A influência do bem estar e do estresse dos cavalos atletas
Por: Nayara Costa • 13/2/2016 • Resenha • 3.170 Palavras (13 Páginas) • 678 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UeVA
EQUIDEOCULTURA: A INFLUÊNCIA DO BEM ESTAR E ESTRESSE DOS CAVALOS ATLETAS
Francisca Nayara Nascimento Costa
Graduanda no curso de Zootecnia
- RESUMO
Na Equideocultura, que compreende a criação de eqüinos, asininos e muares, também se tem buscado adequar a criação destes animais às leis de bem-estar e aos princípios da ambiência. O bem-estar animal é fundamental importância e não deve ser deixado de lado por qualquer lucro ou influências competitivas. Não se devem medir esforços para cumprir as leis de conduta de onde todo animal deve ser tratado com visão de que seu bem-estar deve estar acima da vontade dos criadores e treinadores e acima de qualquer motivo financeiro e/ou competitivo.
Som alto, luzes e a presença de cavalos diferentes podem aumentar a tensão do animal. O estresse provoca queda da taxa de açúcar, o que interfere no desempenho do cavalo e pode trazer outras conseqüências. Os eqüinos, apesar da força reconhecida, são extremamente sensíveis às mudanças. E até os cavalos atletas, acostumados a viajar, participando de feiras e competições, podem sentir os efeitos do trânsito e da mudança de rotina. O estresse pode ser amenizado com preparação no rancho, principalmente para os cavalos iniciantes, além de cuidados com a alimentação.
Embora os cavalos apresentem características excepcionais, como a capacidade de aumentar seu consumo de oxigênio e sua ventilação muito rapidamente, quando necessário; ou mesmo de contrair o baço ao início do exercício e dobrar sua capacidade de transporte de oxigênio sanguíneo; ou ainda, de suportarem uma inóxia arterial, e, por vezes, até mesmo hipercapnia, durante um grande esforço, no momento em que foram designados à competição, acabaram por serem submetidos a situações de estresse, que não ocorreriam, nem de maneira crônica, no ambiente selvagem. Eles permanecem confinados durante grande parte do tempo e submetidos a uma rotina de exercícios pré-estabelecida. Frente a este cenário, característica de grandes centros de treinamento, considerou-se a possibilidade do cavalo de corrida experimentar, por vezes, alguma situação de estresse, que acabasse por afetar sua saúde e bem-estar, e, conseqüentemente, sua performance.
Palavras–chave: Bem-estar. Estresse. Eqüinos.
- ABSTRACT
In Equideocultura, comprising the creation of horses, donkeys and mules, also
has sought to adapt the creation of these animals to welfare laws and the principles of ambience. The animal welfare is extremely important and should not be overlooked by any profit or competitive influences. One should not measure efforts to enforce laws of conduct which every animal should be treated wiht the view that their welfare should be above the will of breeders and trainers and above any financial and/or competitive reason.
Loud sound, lights and the presence of different horses can increase the tension of the animal. Stress causes drop in sugar levels, which affects the horses’s performance and can bring other consequences. Horses, deposite the recognized power, are extremely sensitive to changes. Even the horses athletes, accustomed to traveling, attending fairs and competitions, can feel the effects of traffic and the change of routine. Stress can be alleviated with peparation at the ranch, especially for novice horses, and nutritional care.
Although the horses presenting exceptional features such as the ability to increase your oxygen intake and its ventilation very quickly when needed; or even to contract the spleen to the beginning of the year and Double its blood oxygen transport capacity; or, the withstand a blood inóxia, and sometimes even hypercapnia during a major effort in time that have been assigned to the contest, just by being subjected to stress, which would not occur, or in a chronic way, in the wild. They remain confined for much of the time and undergoing a routine pré-set exercises. Given this scenario, characteristic of large training centers, it considered the possibility of racehorse try sometimes some stressful situation that it begins to affect your health and well-being, and consequently its performance.
Keywords: Welfare. Stress. Horses.
- REVISÃO DE LITERATURA
A equideocultura no país está em uma fase de exponencial crescimento e valorização. Cuidar de um cavalo é uma atividade que requer grande responsabilidade. Uma boa solução para o animal é passar parte do dia ao ar livre, em que se mantém em prática mesmo que não seja incitado a fazer exercício e outra parte do dia no estábulo; assim, o cavalo torna-se mais fácil de montar do que se estivesse todo o dia encerrado. Deixar o cavalo sempre ao ar livre ou sempre no estábulo são outras opções. No primeiro caso é necessário ter uma pastagem abundante,numa fonte de água fresca e abrigo contra o mau tempo do Inverno e os insetos no verão, nestas condições deve ser dado ao cavalo um complemento alimentar pois apenas a pastagem não é suficiente para manter o cavalo em forma. No caso do cavalo estar encerrado é preciso evitar o tédio visto que o cavalo não está no seu ambiente natural e é também essencial que o tratador entenda a psicologia do cavalo.
Particularmente na espécie eqüina, as diferentes formas de utilização, tais como meio de transporte, ferramenta de conquistas, trabalhos e esportes determinaram, desde a domesticação, mudanças na forma de criar e manter os cavalos. As principais mudanças foram a restrição do tamanho das áreas disponíveis ao pastejo, da diversidade de alternativas alimentares e do tempo disponibilizando para o cavalo se alimentar no dia. Estas mudanças desrespeitam uma das principais, se não a principal, particularidade evolutiva desta espécie, o complexo anatômico e fisiológico do aparelho digestório. Esta estratégia de criação e utilização do cavalo desencadeou a simplificação da dieta em duas classes principais de alimentos, os volumosos (pastos e forragens conservadas) e concentrados (alimentos com alto conteúdo energético e/ou protéico), com a preocupação quase que exclusiva de atender as necessidades nutricionais sem levar em consideração aspectos relacionados às formas de disponibilização destes alimentos e o comportamento alimentar dos eqüinos.
...