A CARCATERIZAÇÃO E JUSTIFICATIVA
Por: Priscila Ferreira • 4/11/2019 • Projeto de pesquisa • 804 Palavras (4 Páginas) • 259 Visualizações
1 CARCATERIZAÇÃO E JUSTIFICATIVA
O sagui-de-tufos-brancos (Callithrix jacchus Linnaeus, 1758) pertencem a ordem Primates e a família Callitrichidae, grupo formado pelos menores primatas antropoides. Habita florestas arbustivas da Caatinga e a Mata Atlântica do Nordeste brasileiro (RYLANDS,2012).
São animais de pequeno porte com peso entre 350 e 450 gramas, pelagem cinza claro, estriada nas orelhas e com uma mancha branca na região frontal da cabeça. A cauda é maior do que o corpo e tem a função de garantir o equilíbrio do animal, aspecto importante devido ao seu modo de vida arborícola. Essa espécie alimenta-se de insetos, aranhas, pequenos vertebrados, ovos de pássaros, frutos e são também gumívoros, ou seja, alimentam-se da goma exsudada de troncos de árvores gumíferas. Esta goma serve de fonte de carboidratos, cálcio e algumas proteínas. Os saguis dispendem cerca de 25 a 30% de seu tempo ativo, procurando por alimentos (MARROIG ET AL. 2004).
Segundo Stevenson&Rylands (1988) eles formam grupos de 2 a 13 indivíduos, normalmente com uma fêmea reprodutora. O cuidado da prole principalmente por machos adultos é uma característica social, sendo considerado como uma estratégia da fêmea reprodutora para haver menos gasto de energia e consequentemente garantir sucesso.
De acordo com Raylands(2009) essa espécie de sagui é muito comum e de fácil adaptação ao cativeiro, aspecto que estimula a captura clandestina desses animais.
A reintrodução de espécies é uma importante ferramenta de conservação e consiste na soltura intencional de um organismo em um local que fazia parte de sua distribuição nativa. O processo de reintrodução é bastante complexo e são necessários diversos cuidados antes de colocá-lo em prática (IUCN,2014).
Diante do exposto acima e visto que o Callithrix jacchus Linnaeus, 1758 é um animal endêmico, silvestre e possui uma grande importância ecológica se fazendo necessário a reintrodução para fins de conservação desta espécie.
2 OBJETIVO GERAL
Reintrodução de um filhote de Callithrix jacchus Linnaeus, 1758 na Unidade Conservação Parque Estadual Dois Irmãos-PE.
3 METAS
- Analisar a necessidade de soltura
- Verificar o comportamento do animal bem como se há relação de dependência do animal;
4 METODOLOGIA
O trabalho será realizado no Parque Estadual dois Irmãos - PE que é um dos maiores fragmentos urbanos de mata atlântica de Pernambuco (cerca de 384 hectares), o Parque Estadual Dois Irmãos é considerado um dos principais centros de conservação da natureza do país. Além de reunir exuberante ecossistema de plantas e animais de vida livre, como preguiças, saguis, quatis, capivaras e aves diversas, abriga em 14 hectares de área construída o Zoológico do Recife, com cerca de 700 animais em cativeiro, entre peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. O Parque Dois Irmãos representa ainda os zôos do Norte e Nordeste e se destaca pelos eventos pioneiros e atividades inovadoras nas áreas de educação ambiental e reprodução de animais em cativeiro.
A coleta de dados será realizada no período de 1 mês com um filhote de Callithrix jacchus Linnaeus, 1758. A pesquisa começará as 07:30 da manhã visto que são animais de hábitos diurnos.
O processo para iniciar a reintrodução se dará da seguinte forma: colocar alimentos em um bancada próxima ao recinto para o bando local, e colocar os mesmo alimentos dentro do recinto para o filhote e observar o seu comportamento. Após 1 semana, irá interligar o recinto do filhote com a bancada de alimentos do bando externo e das arvores ao redor com intuito de facilitar a aproximação do filhote do recinto com o bando. Durante este período tanto o filhote que está no recinto quanto o bando serão observados e à partir desta observação se fará uma análise para decidir se será viável a reintrodução deste filhote. Os dados que serão relevados para tomada de decisão serão os seguintes: se o animal se adaptou a alimentação, se interagiu com o bando externo, se o bando externo aceita a aproximação do filhote.
...