TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gravidez Ectópica

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.373 Palavras (6 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 6

Explique como ocorre a ovulação.

R: A ovulação é a liberação ou expulsão de um ovócito do folículo ovariano por volta do 14º dia do ciclo menstrual, contado a partir do primeiro dia de menstruação. Surge então no Ovário uma cicatriz, o Corpo Lúteo, uma estrutura amarelada que passa a produzir grande quantidade de progesterona e estrogênio. Esses hormônios atuam juntos, preparando o útero para uma possível gravidez. O ovócito liberado é “captado” por uma das tubas uterinas, que ligam os ovários ao útero. Revestindo essas tubas internamente, existem células com cílios que favorecem o deslocamento do óvulo até a cavidade do útero.

2. O que é fertilização e onde ela ocorre?

R: É a união do espermatozoide com o óvulo e ocorre no terço médio da tuba uterina.

3. O que é nidação ?

R: É a implantação do embrião no endométrio uterino.

4. Defina gravidez ectópica.

R: A gravidez ectópica é uma complicação da gravidez, na qual o embrião se implanta fora da cavidade uterina.

5. Defina clivagem e blastômeros.

A Clivagem também é chamada de Segmentação, são repetidas divisões do zigoto provocando rápido aumento no número de células. Geralmente ocorre uma clivagem a cada dia, compreende a primeira divisão do zigoto até a fase de blástula.

Blastômeros são células resultantes da clivagem, são embrionárias e tornam-se menores a cada divisão por clivagem que ocorre.

6. Explique o que é mórula e quando ela surge.

R: Mórula é o primeiro estado de desenvolvimento do embrião dos animais e surge depois do zigoto começar a dividir-se para formar uma esfera com 64 células.

7. Descreva um blastocisto (pode desenhar se quiser)

Um blastocisto é um embrião com 5 ou 6 dias de vida (em alguns casos, 7 dias) e que é composto por aproximadamente 200 células. Comparativamente aos embriões com menos dias, este embrião apresenta uma estrutura celular mais diferenciada, composta por uma cavidade central (cavidade do blastocelo) e por dois tipos de células: as células da trofoectoderme (que mais tarde se vão desenvolver e formar a placenta) e as células da massa celular interna (que irão formar o feto). O blastocisto representa o estagio de desenvolvimento embrionário prévio à implantação no útero materno. Esta cavidade, a blastocele, se expande rapidamente até o embrião adquirir a aparência de uma esfera oca, o blastocisto, o qual possui uma camada

única de células pavimentosas externas, o trofectoderma, que irá dar origem às membranas embrionárias e à placenta e um botão de células menores internas, dito botão embrionário ou massa celular interna, que dará origem ao feto propriamente dito

8. O que é trofoblasto e embrioblasto?

Camada de células epiteliais que constitui a parede externa do blastocisto. É pelo trofoblasto que o blastocisto se fixa à parede do útero e contribui para a formação do córion. É considerado o primeiro dos anexos embrionários. Libera um hormônio, a gonadotrofina coriônica humana que mantém os níveis de progesterona, sustentando assim agravidez.

O embrioblasto é uma massa celular interna que forma o embrião e contribui para a formação do âmnio e saco vitelino, já o trofoblasto é quem se encarrega de fazer a nutrição do embrião e formar o cório e a porção embrionária da placenta

9. Cite os principais eventos que ocorrem durante a segunda semana de gestação.

Resumo da segunda semana do desenvolvimento embrionário.

A rápida proliferação e diferenciação do trofoblasto são características importantes da segunda semana. Estes processos ocorrem enquanto o blastocisto completa a sua implantação no endométrio. As várias transformações endometriais resultam da adaptação destes tecidos à implantação são denominadas reação decidual.

Concomitantemente, o saco vitelino primitivo se forma e o mesoderma extra-embrionário surge do endoderma do saco vitelino, assim como da linha primitiva. O celoma extra-embrionário forma-se de cavidades que se desenvolvem no mesoderma extra-embrionário. Mais tarde, o celoma extra-embrionário torna-se a cavidade coriônica . O saco vitelino primitivo diminui de tamanho e desaparece gradualmente, enquanto se forma o saco vitelino secundário, ou definitivo.

Enquanto ocorrem estas mudanças:

§ A cavidade amniótica aparece como um espaço entre o citotrofoblasto e a massa celular interna, ou embrioblasto.

§ A massa celular interna se diferencia em um disco embrionários bilaminar, constituído pelo epiblasto, voltada para a cavidade amniótica, e hipoblasto adjacente á cavidade do blastocisto.

§ A placa precordal desenvolvi-se como um espessamento localizado do hipoblasto (endoderma primitiva), que indica a futura região cefálica do embrião e o futuro local da boca, a placa precordal também constitui um importante organizador da região cefálica.

10. Defina e cite as funções do:

a) Âmnio: Membrana que delimita a cavidade amniótica, cheia de líquido amniótico. Forma um saco que protege o embrião da dessecação, de choques mecânicos e das variações térmicas.

b) Saco vitelínico: O saco vitelínico ou vesícula vitelínica permanece ligado ao embrião através de ductos, armazenando um material nutritivo, o vitelo, auxiliando na nutrição do embrião.

O mesoblasto reveste o saco vitelínico e originam os vasos vitelínicos que transportam o vitelo para o embrião. As enzimas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com