A COORDENAÇÃO-GERAL DE SANGUE E HEMODERIVADOS
Por: joiceborgesuriel • 15/12/2022 • Relatório de pesquisa • 534 Palavras (3 Páginas) • 107 Visualizações
[pic 1] | [pic 2] MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO HOSPITALAR E DE URGÊNCIA COORDENAÇÃO-GERAL DE SANGUE E HEMODERIVADOS PROGRAMA DE AVALIAÇÃO EXTERNA DA QUALIDADE TERMO DE ADESÃO – Imuno-hematologia | Folha: / |
O Irmandade do Hospital e Materndade Cel Juca Ferreira situado à Rua Monteiro de Barros, 179 - Centro, Santa Cruz das Palmeiras, SP, inscrito no CNPJ n° 49.784.424/0001-49 e no CNES n° 2080745, representado pelo(a) diretor(a) Oleno de Moraes Bastos, tendo como responsável técnico(a) Dr. Renato Gustavo Gonzalez Feltrin, inscrito(a) no Conselho Profissional CRM n° 94079, adere, voluntariamente, ao Programa de Avaliação Externa de Qualidade em Imuno-hematologia – AEQ-IH, coordenado pela Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde – CGSH/MS.
Objeto
A Avaliação Externa da Qualidade – AEQ IH é um programa oficial do Ministério da Saúde de adesão voluntária, confidencial, com caráter educativo e fornecido gratuitamente aos serviços de hemoterapia participantes.
Seu objeto consiste na disponibilização de controle de qualidade externo como ferramenta de gestão da qualidade dos serviços laboratoriais de imuno-hematologia de doadores e receptores de sangue.
Orientações aos Participantes
Ao aderir ao Programa, o Serviço de Hemoterapia – SH receberá anualmente cinco avaliações, sendo três avaliações práticas e duas avaliações teóricas.
São critérios de participação:
- Realizar avaliações teóricas e práticas retornando as informações solicitadas e os resultados dentro dos prazos estabelecidos.
- As amostras recebidas pelo Programa devem ser processadas como amostras de rotina, ou seja, nos mesmos equipamentos, com os mesmos reagentes e profissionais, seguindo os procedimentos padronizados pelo serviço.
- Analisar criticamente os resultados das avaliações e implementar medidas corretivas, preventivas e de melhoria.
- Responder as avaliações de forma individualizada, ou seja, sem troca de informações com outros SH participantes do Programa, para que os resultados representem sua própria rotina.
- Manter atualizados os dados cadastrais do serviço, informando à CGSH/MS qualquer modificação.
São critérios para o certificado:
- 100% de participação nas avaliações práticas e teóricas.
O SH participante que não atender aos critérios para o certificado, será classificado apenas como serviço participante do Programa.
O SH participante que deixar de participar de duas avaliações consecutivas (teórica ou prática) sem justificativa será automaticamente excluído do Programa.
A CGSH/MS poderá informar ao Hemocentro Coordenador o desempenho geral de sua hemorrede, sem a identificação individual do SH participante do Programa.
...