A Classificações dos Anfíbios
Por: Eduarda Naythellen Lima • 6/12/2018 • Trabalho acadêmico • 473 Palavras (2 Páginas) • 238 Visualizações
Classificações dos Anfíbios
Grupo dos anfíbios é dividido em Ordens, a ordem Anura que são os sapos, rãs e pererecas; a ordem Gemnophiona, conhecida como ápodes, um exemplo é a cobra-cega; e a ordem orudula ou caudata, exemplo de espécie são as salamandras.
Anura = É o grupo de espécies dos sapos, pererecas, rãs, no Brasil e no mundo é uma das espécies mais variadas. Essa espécie pode se encontrada em qualquer região, ou região, mas é tem as exceções, não vivem em região da desértica e antártica.
Sapos
Os sapos se diferenciam das outar espécies, pois não ter a presença de dentes, cauda e ter a capacidade de locomoção alto suficiente, pelo fato de suas pernas traseiras terem os músculos resistentes e serem alongadas. Possui a pupila alinhada, o crânio ossificado, e sua pele com aparência rugada, por traz dos olhos localizam-se glândulas paratóives, com a possibilidade de expelir veneno. A respiração é realizada nas brânquias, no pulmão e também na cutânea.
Figura 1
[pic 1]
Fonte: Macedo (2017)
Rãs
Essa espécie tem necessidade de se abitarem em locais úmido, ou em proximidade s de água pelo fato de terem a pele fina e permeável, isso se torna importante, pois esses animais necessitam da umidade para garantir a sua sobrevivência.
Figura 2
[pic 2]
Fonte: AGROTEC, (2013)
Pererecas
Tem sua alta suficiência de se deslocar de um lugar a outro, tem a pele fina e permeável.
Figura 3
[pic 3]
PERERECA Foto: Roberto L.M. Novaes;
Ápodes = Gimnophiona
Essa espécie possui em media 180 animais diferentes, com exemplo, a cobra-cega ou cilicias apresenta uma característica muito importante é que são animais que não possuem patas, o meio de locomoção desse animal é similar ao deslocamento de cobras. O termo “cobra-cega” é recorrente de que os olhos das Cecília são encobertos pelo os ossos ou pela a pele.
Figura 4
[pic 4]
Fonte: arkive.org
Urodela ou Caudata
Salamandra
Apresentam aproximadamente 515 espécies diversas, são animais que se destacam, pois eles possuem calda, o exemplo mais comum, são as salamandras e os tritões, as salamandras de destacam dos outros animais, por apresentarem patas quase que iguais em relação ao tamanho, a locomoção se dar por meio de ondulação lateral do corpo, parecido aos movimentos dos peixes, os tritões, seu habitat natural é o meio aquático. Alguns animais dessa espécie podem secretar veneno.
Figura 5
[pic 5] [pic 6][pic 7]
Referências
Figura 1, Disponível no site, Portal dos Animais, http://www.portaldosanimais.com.br/curiosidades/diferenca-entre-sapo-e-ra/, acessado em 25 de janeiro 2018.
Figura 2, Disponível no site, Gera Gestão Rural Activa, http://www.gera.com.pt/news/ranicultura-produ%C3%A7%C3%A3o-de-r%C3%A3s/, acessado em 25 de Janeiro 2018.
Figura 3, Disponível no site, Anfíbio & Répteis do Brasil, http://ardobrasil.blogspot.com/, acessado em 25 de janeiro 2018.
Figura 4, Disponível no site, Ciência à Bessa, http://scienceblogs.com.br/bessa/2011/09/bicho_bizarro_cecilia/, acessado em 25 de janeiro 2018.
...