A Biomassa
Por: Iasmin Medeiros • 15/8/2016 • Resenha • 609 Palavras (3 Páginas) • 908 Visualizações
BIOMASSA
A biomassa é formada por qualquer material orgânico desde que possa ser utilizado em algum processo de produção de energia. A cana-de-açúcar, a mamona, o girassol, a soja e o milho são alguns exemplos de biomassa que são muito utilizados no Brasil. Porém, para fins energéticos, os tradicionais combustíveis fosseis, como o carvão mineral e o gás natural, não são considerados como biomassa, mesmo sendo derivados diretos de matéria orgânica. Com isso, a produção de energia através da biomassa pode ser considerada um recurso natural renovável.
A prática da produção de energia através da biomassa existe desde as mais primitivas civilizações, quando o ser humano já a utilizava para produzir fogo e usá-lo como fonte de calor e de luz. Logo depois, os homens passaram a explorar os metais, minérios e minerais. Durante muito tempo, a madeira foi a principal fonte de energia e a biomassa só deu seu grande salto com a chegada da revolução industrial. Com o avanço da tecnologia a vapor, a biomassa teve um papel importante para se obter energia mecânica, sendo aplicada na indústria e no transporte.
Esse tipo de produção de energia, além de ter um baixo custo de aquisição, ainda possui várias vantagens ambientais se comparada a outros meios de produção. A não emissão de dióxido de enxofre e o fato de não emitir nada que possa contribuir para o efeito estufa são algumas dessas vantagens. Porém, também existem algumas desvantagens, como por exemplo o menor poder calorífico e as dificuldades no estoque e armazenamento.
A biomassa oferece quatro formas de transformá-la em energia, são elas: a pirólise, a gaseificação, a combustão e a co-combustão. A pirólise consiste em acelerar a decomposição da biomassa através da exposição a altas temperaturas sem a presença de oxigênio, resultando em uma mistura de gases, óleos vegetais e carvão vegetal. A gaseificação é semelhante à pirólise, o que difere uma da outra é que a gasificação exige menor temperatura e resulta apenas em um gás inflamável. Já na combustão a queima ocorre a altas temperaturas e com muita presença de oxigênio, gerando vapor com altas pressão que pode ser utilizado em caldeiras e também para mover turbinas. Na co-combustão parte do carvão mineral utilizado em urnas termoelétricas é substituído por biomassa, reduzindo significativamente a emissão de poluentes. E a energia gerada em cada um desses processos pode ser convertida em três produtos: combustíveis, calor e eletricidade.
Um dos gases que é possível se obter através da biomassa é o biogás, que é um biocombustível que pode ser usado tanto em fogões como na geração de energia. O biogás não era tão utilizando até pouco tempo atrás, porém, o aumento no preço dos combustíveis convencionais vem estimulando cada vez mais a utilização desse artifício renovável. A geração de energia elétrica através do biogás pode ser feita com motores de combustão interna adaptados para o biogás e contribuirá com o saneamento urbano, pois utilizará resíduos que antes não serviriam para praticamente nada.
Os biocombustíveis são todos os combustíveis derivados de matéria prima orgânica. E, assim como o biogás, existem também outros tipos de biocombustíveis que podem ser utilizados para os mesmos fins, mudando apenas suas características de custo,
...