A Avaliação a Distância
Por: mabi_30 • 18/4/2023 • Trabalho acadêmico • 1.161 Palavras (5 Páginas) • 238 Visualizações
2a. Avaliação a Distância – 2022/2
Disciplina: Introdução à Zoologia
Data limite para entrega 16/10/2022
Nome: Maria beatriz Cardim Rezende
Pólo: SG
QUESTÕES
- Dentre os metazoários, encontramos duas grandes linhagens, Protostomia e Deuterostomia. Descreva em que aspectos o desenvolvimento embrionário da linhagem dos protostomados se diferencia da dos deuterostomados. (2,0 pontos)
R: Os aspectos da linhagem que diferenciam os protostomados dos deuterostomados são: a origem embrionária da boca, que é na verdade como as coisas são formadas. Por exemplo: os dêuterons em seu estágio inicial formarão primeiro o ânus e a boca, enquanto os protostômios formarão a boca e o ânus primeiro, isso porque nestes animais o verme adulto não virá do embrião como antes, mas sim, através do novo Formato. Ou seja, eles acabam sendo algo completamente diferente. Exemplos de protozoários são caracóis e lesmas, enquanto os deuterostômios são peixes, anfíbios, répteis e pássaros.
- Os animais que se alimentam de matéria orgânica depositada no substrato marinho ingerem, juntamente com o alimento, muito sedimento. Como consequência, esses animais, denominados depositívoros, principalmente os não seletivos, apresentam tubos digestivos longos e/ou com muitas ramificações. Explique por que ter um tubo digestivo longo e/ou com muitas ramificações é mais vantajoso para animais depositívoros não seletivos. (1,0 pontos)
R: Ter o tubo digestivo longo e/ou com muitas ramificações acaba ficando mais vantajoso para animais depositívoros não seletivos, por que esse tudo facilita a absorção de nutrientes por causa da maior superfície de parede do tubo em contato com os alimentos. Já os depositívoros não seletivos, que são os animais que se alimentam normalmente do sedimento alimentar e, assim digerem o material orgânico associado ao alimento, como detritos e microorganismos. Dessa forma, o animal se movimenta de maneira constante para pegar o máximo de sedimento possível.
- Por que os animais pastadores são geralmente herbívoros no ambiente aéreo? (1,0 ponto)
R: A maioria são herbívoros porque pastadores mesmo tendo boa locomoção, não usam disso para se alimentar, então eles se alimentam de organismos sésseis, já os aéreos comem geralmente plantas.
- Os Annelida Oligochaeta (minhocas) são animais metamerizados, os quais se utilizam de um sistema hidrostático para se locomover. Descreva este sistema. (1,0 ponto)
R: Este animal usa o líquido celomático, que é basicamente composto por água contendo íons dissolvidos, a água tem a função de agir como uma espécie de alavanca, semelhante a um músculo. Com contrações alternadas, este esqueleto permite sustentação dos seres que o possui, como a locomoção através da ação coordenada da musculatura antagônica que ocorre através do esqueleto hidrostático.
- Animais como os barbeiros e sanguessugas apresentam habito alimentar hematófago. Sabendo que esses animais se originaram se ancestrais predadores mastigadores, descreva duas modificações ocorridas em seu tubo digestivo, em relação aos seus ancestrais. (1,0 ponto)
R: Como animais sanguinários, a evolução começou com o mecanismo que usavam para obter alimento, no qual agarravam presas maiores para retirar todos os fluidos que continham os nutrientes de que precisavam para sobreviver, ao contrário de seus ancestrais predadores, eles comem a vida inteira quando caçam suas presas. Que é menor que o predador. Pode-se dizer que o hábito hematófago é uma espécie predatória, e esse hábito exige uma grande modificação de sua morfologia, tornando-o muitas vezes diferente de outros animais do mesmo grupo, e essas mudanças também causaram a evolução do sistema digestivo, A estrutura de imersão do alimento não é mais necessária, agora é necessário apenas absorver os nutrientes do líquido ingerido e descartá-lo.
- Muitos animais aquáticos se deslocam passivamente no meio. Comente as estratégias apresentadas por esses animais para aumentarem sua capacidade de flutuabilidade. (1,0 pontos)
R: As estratégias adaptativas apresentadas por esses animais para aumentar a capacidade de flutuabilidade são: Redução do conteúdo de elementos pesados, animais que possuem carapaças e conchas, possuem essas estruturas reduzidas e /ou internas, como as Lebres -do -mar. Outra forma de redução é através da diluição do corpo. Animais como as medusas, por exemplo, a porcentagem de água no corpo pode ser maior que 95%, diminuindo a taxa de a fundamento, outros animais substituem íons pesados como Magnésio e Sulfato por íons mais leves como Sódio e Cloro, como exemplos desses animais, podemos citar várias formas plactônicas como as salpas, os ctenóforos e algumas formas de lulas. O armazenamento pelos animais de óleos e gorduras também auxiliam na redução da taxa de afundamento, por serem substâncias que possuem uma densidade menor que a água. Existem animais que possuem uma câmara de ar, onde é secretado um gás que contra balança o peso da concha, diminuindo a densidade em relação a água. Em peixes ósseos existe a presença da bexiga natatória, que secreta e absorve gás, variando o seu volume interno de acordo com a profundidade em que o peixe esteja. O aumento da superfície relativa de um animal também diminui a taxa de afundamento, como em corpos alongados, achatados, projeções no corpo na forma de cerdas longas e o aumento do número de cerdas.
...