A Atividade Reflexiva Desafios da Docência
Por: Kécia P G Bicalho • 10/4/2021 • Trabalho acadêmico • 536 Palavras (3 Páginas) • 197 Visualizações
Nome: Kécia Pereira Gonçalves Bicalho
RGM: 22360115
Polo: Ipatinga
Atividade Reflexiva – Unidade I: O Aluno “Docente”: Possibilidades e Desafios do Estágio
O ensino de Ciências, assim como em qualquer outra área de ensino, tem se tornado um desafio nos dias atuais. Por muitos anos a educação no Brasil seguiu um modelo tradicional de ensino onde o professor transmite diretamente o conhecimento e os alunos escutam. De acordo com Costa e Batista (2017) “é muito comum no cotidiano escolar, nós, professores, notarmos as dificuldades dos nossos alunos em associar o conteúdo transmitido em sala de aula com a sua própria realidade à volta”. Com isso podemos identificar que a docência de Ciências requer uma relação constante entre a teoria e a prática e o professor deve despertar no aluno o interesse pelos estudos.
Vários estudos de casos realizados no Brasil mostram que há ainda predominância do sistema tradicional de ensino, como mostra Fourez (2003), porém o ensino de Ciências não deve transmitir somente a teoria. Ele deve tomar a experimentação como parte do processo de aprendizagem. Para o autor é necessário aproximar teoria e prática, criar uma didática de ensino criativa, respeitando a especificidade de cada turma e aluno, de modo a findar com a crise no ensino de Ciências.
Existem inúmeras atividades, recursos e estratégias diferenciadas que podem ser criadas e aplicadas aos alunos a fim de consolidar a aprendizagem, tais como: laboratório, utilização de tecnologia da informação e comunicação, confecção de jogos, dramatizações, aula em campo, dentre outras.
Contudo, as atividades práticas ou experimentais quanto utilizadas apenas para ilustrar ou comprovar teorias anteriormente estudadas são limitadas e não contribuem para o aprendizado do aluno. Portanto é necessário muito esforço e estudo do professor para aplicar uma didática favorável ao ensino. Bizzo (2002) argumenta:
(...) o experimento, por si só não garante a aprendizagem, pois não é suficiente para modificar a forma de pensar dos alunos, o que exige acompanhamento constante do professor, que deve pesquisar quais são as explicações apresentadas pelos alunos para os resultados encontrados e propor se necessário, uma nova situação de desafio.
Por fim, é possível compreender que as atividades experimentais e reflexivas, quando aplicadas com a didática correta, são importantes não só para despertar a curiosidade do aluno pelas ciências, mas também parte da formação de um ser humano crítico, capaz de realizar questionamentos e buscar soluções. Por isso a atividade de professor de ciências exige tempo, dedicação e muita criatividade para despertar o interesse dos alunos.
REFERÊNCIAS
BIZZO, Nélio. Ciências: fácil ou difícil. São Paulo: Ática, 2002.
BRASIL, Editora do. Papo com os autores – Porquê e como ensinar Ciências. Youtube, 8 ago. 2019. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=N7A50CwsRu4&ab_channel=EditoradoBrasil>. Acesso em: 09 abr. 2021.
Costa, G. R., & Batista, K. M. (2017). A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 7(12). Disponível em: < https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/20>. Acesso em: 08 abr. 2021.
...