3. BOI ORGÂNICO 8
4. A HOMEOPATIA E O TRATAMENTO DAS VACAS LEITEIRAS 9
5. CASO CLÍNICO 11
6. CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
INTRODUÇÃO
A homeopatia veterinária é um tratamento alternativo que visa curar enfermidades de forma menos ofensiva para o organismo do animal, utiliza-se pequenas doses de medicamento com o intuito de promover a cura de forma passiva e menos prejudicial.
Segundo Mônica F. A. SOUZA a Homeopatia tem como fundamento o tratamento de cada organismo de forma específica, visando as suas especificidades. Com base no que foi dito, a conduta do médico veterinário homeopata é a de especificar o paciente, buscando ao máximo todos os sintomas individuais, estranhos e peculiares apresentados, entendendo que o que é digno de curar é o paciente e não a doença propriamente dita.
De acordo com Samuel Bovy de Castro Costa (2015), os medicamentos homeopáticos possuem diversas finalidades e estão diretamente ligados ao controle de ansiedade e medo em processos pré-cirúrgicos, além disso, a homeopatia é responsável por auxiliar também nos procedimentos pós- cirúrgicos amenizando riscos de infecção e acelerando o processo de cicatrização.
Os medicamentos utilizados nesse tratamento possuem origem natural o que diminui os efeitos colaterais, o custo de obtenção também é menor o que leva a alguns proprietários aderirem a tal alternativa, o medicamento é desenvolvido de acordo com o que é observado no paciente.
Hahnemann começou a reduzir as doses numa técnica de diluição em água e álcool, em escala centesimal progressiva, tendo o cuidado de homogeneizar cada diluição através de um procedimento nomeado por ele de sucussão. O criador da Homeopatia surpreendeu-se com os resultados, pois os medicamentos preparados por esta técnica além de apresentarem uma redução das agravações dos sintomas observadas nas doses altas, eles adquiriam maior potencial curativo.(FUTURO,2012,P.1)
A prática homeopática além de contemplar o bem-estar animal pode ser considerada uma alternativa aos medicamentos alopáticos, em função de seu menor custo e sua mais fácil administração (uma vez que o medicamento pode ser fornecido na água, ração ou sal mineral), de forma que os animais não são submetidos à contenção e traumas, como pela aplicação de injeções. COSTA e col.(2009)
Há também uma grande desconfiança com relação aos tratamentos convencionais em geral, aos antibióticos e corticosteróides em particular, que são associados a reações medicamentosas adversas. Essa desconfiança leva muitas pessoas à procura de uma terapia mais suave. COSTA e col.(2009)
HOMEOPATIA NOS ANIMAIS DE PRODUÇÃO
A homeopatia tem se tornado cada vez mais utilizada em determinadas áreas da Medicina Veterinária, desde a clínica de pequenos animas até os grandes rebanhos de animais de produção.
O setor pecuarista tem, igualmente, experimentado um aumento no interesse pela homeopatia. As razões desse fato, no entanto, diferem fundamentalmente da situação dos animais de estimação. COSTA e col (2009)
Isso pode ser comprovado na medicina veterinária, onde cresce o número de veterinários interessados em conhecer a terapêutica homeopática, ora por livre iniciativa e busca de novos conhecimentos científicos, ora por sofrerem pressões de clientes e até de movimentos ecológicos. CARMO (2002)
Como seus custos são de menor valor, para os proprietários o lucro será maior e seu animal será menos afetado com as ações dos medicamentos e a recuperação será mais rápida.
Os lucros também podem ser contabilizados de outra forma, beneficiando o proprietário e o clínico, já que os medicamentos homeopáticos custam menos que os alopáticos e permitem que a recuperação do organismo ocorra em curto período de tempo. (CARMO,2002,P.3)
Em animais de produção como bovinos de corte a homeopatia está presente em:
• Interrupção do ciclo da mosca de chifre
O Manejo Homeopático não apresenta ação inseticida sobre as moscas de chifre adultas, porém estas moscas morrem entre 7-30 dias. No entanto quando as fêmeas da mosca de chifre, abandonam o gado bovino e procuram as fezes (bovinas exclusivamente) para realizar a ovospostura, inicia a ação da HOMEOPATIA. As larvas eclodem nas fezes, porém as formas jovens das larvas (denominadas L1 e L2), não conseguem realizar a metamorfose em pupa. Desta forma interrompemos o ciclo, ressalvado a dificuldade de um controle mais eficaz é atentos a autonomia de vôo da mosca de chifre (até 20 Km em 24 horas). CARMO (2002)
...