O Resumo Anestesiologia
Por: bella_czm • 24/4/2023 • Resenha • 2.181 Palavras (9 Páginas) • 105 Visualizações
Anestesiologia
2° ETAPA
ANESTESIA INJETAVEL
Barbitúricos x Não barbitúricos
induz o estudo da inconsciência apropriada p/intubação.
Vias de adm.: IV,
Bolus: uma quantidade única aumenta o pico plasmático de uma vez, mais usados para procedimentos extremamente rápido ou suturas; é a adm. de medicamento em tempo menor ou igual a 1min.
Bolus intermitente: aplica uma quantidade, quando ela atinge o topo e diminui, quando estiver diminuindo aplica novamente. É a adm. do medicamento em tempo superior a 60 min, mas não é continuo (ex.: IV em 2hrs/1x/dia).
Infusão continua: fica sempre pingando, ocorre em tempo superior a 60min e sem interrupções.
[pic 1]
Vantagens: tempo de ação rápido, não é explosivo, não induz poluição (não é irritante p/vias respiratórias), pode ajustar a dose para o melhor efeito desejado.
Desvantagens: não tem antagonista, pode ocorrer efeitos indesejáveis, flebite, tromboflebite, pode ter dificuldade de canular a veia de pequenos, dependendo do fármaco se aplicar fora da veia pode causar necrose ou irritação tecidual e é porta de entrada p/patógenos diretamente na circulação.
Indicações: indução de anestesia, p/procedimento rápidos, suplemento da anestesia inalatória e manutenção da anestesia por infusão continua ou adm. de doses intermitentes.
Mecanismos de ação: intensifica a ativação GABA -> hiperpolarização do neurônio pós sináptico -> inativação -> depressão do SNC e perda da consciência.
BARBITURICOS
TIOPENTAL: ele é lipossolúvel (é um pó diluente e pode ser mantido na geladeira por até 7 dias – depois acontece diminuição do efeito), de ação rápida e de efeito acumulativo (em obesos); usado para eutanásia. É biotransformado pelo fígado e é excretado pelo rim.
Ele causa hipotermia, depressão respiratória dose dependente, diminui o fluxo sanguíneo renal e causa depressão fetal. Na falta de propofol pode usar tiopental, são as mesmas vantagens, mas o tiopental tem desvantagens muito maior.
Vantagens: é barato, não precisa de equipamentos específicos para usar, ou seja, praticidade para aplicar e obtém bons planos anestésicos com ele.
Desvantagens: não tem antagonista para ele, não deve ser usado em infusão continua nem em cesárias (causa diminuição do tônus uterino, não deve ser usado em gestantes), se aplicado fora da veia pode causar lesões teciduais (necrose da área), pode causar delírio e excitação na indução (Se usado com algum alfa-2 agonista e Fenotiazinicos pode aumentar os efeitos excitatórios), contraindicado para pacientes cardiopatas, hepatopatias (doenças no fígado), nefropatas (qualquer doença ou disfunção dos rins) ou em choque e não proporcionam bom relaxamento muscular.
NÃO BARBITURICOS
ALQUIFENOL (propofol): é viscoso e leitoso, insolúvel em água e deve ser aplicado IV, não causa danos tecidual se aplicado fora, pode causar hipnose e sedação e a recuperação é tranquila. Assim que abrir o recomendado é usar dentro de 6hrs, após esse tempo deve descartar pois ele tem muito crescimento bacteriano e produção de endotoxinas.
Causa rápida perda de consciência, recuperação mais rápida quando em Bolus (uma quantidade única aumenta o pico plasmático de uma vez – procedimentos extremamente rápidos ou suturas), sua metabolização acontece no fígado, pulmão, parede intestinal, plasma e rins. Age no sistema cardiovascular (redução da pressão arterial, frequência cardíaca,etc.), SNC (pouco miorrelaxante, PIC – pressão intracraniana, aplicar devagar etc.), sistema respiratório (apneia, redução da frequência respiratória), hipotermia, pedalagem, etc.
- Em felinos pode causar anorexia e diarreia (os felinos tem deficiência de acido hialurônico) evitar a infusão continua, mas pode ser usado em dose pequena. Em felinos também pode fazer uso de lidocaína antes do propofol para promover maior conforto.
Em grandes deve ser limitado devido ao valor, vai ser usado muito volume então vai sair mais caro.
COMPOSTO IMIDAZÓLICO (etomidato): usado na indução por promover mínima depressão cardiorrespiratória; deve ser diluído em propilenoglicol; ½ vida em 3 minutos – tem uma ação muito curta; excreção renal e biliar; sua metabolização é hepática e esterase plasmáticas. Pode ser associado com benzodiazepínicos.
Indicação: para cardiopatas, pacientes graves e indução para procedimentos neurológicos. Usado em ASA 4 e ASA 5.
Desvantagens: pode causar mioclonia (contração muscular involuntária repentina), excitação, náusea e vomito (pode usar antiemético antes do etomidato), pode causar tromboflebite (coágulos de sangue nas veias superficiais); dói infundidade (IM).
Causa pouca efeitos cardiorrespiratórios, no sistema digestório reduz motilidade e tônus (se o animal não estiver bem sedado pode causar vomito).
NEUROESTEROIDE (alfaxalona): é derivado da progesterona, é um bom relaxante muscular, causa mínimos efeitos cardiorrespiratórios, tem rápida recuperação, pode ser aplicado IV, SC, IM (provoca excitação, ataxia – perda da coordenação de movimentos musculares voluntários - e hiperatividade); Não está presente no Brasil.
Pode causar hipotermia, aumento da frequência respiratória, taquicardia.
TIVA x PIVA
ANESTESIA TOTALMENTE INTRAVENOSA (TIVA)
É a infusão de uma associação de fármacos que causam analgesia, hipnose e relaxamento muscular.
usado em cirurgias curtas (de 45 a 60 min – acima de 90min tem risco de sobredose);
Vantagens: fácil adm., não causa poluição ambiental, promove menor mortalidade (provavelmente por causar menor depressão cardiovascular), boa manutenção na função cardiorrespiratória, acumulo mínimo de fármacos em anestesias de curta duração, boa qualidade de recuperação em anestesias de curta duração;
Desvantagens: difícil controle do plano anestésico, difícil monitoração a campo, recuperação mais lenta, qualidade inferior de recuperação, acumulo de fármacos e aumento da mortalidade em anestesias longas; dificuldade de fornecer oxigênio a campo e cateterização de 2 vasos sanguíneos (TIVA e fluido).
...