A BOTÂNICA CRISTINI
Por: cristini rodrigues • 15/10/2019 • Trabalho acadêmico • 821 Palavras (4 Páginas) • 258 Visualizações
Relatório da aula prática 3 de botânica 2
Introdução
Na aula prática foram descritas 4 experiências para serem realizadas em casa durante 10 dias observação. Os experimentos tratam das condições que as plantas precisam para se desenvolverem e que ocorre com situações de adversidade em relação ao seu desenvolvimento.
Experiência 1
A primeira experiência tratava-se de observar o crescimento de 50 sementes que germinassem em um curto período, em diferentes condições ambientais. A sementes escolhida foi o feijão. A experiência consistia em observar seu crescimento em situações adversas como frio, calor, presença de luminosidade, exposição da semente a temperaturas elevadas, e sementes que sofressem um pequeno dano em sua superfície através de utilização de uma lixa.
MATERIAS
- Grão de feijão
- Filme de PVC
- Algodão
- Copo descartável (10)
- Água
Método
Os feijões foram colocados em copos devidamente identificados.
Copo 1 – Claro
Neste copo foram colocadas 5 sementes de feijão juntamente com algodão embebido em água. O mesmo foi feito em um copo controle contendo a mesma quantidade de feijão com a mesma identificação. O copo foi vedado com filme PVC exposto à luminosidade.
Copo 2 – Escuro
Neste copo foram colocadas 5 sementes de feijão juntamente com algodão embebido em água. O mesmo foi feito em um copo controle contendo a mesma quantidade de feijão com a mesma identificação. O copo foi vedado com PVC e armazenado em local com ausência de luminosidade
Copo 3 - geladeira
Neste copo foram colocadas 5 sementes de feijão juntamente com algodão embebido em água. O mesmo foi feito em um copo controle contendo a mesma quantidade de feijão com a mesma identificação. O copo foi vedado com PVC e armazenado em geladeira
Copo 4 – LIXA
Neste copo foram colocadas 5 sementes de feijão juntamente com algodão embebido em água. Neste caso a semente foi lixada em sua casca antes de ser armazenada, após este procedimento a semente foi colocada no copo com água com algodão embebido e o copo foi vedado com filme PVC. A semente se manteve exposta à luminosidade.
Copo 5– água quente
As sementes de feijão foram submetidas a água quente a ponto de fervura por cerca de dois minutos. Após este procedimento as sementes foram armazenadas no copo descartável em algodão embebido em água. O copo foi vedado com PVC e as sementes se mantiveram em ambiente de luminosidade durante o período de observação.
[pic 1]
Figura 1 Sementes após 10 dias
[pic 2]
Experiência 2
Foram observadas por 10 dias as sementes de monocotiledôneas (milho) e dicotiledôneas (feijão).
Materiais
- PVC
- Cinco grãos de feijão e 5 grãos de milho
- Algodão
- Copo descartável
Procedimento
Os feijões foram colocados em copo descartável em algodão embebido em água e vedados com PVC. O mesmo procedimento foi realizado com milho.
[pic 3]
Figura 2 milho 2 dia
[pic 4]
Figura 3 feijão 2º dia
[pic 5]
Figura 4 Feijão 4º dia aberto
[pic 6]
Figura 5 milho 4º dia
[pic 7]
Figura 6 feijão 6º dia
[pic 8]
Figura 7 feijão 8º dia
3º experimento
Observar a germinação de sementes de alpiste em ausência de luminosidade e em ambiente iluminado.
Materiais
- Uma meia calça
- Areia
- Alpiste
- Caixa de sapato
- Papel alumínio
- Fita crepe
- Prato para plantas
Procedimento
Cortar dois pedaços da perna da meia calça, uma para cada experimento, colocar areia e a semente de alpiste por cima e depois dar um nó. Colocar em pratinho com água para que a umedecer a areia. Após isso, colocar um em local seco e arejado e o outro em uma caixa de sapato com um furo.
...